segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Levantamento das Casas Enxaimel - Projeto contemplado no 28° Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Projeto Levantamento das Casas Enxaimel de Blumenau apoiado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura, pelo Conselho Municipal de Apoio a Cultura e pela Fundação Cultural de Blumenau, foi um dos projetos premiados na 28° Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A Equipe do Projeto é formada pelo proponente:  Paulo Roberto Volles, Gisele Diel e Angelina Wittmann. 
A Equipe do  projeto - ao centro - o proponente - Paulo Volles
Lado esquerdo -  Angelina Wittmann e à direita - Gisele Diel
Desde 1987, o prêmio destaca a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural Brasileiro, nas mais antigas manifestações culturais, nas antigas e modernas curvas da arquitetura nacional, ou em grandiosas paisagens arqueológicas e naturais.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade  é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan). O evento, que reconhece as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, homenageou em 2015, a cidade do Rio de Janeiro. A premiação foi idealizada em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.
No edital público, deste ano, foram contemplados oito projetos, sendo quatro em cada uma das duas categorias:

Categorias I e II - A primeira relacionadas às iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: que visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro. A segunda relacionada às iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: que visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Resultado do Prêmio divulgado no dia 27 de Julho de 2015.



O Projeto...
Fez parte   do projeto Levantamentos das Casas Enxaimel duas Palestras e três Oficinas sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel. Também o levantamento e cadastramento de mais de 200 tipologias da técnicas construtiva enxaimel.

A primeira palestra aconteceu  no dia 13 de agosto - 20:00hna Fundação Cultural de Blumenau.

Para saber mais sobre esta palestra - Clicar sobre: Primeira Palestra

A segunda palestra aconteceu no dia 20 de agosto, na FURB - 20:00h - Bloco T  - 110.


Para saber mais sobre esta palestra - Clicar sobre: Segunda Palestra

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2014 aconteceram 3 Workshop´s ou oficinas - com capacidade de 20 pessoas por cada. As oficinas aconteceram no Galpão da Casa Enxaimel - localizada na Rua Gustavo Zimmermann - N°1051 - Itoupava Central Blumenau
Oficina do Dia 25 de Agosto de 2014.


























Para saber mais sobre esta palestra - Clicar sobre: Primeira Oficina
Oficina do - Dia 26 de Agosto de 2014.
Para saber mais sobre esta palestra - Clicar sobre: Segunda Oficina
Oficina do - Dia 27 de Agosto de 2014.






















Para saber mais sobre esta palestra - Clicar sobre: Terceira Oficina

As  Oficinas tinham inicio às 8:00h. 

A turma de cada dia das Oficinas foram divididas em 4 grupos de 5 pessoas. Cada grupo ficou 40 minutos em cada estação de trabalho.
Houve uma orientação de 5 a 10 minutos quanto à história da ferramenta e seu funcionamento e depois cada membro do grupo pode executar o exercício.

As estações e exercícios


  • Falquejar / machados / plainas
  • Uso da linha / Serrote traçador / Serrote de troncos.
  • Traçar linhas de corte e serrar encaixes / instrumentos de medição / gabaritos.
  • Fazer furos / formão / brocas
  • Montagem de parede / furos / meios de controle
  • Marcação das peças



Às 9:00 foi servido o Fruhstück - Café e cucas.

Ata da Reunião da Comissão da 28 Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade(Clicar sobre): Ata da Reunião 

Foi uma honra participarmos desta equipe e podemos dizer que valeu a pena. Não somente pela causa e pela valorização do Patrimônio Histórico Arquitetônico a partir da arquitetura feita com estrutura enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães para a região e na qual fundaram inúmeras cidades. Mas também, pelo resgate de uma técnica construtiva que jamais deixou de ser construída na Alemanha e em outros países  da Europa com materiais e técnicas atuais, com fechamentos de materiais alternativos e modernos. Este trabalho oportunizou-nos conhecer melhor a Equipe das Casas Enxaimel que preza pela originalidade e autenticidade pautados em pesquisa séria - sob a coordenação de Paulo Volles, quando o  assunto é enxaimel. Trabalho do qual participamos a partir da confiança materializada em um convite. Trabalho que nos proporcionou a alegria de ver coroado, enfim, os esforços, a partir do tema Patrimônio Histórico
Conhecemos Paulo nas reuniões do Instituto Histórico de Blumenau - IHB, no ano de 2011 e no início de 2014,  convidou-nos para participar deste projeto que aceitamos prontamente e com satisfação e prazer. 
 Volles na reunião do Instituto Histórico de Blumenau - no momento que o conhecemos e também seu trabalho.
Nosso especial agradecimento.

