quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Igreja Matriz de Alfredo Wagner - Igreja Bom Jesus

Passamos pela última cidade da Bacia do Vale do Itajaí  - Alfredo Wagner, região onde nasce um dos braços do grande rio Itajaí Açu - o conhecido Rio Itajaí do Sul, cuja foz fica nas proximidades da cidade de Rio do Sul. A edificação religiosa está construídas às margens da BR 282. Podemos afirmar que a mesma já estava no local antes da presença da rodovia e foi a BR 282 que foi construída nas proximidades da igreja, sem muita reflexão espacial, como sempre acontece no país.

Bacia do Vale do Itajaí com a localização do Município  de Alfredo Wagner 
Alfredo Wagner tem sua igreja matriz - Bom Jesus localizada às margens da rodovia que desce, através do Vale do Itajaí do Sul, em direção à cidade de Rio do Sul (Olhar mapa). Durante nossa passagem pela cidade, observamos obras e partes da estrutura do telhado retiradas da edificação - grandes tesouras de madeira confeccionadas a partir de uma técnica  apurada de carpintaria, quase não existentes mais nos dias atuais. Aparentemente feitas de madeira de pinheiro.

























O que aconteceu? Foi nossa primeira pergunta.
Foto: Dia 2 de agosto de 2015 - Referencia da escala humano para a dimensão da tesoura de madeira
Frei Agatângelo
Fonte: Artupa.blogspot.com.br
De Acordo com o historiador Sr. Juliano Norberto Wagner (Fonte: Jornalaw), a Igreja Bom Jesus de Alfredo Wagner pertencia à paróquia de Barracão, fundada em 1959. A Paróquia surgiu em torno da comunidade que frequentava uma capela construída em 1927, a qual ficou obsoleta com o aumento de número de fiéis. No final da década de 1950, o Frei  Agatângelo observou o espaço e comentou com a comunidade que uma nova igreja, com capacidade maior, deveria ser construída. Oportunamente, o Frei informou que existia um projeto de igreja pertencente à comunidade da cidade de Irati, no Paraná e que não tinha sido construída e nem pretendiam construí-la por motivos econômicos. Apresentou à comunidade de Barracão - como era chamado Alfredo Wagner na época - que poderia conseguir o projeto e que poderiam executá-lo. Na época, a comissão da comunidade foi coordenada pelo neto de imigrante italianos - Sr. Izidoro Cochetto, que ocupava o cargo de Presidente da Paróquia.

Sr. Izidoro  Cochetto
Nasceu no dia 19 de janeiro  de 1924
  no município de Orleans e  quando
 criança, mudou-se  para Alfredo Wagner, ´
na época conhecido Barracão.
Para saber mais da biografia do Sr. Cocheto - Clicar sobre: Izidoro Cochetto

A comunidade de Barracão aceitou, de certa maneira, o desafio lançado pelo Frei - que tinha dito:  a comunidade da cidade de Irati não acreditou e não conseguiu executar o projeto de igreja tão grande. Perguntou desafiadoramente, se esta comunidade conseguiria executá-la? Sr. Cochetto, junto com dois outros membros da Diretoria da Paróquia: Sr. Paulo Bunn e Sr. Paulo Schwinden, aceitaram o desafio e direcionaram seus esforços em buscar fundos junto  à comunidade para a construção da nova Igreja Matriz. Mediante o sinal positivo da Diretoria Paroquial, Frei Agatângelo viajou para Irati para buscar o Projeto, mas não foi sózinho. De jeep, viajaram com ele, parte da comissão: Sr. Cochetto, Sr. Balcino Wagner e o menino Dido Cechetto. Trouxeram o projeto para Barracão - atual Alfredo Wagner. Sr. Balcino, que era oleiro, iniciou a fabrico de tijolos maciços para levantar as paredes da igreja, em alvenaria autoportante. A construção iniciou no dia 12 de julho de 1960 e terminou no dia 6 de agosto de 1965
Foto: dia 2 de agosto de 2015 
A igreja foi construída a partir de um mutirão, contando com a mão de obra de todos, até mesmo de crianças.  O projeto, contam, foi feito por um padre alemão e teve o acompanhamento, durante sua execução, do Engenheiro Sr. Antônio Carlos Werner. Quem coordenou  as obras no canteiro, foi o mestre de obras - Sr. José Zilli. Houveram doações de materiais de outras famílias locais, como as famílias: Kretzer, Almeida, Schweitzer, Campos e Frutuoso. 
O Projeto não foi construído integralmente. Por escassez de recursos, não foi construída a grande torre na parte posterior esquerda, local atualmente ocupado pelo salão paroquial. Na época, a Diretoria Paroquial decidiu que mais tarde seria construida, o que não aconteceu até o momento presente.
O Projeto previa um pé direito de 25 metros e era um dos maiores desafios de seus construtores. Aparentemente, o pé direito da edificação construída tem em torno de  20 metros. Mesmo assim, é um pé direito muito alto. Sabemos, através do estudo sobre a técnica construtiva das catedrais góticas - conhecidas por sua verticalização, que para assegurar a estabilidade das mesmas a partir de suas altas paredes e estruturas de telhados, as mesmas eram munidas de arcos botantes e contrafortes romanicos. Não percebemos a presença destes elementos na igreja matriz de Alfredo Wagner.


