sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Enchente - Blumenau e Região - Outubro de 2015

Nestas últimas 24 horas, os momentos foram um pouco tensos na cidade de Blumenau e na Região do Vale do Itajaí, como também em outras regiões do Sul do Brasil, que vem sofrendo com as últimas chuvas. 
Em Blumenau, por exemplo, choveu o mês de outubro todo. O nível das águas dos inúmeros rios que formam a Bacia do Rio Itajaí subiram e muitas cidades foram alagadas e estão passando por sérios problemas. 
Quando ministramos nossas aulas de Planejamento Regional e Planejamento Urbano, no Curso de Arquitetura e Urbanismo dissertamos sobre o aumento de problemas nas cidades ocasionados pelas águas, que possuem uma sabedoria quase filosófica - "o caminho mais fácil". Não somente a movimentação da água, mas o espaço, no qual esta se movimenta com a presença da ocupação do solo pela sociedade e sua organização neste - denominado espaço urbano ou espaço da cidade. 
O que ocorre é a ocupação desordenada do solo e da ausência, quase total, de um planejamento urbano sequencial dentro das cidades, como uma prática sadia de  conscientização e não de "castigo", durante as mudanças e ocupações de solo - para todos indistintamente.
Enchente de 1911 - Indaial - época pertencia a
Colônia Blumenau
A cidade de Blumenau, como outras tantas pertencentes à antiga Colonia Blumenau, se desenvolveu dentro de um Vale. Não por ignorância de seus fundadores, como já ouvimos muito, vindo daqueles que chegam e desconhecem um pouco da história do quinhão de terra que escolheram para morar. Desconhecem um pouco da cultura dos imigrantes, e desconhecem o plano que construíram a partir da acessibilidade, irrigação e principalmente, da paisagem semelhante aquelas muitas cidades deixadas na Alemanha, pelo imigrante que acabara de chegar. 
geoconceicao.blogspot.com
O meio está sendo agredido sistematicamente desde as primeiras ocupações - no momento presente com muito mais agressividade. As cidades foram construídas entre o rio e as montanhas. Se estas montanhas estão sendo desprovidas da camada vegetal, perdem sua "esponja" que captava as águas pluviais e as absorviam para o lençol freático de maneira direta, sem chegar à calha dos rios. A camada de vegetação foi e está sendo substituída e ocorre a impermeabilização através do asfalto e construções com gabaritos a perder de vista. Também no fundo do vale ocorre o processo de impermeabilização através do uso do asfalto no material da pavimentação e mais uma vez, contruções absurdas e em desacordo com o meio, mas de acordo com os negócios de grupos e de seus sócios

O que isto acarreta? O fluxo das águas das chuvas escoam diretamente para o canal do rio, com célere velocidade. Este processo ocorre em todas as cidades da região e é claro que o problemas aumentam de uma enchente para outra. A pessoa leiga não é obrigada a conhecer isto, mas quem gerencia uma cidade, sim. E conhecendo deveria orientar, coordenar , instruir, organizar, conscientizar.
Região Norte da cidade (Itoupavazinha) - A poucas décadas era um região rural com empresas de beneficiamento da produção das propriedades rurais - com terrenos relativamente planos com cotas altas de enchente - atualmente apresenta sérios problemas de conflitos de trânsito, estrutural, social, pela ausência de um acompanhamento e planejamento por parte do poder publico durante a ocupação destes espaço e sua transformação de região rural para região urbana - meados da década de 1990. Marcas profundas e irreversíveis na paisagem. 
Havia um projeto de um grande parque para o Vale das Itoupavas, onde se preservaria o local para a água, quando iniciasse a elevação de seus níveis - sem a presença de aterros. Região quase totalmente aterrada.
Acompanhamos este projeto desenvolvido pelo Arquiteto Egon Belz e Arquiteto Vilmar Vidor dentro do IPPUB - Institudo de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau - Promessa de resgate do atual Prefeito Napoleão Bernardes durante sua Campanha a Prefeitura. Está entrando na segunda campanha e até agora o IPPUB não retornou.

A enchente de Blumenau - nesta semana - atingiu seu pico máximo de 10,03m, a uma da madrugada de hoje - dia 23 de outubro e neste momento, o nível do Rio Itajaí Açu abaixa sistematicamente.
http://www.alertablu.cob.sc.gov.br/d/nivel-do-rio


Fizemos algumas imagens de Blumenau, por volta das  16:30h, onde registramos  uma das réguas e a medição do grande Rio Itajaí Açu.

