sábado, 31 de outubro de 2015

Quem são estes músicos? Um pouco de História da música local...


Terminou o 32° Oktoberfest de Blumenau e uma de suas maiores atrações da grande festa é a música tradicional, que permanece parte da cultura local. É uma música que não é erudita, mas passada de pai para filho, de partitura para partitura e é única, pois recebe a influência da música de outras culturas presentes na região, a partir da música trazida pelo imigrante alemão. Para compreender, basta analisarmos a música feita por uma banda alemã de sopros (Conhecida Blasmusik) e uma banda que toca música local (popular bandinha). São músicas diferentes, mesmo sendo cantada em alemão, por uma banda local, que se denomina "banda alemã". A antropologia explica isto e é inerente a tradição de um povo e o espaço que escolheu viver e todos os demais agentes que o compõe.
Deve-se tomar cuidado, somente, para que a tradição - parte da identidade de um local, não se perca ou seja "tragada". No caso a música - sendo tocada e cantada outro tipo de música, de outra região. Um exemplo - é o caso da música gaúcha,  que vem ocupando paulatinamente os salões da região - a linda música gaúcha. É uma questão de identidade. A mesma identidade mantida e passada de pai para filho no estado da Bahia, que não tocará música a canção gaúcha no seu carnaval, pois preserva seu perfil cultural.
Uma observação - os imigrantes alemães e italianos chegaram no Rio Grande do Sul e contribuíram para formar a música gaúcha atual, através da inserção da gaita. No entando, esta história não tem ligação com a história de nossa região, que corre o risco de perder a sua identidade cultural, trocada pelo cancioneiro e danças gaúchas.

Somente um ponto para refletir. Lembramos que há bem pouco tempo, as Rainhas e Princesas do Oktoberfest Blumenau trajavam-se de prendas.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: 
Voltando a música e o objeto desta postagem, encontramos fotografias que escaneamos dos álbuns da Professora Aurene Francisco, autora de um projeto maravilhoso de base, que coordenava a partir da Escola Básica Machado de Assis - na década de 1980 - uma das escolas públicas municipais originária da Escola Alemã - Deutsch Schule - de Itoupava Seca. A professora Aurene repassava aos alunos da 3° série um pouco da formação da identidade cultural de Blumenau e região a partir da interatividade de eventos e práticas na região e também sua história. Parte deste conteúdo, estava a música que mostrava, a partir da presença das melhores bandas de música alemã locais, em sua práticas pedagógicas.

Apresentamos algumas destas fotografias e perguntamos: Quem são estes músicos, que fazem parte da história da música local?
Muitos dos quais, participaram da 32° Oktoberfest Blumenau e clicamos. Em breve os identificaremos.

As imagens...

Desfiles de uma época que o limite entre quem assistia e de quem desfilava era um corda de nylon.

Três - fotgrafamos em três bandas distintas



























Algumas das músicas tocadas no 32° Oktoberfest Blumenau.
Clicar sobre título
  1. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
  2. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
  3. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
  4. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
  5. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
  6. Musik in der Nacht am Oktoberfest Blumenau 2015
Pretendemos colocar imagens da apresentação de muitos destes músicos no Oktoberfest  Blumenau que acaba de terminar e seus respectivos nomes.  No momento, deixamos estas imagens históricas.

Ein Prosit!







Nenhum comentário:

Postar um comentário