Quando passávamos pelo local da Igreja Matriz Bom Jesus - no último dia 2 de agosto de 2015 - observamos obra da troca de estrutura de telhado. 
Por que? 
Soubemos através de pesquisa, na imprensa escrita e vídeos, que a estrutura da igreja desabou no dia 26 de maio de 2014. As celebrações religiosas vem sendo feitas do pavilhão de festas ou salão paroquial da comunidade Bom Jesus. Não foi a primeira vez que o teto da igreja desabou. O primeiro desabamento ocorreu no ano de 1973 e afirmamos, se não forem observado alguns critérios construtivos, poderá não ser a última vez. Observamos as tesouras de madeiras apoiadas no pátio da igreja - aparentemente não apresentam danos que justificam o acidente de 2014.
O pé direito de 25 metros, ou 20 metros, por ser muito alto, a exemplo das catedrais góticas, faz com que a construção necessite de elementos estruturais que não permitam que as peredes se movimentem a partir da força da gravidade. O pé direito equivale a um edifício de mais de 8 pavimentos. Aparentemente, paredes altas "trabalham" ou se movem  para fora do interior em função do apoio da estrutura do telhado. Para checar isto, basta um prumo de pedreiro
Um exemplo ilustrativo:

Peguemos duas réguas de acrílico - a primeira de 100 cm, a segunda de 20 c - as coloquemos de pé e apliquemos uma força igual sobre as duas. A mais comprida reagirá diferentemente do que a segunda. A mesma flexionará mais fácil e poderá até quebrar. A segunda será mais "rígida".....
Neste vídeo há uma ilustração sobre o que, supostamente, está acontecendo na Igreja Matriz de Alfredo Wagner - Estudo da Catedral de  Chartres - Paris.


Este é interessante e explica visualmente o que acontece...




A catedrais românicas - período anterior ao gótico - eram baixas e "atarrancadas", porque não conheciam a técnica construtiva que permitiam separar a parede da estrutura e torná-las mais altas sem comprometer a estabilidade da edificação.
Igreja Românica de Algosinho - Mesmo assim, há a presença dos contrafortes
Fonte: trasmontesdepaisagens.blogs.sapo.pt
Se for confirmado nossa obervação, há duas saídas para evitar o problema: Construir arcos botantes ou contrafortes (Como usados em muros altos), ou cintas de aço interna, como usados em algumas das históricas catedrais góticas pelo mundo.