Fonte: JSC - Coluna do Pancho - Francisco Fresard
Dia 03 de Agosto de 2015.
Fonte: JSC - Coluna do Pancho - Francisco Fresard
Dia 03 de Agosto de 2015.
"Epílogo"
Postado dia 3 de Novembro de 2015

Paulo Roberto Volles inscreveu o projeto Levantamento das Casas Enxaimel de Blumenau no Prêmio Nacional citado nesta postagem, somente com o seu nome e nos avisou somente depois que venceu a etapa de Santa Catarina - no dia que participávamos das homenagens ao imigrante na Fundação Cultural de Blumenau - dia 25 de julho de 2015. 
No momento que nos avisou, sem compreendermos o que realmente tinha feito, festejamos e escrevemos esta postagem. 
Mediante sua reação posterior, fomos percebendo que não fazíamos parte deste desfecho, o qual nos daria grande alegria e currículo para ingressar no Doutorado e poder pesquisar sobre a técnica construtiva do enxaimel feita nas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, de maneira comparativa e com conclusões posteriores, dentro da academia. 
Uma pessoa amiga - advogada - sensibilizada com nossa posição tomou providencias e enviou comunicação ao IPHAN - via correspondência eletrônica - que após consultar seu jurídico, respondeu.
A título de registro histórico - a seguir o teor das correspondências e até mesmo a resposta de Paulo Roberto Volles - totalmente distinta daquela que conversava conosco no período do projeto. Na época mencionava que muitos profissionais de arquitetura, colegas nossos, não aceitavam seu convite para fazer parte deste projeto - fato compreensível neste momento elucidativo da premiação do IPHAN.

As Correspondências...

Correspondência eletrônica da Advogada ao IPHAN
Enviada em: quarta-feira, 21 de outubro de 2015 13:58
Para: Adélia Maria Guimarães Soares
Assunto: Prêmio


Ilma. Sra. Adélia Maria Guimarães Soares
Coordenação IPHAN
Boa tarde, Sra. Adélia.
Me chamo ___________, sou advogada inscrita na OAB/SC ______, e neste ato represento a Sra. Angelina Wittmann, arquiteta blumenauense, professora universitária, Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades - UFSC.
Serei direta e objetiva: Foi inscrito um trabalho no 28º Edital Rodrigo Melo Franco de Andrade - 2015, intitulado "Levantamento de casas enxaimel de Blumenau (SC), em nome de Paulo Roberto Volles. Este Projeto foi vencedor na Categoria I, em Santa Catarina. Acontece que a autoria deste Projeto não é de exclusividade do Sr. Paulo, mas também é de autoria da Sra. Angelina Wittmann e da Sra. Gisele Diel (esposa do Sr. Paulo).
A Sra. Angelina somente tomou conhecimento de que seu nome não estava incluído no Projeto junto ao Iphan na data de ontem, 20.10.15. Este Projeto foi inscrito e recebeu apoio financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da cidade de Blumenau e está documentado na página eletrônica/blog da Sra. Angelina, no endereço que segue: http://angelinawittmann.blogspot.com.br/2015/08/levantamento-das-casas-enxaimel-projeto.html.
Durante todo este tempo, a Sra. Angelina pensou que seu nome também estivesse incluído, tendo inclusive sido publicada notícia em jornal local, conforme pode-se verificar no referido blog.
Estou lhe escrevendo, porque quero saber quais os trâmites para regularizar a autoria deste Projeto junto ao IPHAN. É uma questão de direito e justiça! O que o Sr. Paulo fez, de apenas colocar o seu nome, omitindo os demais, caracteriza-se inclusive como crime autoral.
Aguardo seu retorno.
Atenciosamente,

Resposta do IPHAN
De: Luciana Vecchi Martins da Cunha
Data: 28 de outubro de 2015 17:30
Assunto: RES: Prêmio

Informo que, conforme Edital, o Prêmio Rodrigo se destina a premiar ações e não pessoas físicas e ou jurídicas, devendo o proponente necessariamente ser apenas 1 (uma) pessoa jurídica ou física, dado a vinculação obrigatória prevista no item 2 do referido Edital.

Também conforme o Edital do Concurso em seu item 5.3.1 - Na categoria I , podem apresentar a ação, ou seja constar como proponente, pessoas que sejam responsáveis pela concepção, autoria ou responsabilidade técnica da ação, não cabendo ao IPHAN discutir o mérito da autoria.

Faço constar que também o Senhor Paulo Roberto Volles figura como proponente do projeto 011/2013 contemplado como o projeto homologado pelo Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da cidade de Blumenau,

file:///D:/Usu%C3%A1rios/luciana.cunha/Downloads/Publica%C3%A7%C3%A3o_Homologa%C3%A7%C3%A3o_dos_Projetos_Aprovados_e_Suplentes_Edital_005_2013.pdf

Tendo em vista que o prazo para recurso constante do Edital já se expirou, faz-se o registro da ocorrência para considerações futuras quando da edição dos próximos Editais. Considerando que o prêmio foi para a ação Levantamento de casas enxaimel de Blumenau, e não para seu proponente, não há por parte do Iphan o que se regularizar em relação ao Resultado Final da 28º Edição do Prêmio Rodrigo.

