sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Correspondência Oficial - Solicitação de Padre Para Colonia Blumemau - 1867

Os primeiros católicos de Blumenau frequentavam uma capelinha existente em Belchior. Dez anos depois, construíram na sede da Colônia Blumenau - no mesmo local da atual Catedral, uma capelinha de ripase cobertura de folhas de palmito. A capelinha foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1865, com uma missa solene celebrada pelo Padre vigário da freguesia de São Paulo Apóstolo de Gaspar - Padre Alberto Gattone.
A Colônia Blumenau estava submetida à jurisdição espiritual de Gaspar, nesta época. Existiam alguns conflitos entre as duas comunidades. O Pároco de Gaspar atendia as duas igrejas e não estava sendo muito fácil. Muitos desentendimentos entre o pároco e as dua comunidades. Diante deste quadro, o Sr. Blumenau,  começou planejar e direcionar suas ações para um padre  fixo e exclusivo em Blumenau. 

Para ler um pouco mais desta história acessar o Link - Padre Jacobs



Encontramos uma correspondência inédita, ilustrando a solicitação do Sr. Hermann Wandeburg de um padre para a colônia Blumenau. Sr. Hermann Blumenau - ainda se encontrava na Alemanha.
A correspondência foi encontrado no Setor de Documentos raros da Biblioteca Central da UFSC, onde o original se encontra arquivado.

Transcrição da Correspondência

Colonia Blumenau 16 de maio de 1867.

Illmo e Exmo. Sr.

Consta-me que o padre da Freguezia S. Pedro Apóstolo Im. Gattone, também vigário desta colônia mudando para a colônia Itajahy haja de ser incumbido com o engajamento de outro padre em seu lugar. Venho por isto respeitosamente rogar a Va. Exca. Digne-se encarregar com esta comissão, de escolher outro padre para a dita Freguezia e para os catholicos desta colônia, o Im Dr. Hermann Blumenau, o que ainda demorando em Allemanha, me parece o mais apropriado para escolher hum sacerdote que tem bastante tolerância, prucencia e benignidade para poder administrar com feliz sucesso o seu emprego importante, em uma colônia onde tanto depende do bom entendimento entre catholicos e protestantes, que devem morar e viver uns perto dos outros e onde a intolerância do padre não deixa de tornar-se muito pernicioso e de grande inconveniência.

Deus guarde a Va. Exca.
Ilmo e Exmo.  Sr. Albuquerque Lacerda
Digmo Presidente da Provincia
Etc.        etc.         etc.

Diretor Interino

H. Wanderburg
Sr. Hermann Blumenau
Leitura Complementares - Clicar sobre os Títulos
  1. Correspondência Oficial - Colonia Blumenau 1
  2. Correspondência Oficial 1865 - Trabalhos Executados no mês de junho de 1865
  3. Correspondência Oficial 1865 - Voluntários da Pátria
  4. Correspondência Oficial - 1865 - Trabalhos executados no mês de agosto de 1865
  5. Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg
  6. Correspondência de Hermann Wanderburg - 1868 - Subdelegado de Polícia - 1868
  7. Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau
  8. Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2
  9. Correspondência Oficial - Emil Odebrecht - Agrimensor Colonia Dom Pedro
  10. Correspondência Oficial 1876 - Estrada de Curitibanos - Verbas
  11. Correspondência Oficial - 1876 - Colônia Blumenau - Orçamento de Obra










Nenhum comentário:

Postar um comentário