Cronograma da reconstrução

De Acordo com o Sr. Pedro Jayme dos Santos
"(...) Sobre a nossa Matriz da Paróquia Bom Jesus de Alfredo Wagner...no dia 24/05/2014 (sábado) ocorreu uma cerimônia de casamento na referida Igreja; no dia 25/05/2014 (domingo) celebração normal e no sábado seguinte dia 31/05/2014, estava agendada a coroação da Santa Terezinha com muitas crianção alí no altar, bem embaixo da estrutura que veio abaixo no dia 26/05/2014, certamente os danos seria bem mais elevados, não somente materiais! Toda a população ficou perplexa e consternada diante do fato ocorrido. A Defesa Civil Municipal em conjunto com a Defesa Civil Santa Catarina, efetuou uma vistoria e emitiu um laudo técnico interditando a nave principal da Igreja, dado a constatação de invasão de insetos comprometendo grande parte das tesouras de madeira montadas nas décadas de 1950/1960. Diante deste triste fato, a comunidade se uniu e formou uma Comissão Especial para tratar dos assuntos relativos a reforma geral.  
1 - A meta seria inicialmente cobrir o presbitério para não mais chover dentro da Igreja, esta primeira etapa foi concluída. 
2 - A segunda etapa está em fase de construção, substituição da estrutura de madeira por uma estrutura de metal, pois a restauração da estrutura original estaria muito longe das nossas condições técnicas e principalmente financeiras. 
3 - A terceira etapa está por vir que é construir o forro geral da Matriz, com muito cuidado para ficar o mais próximo possível do original. 
4 - A quarta etapa será providenciar a pintura geral do templo e por ultimo resgatar a perseguir até que se conclua a construção da BELA TORRE que ficou para traz.
Estamos conscientes do trabalho árduo e do tempo que será utilizado...a Santa Madre Paulina nos motiva com seu lema "Não desanimeis Jamais, mesmo que Venham Ventos Contrários" e com este propósito seguiremos..." - Pedro Jayme dos Santos - Coordenador da Equipe de Reconstrução - Defesa Civil Alfredo Wagner - em 07 de agosto de 2015.
Nossa imagens no local - Dia 2 de agosto de 2015







Estrutura - Tesouras praticamente em perfeito estado de conservação, raras exceções que poderiam corrigidos a partir de manutenção e troca de locais de madeiras.


Não mais que isto são as partes comprometidas
Técnica contrituva feito por profissionais - com madeira de pinheiro - Bom estado de conservação


Escala Humana - Grandes Tesouras





Marcações dos carpinteiros




Nova estrutura - metálica - É preciso checar o nível das paredes para que estas não sejam as novas tesouras a cair. O peso é maior.

Telhas de olarias de Rio do Sul - Caminho da rota comercial da antiga
colônia Blumenau - aberto pelo Sr. emil Odebrecht em tempos passados.
Estes elementos no alpendre frontal ajudam e  "segurar" as paredes da frente -
como se fossem contrafortes, se bem amarrados.



Altar com a nova estrutura
Observando a imagem podemos afirmar com segurança que este pé direito não é de
25 metros  - a equipe deve ter mudado o projeto original



Piso original - Ladrilho


É preciso observar criteriosamente a estrutura para evitar acidentes futuros, que sob nosso entendimento, voltará acontecer se não forem tomadas medidas cabíveis e, não tem relação com o material da estrutura de telhado. 
Este tipo de acidente foi e é, muito comum, a partir das altas paredes, em muitas igrejas famosas no mundo. A Igreja da Santa Sofia - Constantinopla, laboratório para a criação de alguns elementos arquitetônicos que revolucionaram a maneira de construir, é um exemplo disto - sua cúpula central desabou mais de uma vez.
A Igreja Matriz Bom Jesus tem um história de comunidade e acharíamos  muito bom,  vermos a projeto original concluído, a partir da construção da grande torre e seu telhado bem resolvido a partir de sua estrutura.
Obs:. Em Blumenau e região, há unúmeras edificações históricas com este tipo de estrutura de telhado de madeira - como galpões, parque fabril, salões de clubes - porém, com pé direito relativamente baixo se comparado ao pé direito da igreja em questão. A umidade do ar, o calor e a proliferação de pragas contra a madeira é muito maior nesta região do que na região de Alfredo Wagner. No entanto, nunca se ouviu falar de quedas de telhado por motivos de degradação do material. 

Estrutura do galpão do C.C. 25 de Julho de Blumenau - mais ou menos com a mesma idade da estrutura de igreja matriz de Alfredo Wagner e como este há muitos na cidade - sem notícias de que algum tenha caido.
Como a estrutura foi feito de concreto, pode-se observar as normas da ABNT, que também não conferem.