As imagens comunicam...
Blumenau
As cores da cidade coirmã de Blumenau na Alemanha - Weingarten
Foi a primeira vez que vimos exposto junto à Prefeitura Municipal de Blumenau - Será por que? Descobrimos no último dia do Oktoberfest - Pela primeira vez o Prefeito de Weingarten, esteve em Blumenau - Registramos sua presença - registro presente na Postagem do encerramento do Oktoberfest Blumenau 2015. 
Uma das máquinas históricas - à vapor - que auxiliaram
nas construção  da Estrada de ferro Santa Catarina
 - exposta ao tempo - frente da Prefeitura




Foto Parâmica


Ponte Aldo Pereira de Andrade

No pilar da ponte Aldo Pereira de Andrade - Ponte de Ferro


Obras da margem esquerda submersa pelas águas do Rio Itajaí Açu
Conhecida Beira Rio - Centro de Blumenau


Conhecida Beira Rio - Centro de Blumenau

Ponte Adolfo Konder - Centro

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Ponte Aldo Pereira de Andrade
Floração do Guarapovu - obra da margem esquerda submersa pelas águas


Vista Parcial Ponte Ferroviária -  Aldo Pereira de Andrade
Vista Parcial - Ponte Ferroviária -  Aldo Pereira de Andrade
Margens ainda com a presença da mata nativa



Margens ainda com a presença da mata nativa

Indisfarçável agressão à paisagem da cidade


Foz do Ribeirão da Velha - suas margens estão comprometidas ao longo de vários trechos, com locação de edifícios - principalmente no Bairro Victor Konder.
Foz do Ribeirão da Velha


Ponte Ferroviária -  Aldo Pereira de Andrade



Centro de Blumenau

Remanescentes da mata nativa das margens
Pessoas passeando e observando as capivaras
Ás margens do Itajaí Açu
Amigos da Alemanha chama de Wasserschwein - Capivaras



Monumento de arte próximo a Prefeitura Municipal
Sentimos falta dos versos de Lindolf  Bell


Rua XV de Novembro, por onde passam os
 Desfiles Oficias do Oktoberfest Blumenau


Vista da Prefeitura Municipal de Blumenau - construída com o fachadismo do enxaimel  - no terreno da primeira estação ferroviária de Blumenau - construída com a estrutura do enxaimel original inaugurada junto com o primeiro trecho da EFSC em 1909 - Ponte Ferroviária Aldo Pereira de Andrade - atualmente inserida no sistema rodoviário - sobre o Rio Itajaí Açu.

Panorâmica - Vista Prefeitura Municipal de Blumenau
Ocupação do Solo - Qual critério?

Margem Esquerda
Vista Panorâmica - Area central em direção ao Stadtplatz - Centro histórico


Marcas da última enchente

A construção de outro edifício?

Bairro Victor Konder - Há duas décadas passadas, bairro com residências unifamiliar - Grande conjunto histórico arquitetônico.

Bairro Victor Konder  - Aos fundos outra torre, que destoa do gabarito medio da cidade. 

Obras de Esgoto - Odebrecht/Samae
Patrimônio entregue danificado - Ruas como a Rua Bahia
 com pistas  de uso inutilizada e possuía 4 pistas ao longo de leito. 
Edificação - exemplar do estilo construído na região na década de 1950 - transição para o período modernista
Neste momento o nível do Rio Itajaí Açu é de 8,02m.
Vibramos que esta tendência continue e que as administrações municipais e estaduais voltem sua atenção para a ocupação de encostas, saúdes dos mananciais e rios e ribeirões e consequentemente um  planejamentos urbano realmente sustentável e não como um meio de somente angariar recursos- federais e internacionais - sem a devida aplicabilidade em suas cidades, acompanhado de muito trabalho de conscientização.
Prainha, local de lazer a partir da bela paisagem natural e construída - para todos
Se fosse planejada...................


















Análise da fotografia Histórica Rua XV de Novembro

Detalhes de uma fotografia de 1915 - há 100 anos atrás. e se recebesse uma orientação nesta ocupação do espaço, poderia ter a indentidade e características intactas. 





Em rítmo de Oktoberfest...
Que continua!
Ein Prosit!









Leitura Complementar - Clicar sobre











Nenhum comentário:

Postar um comentário