segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava - Caminhada da Vila - Momentos Edição 2015

Caminhada da Vila Itoupava - 2015
Frente Casa dos Bauer
A 1° Caminhada da Vila Itoupava aconteceu no dia 29 de agosto de 2010. Foi, e é, considerado um evento de atividades físicas e ecológicos/culturais, destinadas à comunidade local, regional e nacional. Não tem o objetivo de competição. Em sua primeira edição da qual também participamos, foi uma realização  da comunidade da Vila Itoupava em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae, Iphan e Epagre, através do Projeto Anda Brasil. 

Para ler sobre a 1° Caminhada da Vila Itoupava - Clicar sobre:
1° Caminhada da Vila Itoupava

Edição 2015

Atualmente - a Caminhada da Vila Itoupava é uma realização do  S.R.D. Serrinha, em parceria com a comunidade da Vila Itoupava, Secretaria Municipal de Turismo e Epagri e Anda Brasil - Confederação Nacional de Esportes Populares, que atua na promoção de caminhadas contemplativas na natureza, em todo o território nacional. O percurso é o mesmo, de aproximadamente 10 km, iniciado na entrada principal do Clube Serrinha - Vila Itoupava - Blumenau, seguindo pelo percursos elaborado, permitiu o contato  dos caminhantes com a paisagem. Percebemos, que desde a primeira edição da caminhada até esta, edição de 2015, houve mudanças na paisagem. Percebemos, também, a ausência de algumas tipologias históricas, ainda  presentes na paisagem durante a 1° caminhada. 
Conversamos com representante da organização e este nos informou que foram mais de 3440 inscritos, superando, e muito, o número de participantes em edições anteriores. 
 Para acessar - Regulamento 6° Edição da Caminhada da Vila Itoupava -  Clicar sobre o link:
Cedinho seguindo para a Vila Itoupava






Mapa Urbano de Blumenau - Localização da Vila Itoupava- Um dos últimos redutos de Blumenau que mantém a história das primeiras décadas - na sua paisagem e também, a manutenção dos hábitos e costumes dos imigrantes - chamando atenção do ramo de turismo da cidade. É preciso ter cuidado - muito cuidado para se implantar um turismo sustentável - Do contrário, também esta região, corre riscos de descaracterização, como vem ocorrendo com outras regiões do município.
Local de partida e onde aproximadamente 3400 pessoas partiram para percorrer os 10 Km da Caminhada da Vila Itoupava




























































Dois tempos...
Em 16 agosto de 1996, uma das primeiras casas construídas no bairro Vila Itoupava - Blumenau, foi instrumento de pesquisa estudo do Deutsches Zentrun fur Hanwerk und Denkmalpflege e FURB - curso de restauro coordenado pelo Pesquisador e carpinteiro alemão Manfred Gerner, seu auxiliar e alunos das duas primeiras turmas do curso de Arquitetura da FURB. Casa com fechamento em taipa de bambu e madeira, baldrames de pedra. Sr. Gerner ficou encantada com o conjunto de tipologia que viu no vale do Itajaí, na época. Em 30 de agosto de 2015 - Durante a 6°Caminhada da Vila Itoupava. Praticamente 19 anos exatos depois...


Sr. Ingo da Vila - Grande músico de bandoneon - Conhecido pelos amigos de "Basquete", em função de sua altura. Toca na frente da Casa Franz.












Sequência... 

Patrimônio histórico arquitetônico  integrado à paisagem original, sem a relocação e, também, seu entorno, igualmente, preservados. Todos apreciam. Todos fotografam. Poucos compreendem.
Durante a Caminhada da Vila Itoupava, sentimos a ausência de algumas tipologias históricas, presentes em caminhadas passadas. Fato confirmado por amigos do local, que foram retiradas da paisagem.
Vila Itoupava - último reduto de Blumenau, com paisagem colonial original. Atualmente em evidência - com a questão do turismo. Cuidemos de sua história. Todos apreciam, visitam e fotografam, mas a decisão de perpetuar e deixar assim, para a nova geração, depende de nós e está contida na decisão de um segundo. Faz parte do Planejamento Urbano.
Esta paisagem das fotos seguintes, em fotografias, já foi capa de catalogo telefônico e foto premiada. Até quando?
Parabéns à família Bauer - na sua quarta geração, assumindo a quinta. Isto é identidade a partir de sua história. Quem conhece, gosta. Quem gosta, cuida.

















Acesso a propriedade da família Bauer - Integrantes do Grupo Folclórico Germania




Acesso mais alto do roteiro


Muitos reencontros de amigos - que tiveram a mesma ideia - os dois cantam co Coro Masculino Liederkranz e participam do Show dos Velhos Camaradas 
As pessoas acompanhavam a movimentação da Caminhada de suas varandas - na chegada
 e também durante todo percurso.
As pessoas acompanhavam a movimentação da Caminhada de suas varandas - na chegada
 e também durante todo percurso.



Carona com um veículo muito comum nas primeiras
 décadas do século 20 - na Colônia Blumenau

Veículo e paisagem da história local
Uma viagem - também - no tempo - Aufwiedersehen

Presença do Grupo de Dança Folclórica Associação Cultural Eintracht 




























Distribuição de mudas de árvores sob coordenação da Firma Haco

Após o percurso de 10 Km - Almoço No Serrinha - Gastronomia alemã
O trajeto poderia ser percorrido com toda a estrutura até as 17:00h.









































































Vídeo


Blumenau - Semana de aniversário!
Zum Geburstag!








2 comentários:

  1. Oi Angelina, tudo bem?
    Excelente relato,uma pergunta, você lembra de quem era o fotografo da Prefeitura que nos anos 80 ou inicio dos anos 90 tirou aquela famosa foto da Casa Bauer que virou capa de lista telefonica e poster de Oktober??
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eleonésio. Lembro sim. Era meu amigo e esta foto foi premiada. O nome dele era Barbetta. Mário Barbetta.

      Excluir