Resumo dos conceitos da NBR 16.055

Aplicação
Edificações de qualquer geometria (em planta ou altura) com paredes de
concreto moldadas in loco com fôrmas removíveis.
Características de projeto
● Concretagem simultânea de paredes e lajes (ou com especificação de
ligação armada entre elas)
●Uso de concreto comum ou autoadensável, com densidade normal de 2,0
tf/m³ a 2,8 tf/m³, com resistência característica à compressão aos 28 dias
entre 20 MPa e 40 MPa
● Uso de telas soldadas distribuídas em toda a parede, com armaduras
mínimas indicadas na norma
● A espessura mínima das paredes com altura de até 3 m deve ser de 10 cm.
Permite-se espessura de 8 cm apenas nas paredes internas de edificações de
até dois pavimentos. Para paredes com alturas maiores, a espessura mínima
deve ser 1/30 do menor valor entre a altura e metade do comprimento
equivalente da parede.
● Para paredes de até 15 cm, pode-se utilizar uma tela centrada. Paredes
com mais de 15 cm, assim como qualquer parede sujeita a esforços
horizontais ou momentos fletores aplicados, devem ser armadas com duas telas.

Mensagem de Alfredo Wagner...
"...Como cidadão alfredense, me apraz perceber que pessoas de outros municípios se dispõem a dedicar seus conhecimentos (notadamente vastos) em prol de um patrimônio que nos é tão caro, como a Igreja Matriz.Meu primo em segundo grau, Sady Rogério Franz, há uns dez anos me contou uma história que corrobora as informações que a senhora expôs: Poucos meses após a inauguração do templo (que, coincidentemente, ocorreu há exatos 50 anos - 06/08/65), seu tio Santino Franz, pedreiro e o informante, servente, foram chamados às pressas para irem averiguar um sério problema na estrutura da igreja. Ao chegarem lá, perceberam que as paredes laterais estavam se abrindo. As evidentes rachaduras acusavam um iminente desastre. Não lhe sei precisar se foi sob a consultoria de um engenheiro ou se por resolução própria, mas eles implantaram vigas (não sei o nome técnico) de ferro ligando ambas as paredes. Aparentemente, resolveu.Observemos que isso ocorreu poucos meses depois de as paredes terem sido erigidas, ratificando que o alerta feito pela senhora é procedente." Juliano Wagner
Resposta...
Suas informações nos afligem mais ainda. O que colocaram, de acordo com sua narração, foi uma cinta de concreto efetuando as amarrações entre os longos pilares inseridos nas finas paredes para o alto pé direito. Isto fez com que trabalhassem mais em um conjunto – como uma gaiola mas não impede que as paredes, pela sua espessura, não “trabalhem”, ou flambem...Como a exemplo de uma régua de um metro ao lado de uma mesma régua, fina e de plástico, ambas, de somente 20 cm. Uma "trabalhará" diferente da outra."
-------------- 
Esclarecimento efetuado pelo Sr. Aguinaldo Adriano Hames - no dia 8 de agosto de 2015 - Membro do CPC da matriz de Alfredo Wagner e tesoureiro e 1. secretário da Comissão de reconstrução.
"Em 1973 não ocorreu desabamento do telhado e sim um destelhamento parcial da ala ou água margeante a BR 282, devido a uma forte tempestade destelhou quase totalmente aquele lado. Em 2014 ocorreu o desabamento do telhado do presbitério, a madeira ficou totalmente moída pois estava brutalmente infestada de cupins e brocas da madeira, quando se quebra uma madeira sã percebe-se que ela está forte sem furo de bichos, ao contrario do que vimos nos restos de madeira nos escombros, e também notamos que esta madeira do telhado do presbitério era uma madeira reaproveitada de alguma outra construção, provavelmente antigo salão paroquial. O telhado da nave principal da igreja este não desabou , optamos por troca-lo pois apresentava vários pontos estragado em virtude de pequenas infiltrações neste lado que foi destelhado, essas infiltrações de maneira silenciosa danificaram varias ripas, alguns caibros e uma tesoura principal estava atourada e outras duas parcialmente, vindo a baixar um pouco o telhado naquele lado. Detalhe são 17 mts de um lado ao outro o peso deste madeiramento é em torno de 60.000 kilos, a nova estrutura em torno de 20.000. A madeira é de pinheiro onde é cerne esta impecável mas algumas partes é branca e ali o cupim e a broca estragaram bastante. Seguindo a orientação do engenheiro optamos por fazer novo, ao invés de reformar, pois a reforma nos garantiria apenas mais uns 30 anos." Aguinaldo Adriano Hames
O Sr. Hames nos apresentou um dado que podemos calcular, de acordo com a NBR 16.055 - a espessura mínima da parede para um vão de 17 metros. 