Salvo considerações superiores.

Atenciosamente,



Correspondência eletrônica de Paulo Volles a Advogada
Data: 28 de outubro de 2015 19:57
Assunto: Re: RES: Prêmio

Cara Sra ______,
Lamento ler esta carta, se tivesse entrado em contato informal comigo antes isso poderia ter lhe evitado alguns constrangimentos.
A Angelina é uma grande amiga nossa e foi a primeira pessoa que reconheceu e apoiou nosso trabalho. Temos grande estima por ela e acredito que o que está acontecendo seja comentários invejosos de colegas dela que torcem para seu insucesso conosco. Tentei inclusive entrar em contato com a Angelina, porém estava deprimida e preferi ter em mãos algo para provar que não é isso que estavam falando.
Eu sou o autor e proponente do projeto "Levantamento das casas enxaimel de Blumenau", de acordo como consta no projeto homologado 011/2013. E a Angelina consta no anexo III -Relação dos envolvidos no projeto no campo "Profissionais envolvidos/contratados" na função de "Coordenadora de Eventos", inclusive com carta de anuência (anexo VIII), abrindo mãos de direitos autorais, uso de imagem etc. Ou seja, ela prestou um serviço para o projeto. (Desconhecíamos este ítem) Inclusive lá cita 128 horas que foi o equivalente à 3 semanas. E o projeto levou durou mais de 1 ano. E estes mesmos dados foram também fornecidos ao IPHAN. Todos os vídeos e jornais com as entrevistas para RBS, Record e JSC que ela deu estão lá também... A Gisele consta também no anexo III como "Pesquisadora". 
Apesar do trabalho dela ter se limitado apenas aos eventos (palestras e oficinas) sempre que havia uma oportunidade, nós a chamávamos, por gratidão e nossa amizade, para ela também poder se autopromover na entrevistas pois sabemos como isso ajuda a conseguir novos projetos no futuro. Mesmo em atividades como o da pesquisa de campo, que durou 7 meses e na qual ela nem participou. Mas a gente sempre convidou ela para as várias entrevistas que se seguiram.
No caso do Prêmio, nós não omitimos nenhuma informação. A documentação encaminhada foi exatamente a mesma já existente. Mesmo porque não há nenhuma razão para omitir ela. O trabalho dela foi bom. O problema é que o IPHAN, por contenção de despesas, só convida (leia-se paga as passagens e hospedagem) para o proponente do projeto. E acredito que esta seja a frustração dela. E até compreensível. Mas não é nossa culpa.
Por questões contratuais com a FCblu eu sou orientado a limitar em discursos meus agradecimentos ao FMAC, CMPC, e a FCBL... mas em notas e reportagens eu sempre cito o máximo de nossos participantes possíveis porque isso os estimula a continuarem conosco. (nem sempre eles publicam também)
De qualquer forma, temos a revista do prêmio do IPHAN na qual ela é citada e também no discurso de abertura houve a citação dos projetos e o nome da Angelina é citado pela Presidente do IPHAN junto com nosso trabalho.
O IPHAN gostou muito de nosso trabalho e fez várias propostas de parcerias a serem realizadas a partir de Florianópolis. E não temos outra pessoa, senão a Angelina para participar conosco.
Se vc for realmente amiga dela, por favor esclareça isto com ela (eu queria mandar as revistas) e estou tentando achar o discurso da Pres. do IPHAN no youtube. Tenho certeza que isso já vai anima-la muito, e dar p ela mostrar p essas invejosas que fazem maus comentários p ela. Nós nunca faríamos algo assim à quem nos defende.
Caso prefira conversar por telefone, eu estou à disposição.
Grato.
Paulo Volles

Até então - imaginávamos fazer parte deste projeto e ficamos surpresos com o teor desta comunicação eletrônica.
Deixamos, portanto, aqui o registro, para a história.
Continuaremos desenvolvendo a pesquisa sobre a técnica construtiva enxaimel. Tentamos ingressar, através da seleção, a uma vaga do curso de Doutorado e tentaremos novamente. Pretendemos continuar esta pesquisa dentro da academia e futuramente publicar nosso trabalho. No mês de novembro teremos um artigo publicado em uma revista alemã, sobre nossa palestra ministrada no XIII CAAL - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - em Joinville - abordando as variações do enxaimel no solo brasileiro. O artigo que será publicado na Alemanha foi traduzido pelo Pastor Hugo Westphal. 
Logo que tivermos a publicação, disponibilizaremos no Blog nos dois idiomas: alemão e português.
Edificação centenária localizada no bairro de Itoupava Central - Blumenau, construída com técnica construtiva enxaimel com o uso da madeira. Fechamentos feitos a partir de três tipos de materiais: madeira simples em tábuas, tijolos maciços aparentes e taipa ou pau a pique.



















Para ler mais sobre o assunto: Clicar sobre os títulos:










4 comentários: