segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Johannifeuer - Johannisfest - Johannitags - Stammtisch e o maior dia de sol

Fonte: www.antenne.de

Johannifeuer - Fonte: www.feuerwehr-vaterstetten.de
Sonnwendfeuer, Tirol, Österreich, Berge, Feuer, Mittsommerfest
Em algumas regiões da Alemanha e nos países escandinavos é comemorado o solstício de verão com a Johannifeuer - Festival da Luz a partir de uma grande fogueira. 
Solstício de verão é o dia quando o sol permanece por mais tempo (o dia mais longo), antes de dar lugar para a noite, que por sua vez é a mais curta. É o maior dia com sol e em 2015 foi comemorado no dia 23 de junho. Sua véspera é conhecido como Johannitags - data que ocorre o Bergfeuer - fogo na montanha. No anoitecer, rapazes e moças descem a montanha, através de caminhos íngremes, até chegar a vila com tochas acesas. Caminham por toda a noite. No dia seguinte comemoram o maior dia de sol - o solstício de verão - geralmente no Johannisfest ou no Stammtisch  - comemorações entre vizinhos e amigos, em suas próprias ruas. Para ler mais sobre - Clicar sobre: Stammtisch
Stammtisch 2015 - Fonte: www.nh24.de





















Stammtisch 2015 - Fonte: www.schwalmportal.info
"Menschen stehen in Baierbrunn (Oberbayern) um ein Johannifeuer herum. Traditionell werden um den Johannitag die riesigen Feuer entfacht, um den Tag der Sonnenwende zu feiern, dann gibt es den längsten Tag und die kürzeste Nacht."
Fonte: http://www.augsburger-allgemeine.de
As pessoas estão em torno de Baierbrunn (Alta Baviera) - em um Johannifeuer. Tradicionalmente, provocada pela enorme Johannitag fogo para comemorar o dia do solstício - o dia mais longo e a noite mais curta.
Como já postamos em algumas publicações deste Blog, os germanos, povos livres que viviam nas florestas, antes da chegada dos romanos (ocupação do sul e leste da atual Alemanha) e consequentemente do cristianismo, tinham suas festividades geralmente ligada à religião primitiva (ditas pagã) . Muitas vezes estas festividades estavam relacionadas aos fenômenos da natureza e que foram convertidas  e, oportunamente adequadas às festividades cristãs e, que chegaram até os dias atuais, como por exemplo, a páscoa e o natal.             
Deusa Ostara e o Coelho
Sommersonnenwende - Solstício
Es kommt die kürzeste Nacht, die Johannisnacht
É a noite mais curta - a noite de São João - Lembramos, também, que observamos esta brincadeira de pular a fogueira, quando participamos de uma Festa na cidade de Rödelsee aos fundos da igreja. Também tinha uma fogueira sobre a qual as crianças pulavam e se divertiam.


A partir de uma grande fogueira é comemorado o solstício de verão - ritual antiguíssimo - muito antes da chegada do cristianismo à região e foi adaptado à religião dos romanos, chegando até os nossos dias com adaptações regionais. Talvez algo seja algo semelhante à cristianizada festa de São João trazida pelos portugueses para o Brasil e repetida secularmente no país, sem muita noção de sua origem. 
Stonehenge - Fonte: libertytotravel.wordpress.com

Fonte: ahnenreihe.wordpress.com

Ritual - Sommersonnenwende - Fonte: www.pachamamafestival.ch
Se observarmos o evento conhecido Midsummer - comemorado no dia 24 de junho, lembrando o aniversário de São João Batista (supõe-se que seja 6 meses mais velho que Jesus - que aniversaria no natal). Na religião pagã, mais antiga, o solstício geralmente acontece no dia 21 de junho.
Midsummer  - Fonte: http://www.insvezia.com/
A tradição também rege que as pessoas, na véspera do dia do solstício, dancem em  volta da fogueira. O Würzfeuer tem relação com a simbologia do fogo e do sol - fonte de vida e energia. A fogueira queima por durante a noite anterior, que antecede o maior dia. Acreditam, a partir da mitologia germânica, que a fogueira atrai e elimina demônios que causam doenças, perdas de cabeça do rebanho e evitam tempestades. 
Würzfeuer - Fonte: deutschelobbyinfo.com

Strohpuppen
Geralmente jogam os  Strohpuppen, grandes bonecos confeccionados com feno (um tipo de espantalho, muito popular no carnaval alemão), no fogo durante a queima da fogueira, conhecido como  "Queima Hansl". As práticas destas festividades acontecem quase em toda a Europa - dentro do cristianismo, desde o século 12, explicando a sua existência no Brasil, com interferência do folclore local e com forte ligação às práticas da roça e ao homem do campo - constatadas a a partir das denominações, como: caipira - festa de São João, festa junina e a fogueira, é claro.
Fonte: www.temporadalivre.com
















Fogueira  - Festa Caipira - Festa Junina - Festa de São João - Brasil
Na Alemanha - prosseguindo...

Faz parte desta tradição, a Coroa Johannanis - guirlanda - provavelmente uma prática da religião primitiva, anterior à chegada do cristianismo. É feita  a partir de uma guirlanda de galhos e folhas decorada cm flores, fitas, rosas de papel de seda e ovos com corda. No passado, era tradição pendurar esta guirlanda na praça da aldeia e a festa continuava, tantas noites quanto a coroa permanecesse verde.
Fonte: Stadtschreiber-tallinn.blogspot.com

Tradições milenares repassadas de pai para filho!
Ein Prosit!



Leituras Complementares - clicar sobre o Título

  1. Kaiserfest - Kufstein
  2. Stammtisch - Origem e Tradição
  3. Tribos germânicas - História
  4. Conversando um pouco sobre História - História
  5. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  6. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  7. O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
  8. Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
  9. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  10. História...A páscoa na cultura alemã
  11. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  12. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  13. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  14. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  15. História - Prússia e Alemanha
  16. História... Primeiros Imperadores Germânicos
  17. Império Alemão
  18. História - O Natal 1/2
  19. História - O Natal 2/2










Nenhum comentário:

Postar um comentário