● A espessura mínima das paredes com altura de até 3 m deve ser de 10 cm.
Permite-se espessura de 8 cm apenas nas paredes internas de edificações de até dois pavimentos. Para paredes com alturas maiores, a espessura mínima deve ser 1/30 do menor valor entre a altura e metade do comprimento equivalente da parede.

As paredes da igreja deveriam ter no mínimo 28,333cm de espessura para um pé direito de aproximadamente 20 m.
------------------


Sucesso e abraços aos amigos de Alfredo Wagner!


5 comentários:

  1. Valiosas informações acerca de nossa Matriz. Seria interessante dar crédito ao autor das informações citadas (Ida a Irati, Fr. Agatângelo, Balcino Wagner, etc.), que aqui escreve: Juliano Wagner.
    No mais, só elogios!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes que tenha apreciado Sr. Juliano. Oportuno seu contato, uma vez que pode conhecer o Sr. Pedro Jayme dos Santos - responsável pela Comissão de restauração do telhado. A postagem nasceu, movida pela preocupação do levantamento, real, patológico da queda do telhado da igreja matriz de sua cidade. Nossa formação é arquitetura e na mesma, tivemos um pouco de sensibilidade e entendimento sobre a estrutura de um edifício. Fizemos o comparativo com edificações em geral (históricas). A estrutura é de concreto – da igreja - mas até mesmo em estrutura de concreto, deve-se observar a altura do pé direito - no caso da igreja, muito grande. No texto, o senhor perceberá os pontos que nos incomodam e pensamos que deveriam ser observado por uma equipe técnica - calculistas. Esperávamos que o texto acima chamasse a atenção da comunidade.
    Agradeço seus elogios, mas geralmente ficamos sem graça diante deles...Apreciamos "construir pontes". Abraços de Blumenau.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho! Aprendi muito ao lê-lo.
    Como cidadão alfredense, me apraz perceber que pessoas de outros municípios se dispõem a dedicar seus conhecimentos (notadamente vastos) em prol de um patrimônio que nos é tão caro, como a Igreja Matriz.
    Meu primo em segundo grau, Sady Rogério Franz, há uns dez anos me contou uma história que corrobora as informações que a senhora expôs: Poucos meses após a inauguração do templo (que, coincidentemente, ocorreu há exatos 50 anos - 06/08/65), seu tio Santino Franz, pedreiro e o informante, servente, foram chamados às pressas para irem averiguar um sério problema na estrutura da igreja. Ao chegarem lá, perceberam que as paredes laterais estavam se abrindo. As evidentes rachaduras acusavam um iminente desastre.
    Não lhe sei precisar se foi sob a consultoria de um engenheiro ou se por resolução própria, mas eles implantaram vigas (não sei o nome técnico) de ferro ligando ambas as paredes. Aparentemente, resolveu.
    Observemos que isso ocorreu poucos meses depois de as paredes terem sido erigidas, ratificando que o alerta feito pela senhora é procedente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Então, Sr. Juliano. Suas informações nos afligem mais ainda. O que colocaram, de acordo com sua narração, foi uma cinta de concreto efetuando as amarrações entre os longos pilares inseridos nas finas paredes para o alto pé direito. Isto fez com que trabalhassem mais em um conjunto – como uma gaiola mas não impede que as paredes, pela sua espessura, não “trabalhem”, ou flambem...Como a exemplo de uma régua de um metro ao lado de uma mesma régua, fina e de plástico, ambas, de somente 20 cm. Uma trabalhará diferente da outra.
      Por favor, alerte a equipe, pelo menos, antes de colocar a nova estrutura, que presumo, ser mais pesada.
      Na minha opinião, não resolveu.
      Abraços de Blumenau.
      Angelina wittmann

      Excluir
    2. O Senhor conseguiu conversar com a Comissão de restauração do telhado?

      Excluir