segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Caça e Tiro Passo Manso - 65 anos

Atual salão Caça e Tiro Passo Manso

Antigo salão Caça e Tiro Passo Manso






















Estação Ferroviária de Passo Manso -1909
A povoação do Passo Masso é uma povoação muito antiga, dentro da história da Colônia Blumenau. Está localizada no caminho da margem direita, usado por aqueles que subiam para o Alto Vale, através de Indaial,  Warnow e Ascurra - depois seguiam para Apiúna e Rio do Sul desde as primeiras décadas de história oficial da Colônia Blumenau
Em 1909, quando foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina, recebeu sua estação. No Passo Manso, também estava estava localizada a balsa que ligava as duas margens do Rio Itajaí Açu e que esteve em funcionamento até o ano de 2014
Balsa do Passo Manso  - parou de operar em 2014

"Uma dos embriões do primeiro banco no Estado de Santa Catarina foi o Sindicato Agrícola que surgiu  a partir da necessidade de angariar recursos para viabilizar as primeiras ações da construção da Estrada de Ferro, modal de transportes idealizado, pelo Sr. Blumenau quando implantou a sede da colônia no último ponto navegável do rio Itajaí Açú. No dia 1° de setembro de 1907, foi realizada uma reunião no salão Paupitz - na região do Passo Manso - atual bairro de Blumenau. Muitos dos presentes foram sócios da Kulturverein. No salão Paupitz, foram estabelecidas as bases para a fundação de um Sindicato Agrícola e eleita uma comissão encarregada da execução dos trabalhos preliminares para a realização da Assembléia Constitutiva da nova organização.
Essa Comissão compunha-se de Henrique Miehe, João Hennings, Guilherme Wise, Otto Hindlmeyer Bruno Hering, Alvin Schrader e Eugênio Fouquet. A  Assembléia Constitutiva voltou a se encontrar no 27 de outubro do mesmo ano, no salão Oscar Gross - no Stadtplatz de Blumenau, quando foi oficializado a fundação do Sindicato Agrícola Blumenauense e também com a finalidade de fundar umaCaixa Agrícola ou Caixa Econômica de Empréstimos - o Primeiro banco do Estado de Santa Catarina. " (Postagem: Kulturverein)
A partir dos registros da história do Kulturverei, pode-se concluir que já existia um salão na comunidade do Passo Manso, ainda no século XIX - fato  conhecido pela comunidade atual. 
Quando surgia uma nucleação urbana dentro de grande Colônia Blumenau, as pessoas construiam sua igreja, sua escola e seu Salão de Caça e Tiro - o Schützenverein.
Mutirão da Comunidade durante a construção do novo salão.
Dentro das atividades culturais e esportivas do imigrante - o Schützenverein foi o que melhor se adaptou ao meio, como modalidade de recreação e interação.
Na Colônia Blumenau, foi em 1859, após a doação de um espaço de terra de 2.500 m2 para a prática de tiro que foi criado o primeiro SchützenveraiSchützenverein Blumenau. Na época, a doação das terra foi feita pelo Sr. Blumenau - o fundador e idealizador da Colônia Blumenau.
Dentro da história da Colônia Blumenau - há registros que a comunidade do Passo Manso fundou o 10°  Schützenverein. Sua data de fundação conhecida é de 1895. O Schützenverein parou suas atividades no período da Segunda Guerra Mundial. Foi reinaugurado no dia 25 de setembro de 1950. Seus documentos de fundação foram destruídos durante a campanha da nacionalização, que não permitia a comunicação escrita e falada no idioma do imigrante na região.
A festa do Rei, na década de 1950 - o Bairro do Passo Manso possuia paisagem natural exubernte às margens do grande Rio Itajaí Açu, cenário do cortejo que buscava o Rei. Imagens de três momentos distintos em períodos distintos. Um deles - os festejos durante as comemorações de 10 anos de sua segunda fundação - período pós guerra.
Observar o uso da bandeira do Brasil - resquício do movimento nacionalista iniciado no governo de Getúlio Vargas na região, junto com procedimentos adotados no período pós guerra contra a cultura e tradições dos imigrantes alemães a partir de algumas retalhações.








 As principais práticas do Salão, além do tiro, são a bocha e o bolão.
Localização

No próximo dia 26 de setembro acontecerá um momento festivo no Clube de Caça e Tiro Passo Manso, no qual acontecerá uma festa de Rei para comemorar a data do 65° aniversário da 2° fundação.
A comunidade está montando uma amostra visual a partir desta memória hstórica. Sua  diretoria solicita àqueles que possuam fotografias históricas das atividades sociais dentro do Caça e Tiro Passo Masso e quiserem contribuir com o os momentos de homenagens e história, através da digitalização deste material, entrem em contato.

Vibramos que encontrem muito material desta história.

Se encontrarem imagens e registros do berço desta história,  enviem-nos, para podermos  compartilhar com a comunidade blumenauense e com todos, a quem possa interessar, pelo mundo - pessoas que acessam este espaço virtual.
Parabéns a esta tradicional comunidade dentro da cidade de Blumenau. Parabéns por manterem vivas - a tradição e a cultura que marcam a identidade da cidade a partir de sua história. Que venham muitos outros anos, com maior adesão de pessoas, para promover as atividades culturais em comunidade. 

Imagens chegaram e continuam chegando - Nosso agradecimento a Sra. Catia Kroeger - membro da Diretoria do CCT Passo Manso pelo envio de alguns importantes registros desta história.

As imagens comunicam...
65 anos de História e Tradição.





































Ein Prosit!!
Zum Geburstag!

A Festa:



Em Construção!
Em Breve - imagens históricas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário