quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Blumenau - Primeira Audiência Pública - Plano de Mobilidade Urbana

Participamos, na noite de ontem  - dia 25 de agosto - da primeira audiência do Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau - no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
 Sr. Napoleão Bernardes - Prefeito de Blumenau - no centro e a direita da foto
Sr. Juliano Gonçalves - Secretário do Planejamento Urbano de Blumenau



Os trabalhos foram abertos pelo prefeito de Blumenau - Sr. Napoleão Bernardes e Presidido pelo Secretário de Planejamento Urbano - SEPLAN - Sr. Juliano Gonçalves.
O público presente na Primeira Audiência Publica - Plano de Mobilidade Urbana - girou em torno de 70 pessoas e foi dividido em sete grupos de trabalhos


Em torno de 70 pessoas interessadas em participar, de maneira efetiva, e contribuir para um assunto sério que envolve espaços e tráfego na cidade e a vida de todos - Em nossa opinião - deveria ser um público maior. 
Os setes grupos (Eixos) de trabalhos abordaram os seguinte temas:

1 - Locomoção de Pedestre e Acessibilidade;
2 - Locomoção de ciclistas e Plano cicloviário;
3 - Transporte Coletivo;
4 - Veículos automotores;
5 - Mobilidade Regional e outras mobilidades;
6 - Segurança Viária - Segurança de Tráfego;
7 - Uso e Ocupação do Solo

Antes de prosseguir - Nossa Opinião sobre o assunto - Rádio CBN

Os trabalhos dos grupos transcorreram separados - dos quais foram extraídos tópicos dos principais pontos a serem apontados nos estudos da Equipe  Técnica, no Documento do Plano Diretor que será revisado no próximo ano, dentro do tema "Mobilidade Urbana".
Os vários grupos apresentaram o resultado de seus trabalhos na noite - dos quais, muitos apontamentos  foram  repetidos em mais de um grupo, como: a integração intermodal, reestruturação do uso e ocupação do solo, transporte público, cidade mais humana, através de mais espaço para veículos não motorizados e pedestres.
Participamos do Eixo 6Segurança Viária - Segurança de Tráfego - o escolhemos, movidos pela detecção de contradição no próprio texto do cartaz do grupo.


Perguntamos - O que é tráfego? O tráfego de uma cidade se resume no tráfego viário?
Por que somente segurança Viária
Desta maneira iniciamos os trabalhos no grupo 6 e após os trabalhos, definido  para ser o último a apresentar suas conclusões na noite.
O que são veículos aptos a circular no espaço da cidade e como estão seus caminhos - a partir da integração? Se há insegurança a partir do tráfego, é porque existe conflitos que podem ser gerados a partir de inúmeras questões dentro do espaço da cidade. 
No grupo foram lembrados os principais agentes deste tráfego - no momento atual - Transporte rodoviário público, transporte rodoviário privado, transporte cicloviário, pedestres e animais.

Localização de equipamentos urbanos desconsiderando edificações pretéritas - criando sombras na cidade - O que restou da calçada para pedestres - proximidades catedral de Blumenau - depois da implantação do terminal de ônibus sobre a calçada.. 

Foi comentado durantes os trabalhos do grupo, que para minimizar possíveis e certos conflitos existentes entre os agentes citados e consequentemente, melhorar a segurança no tráfego, são necessárias medidas imediatas, antes de qualquer intervenção e execução de algum projeto, como:
  • A reorganização dos espaços públicos a partir de seus caminhos e praças e principais edifícios públicos, principalmente escolas e hospitais.
  • A reformulação da hierarquização das vias a partir dos inúmeros modais, pedestres e animais.
  • Reavaliação da legislação, código de posturas, as diretrizes que orientam a Ocupação e Uso do Solo, de maneira independente de grupos econômicos interessados na questão.
  • A partir de pesquisas in loco - destacar conflitos no tráfego, a partir da infra estrutura - e, só então, propor projeto para complementar e deficiência e a ausência de equipamentos urbanos que venham a contribuir para a segurança do tráfego.



Entre as muitas sugestões do grupo, foram citadas: passarelas em locais mais movimentados com a presenças de diferentes modais. Sempre priorizando o elemento mais frágil para o maior - do "homem pedestre" para o "homem motorizado". Priorizar o transporte público privado com fluidez, segurança, qualidade e periodicidade. 
Também foi sugerido estacionamentos para bicicletas junto aos Terminais de Transporte público, com integração à ciclovias e acessos mais seguros para os pedestres que usam estes espaços.
grupo concluiu, que para aumentar a segurança do tráfego - na cidade - faz-se necessário a humanização e padronização das calçadas, ao longo de todas as principais vias. Se há necessidade de pavimentar vias para o tráfego do veículos motorizados, igualmente, faz-se necessário pavimentar para o tráfego do pedestre. Também, ter critérios e cuidados na viabilização de implantação de rodovias dentro de parques municipais, onde, também,  poderá por em risco a segurança de animais de fauna local, alem dos ser humano.
Parque São Francisco - Blumenau














Foram feitos croquis de possíveis intervenções. Um destes pontos foi na frente do Shopping localizado na rua Sete de Setembro, onde há décadas as pessoas apontam onde é o local correto de travessia das 4 faixas da via e nada foi feito até então. Não há segurança no trafego nesta localização.




















Local de grande conflito e insegurança para os pedestres - rua Sete de setembro - frente do Shopping  center. Prioridade para os automóveis e risco para o tráfego de pedestres  no local que tem opção de a travessia, um túnel mais afastado e faixas  de segurança onde o pedestre tem 10 segundos para atravessar as  quatro faixas.
O túnel mencionado - provavelmente local orientado pelo grupo que pagou 
a obra - parceria com foco no seu público (Inseguro para o mesmo) 
mas não adequado para todos os usuários, dentro do projeto da cidade.
Foi, mais uma vez, lembrado que deverá ser priorizado o tráfego do menor e mais frágil elemento que trafega na cidade. Se for observado os caminhos além do caminho do automóvel, a partir de uma nova redistribuição e ocupação dos caminhos e intermodalidade, permanecerá uma menor frota de veículos privados nas vias, pois outras opções de tráfego poderão e serão usadas, como transporte público, cicloviários e até mesmo a pé. 
Na altura do shopping - Rua sete de Setembro - área central de Blumenau e local onde os pedestres devem atravessas as 4 faixas em um tempo que giram em torno de 10 segundos.
Foto do Jaime


 E para terminar, após todas as medidas e adequações do espaço, simultaneamente à sua aplicação - foi sugerido uma campanha de conscientização nas escolas e espaços comunitários, no sentido de observar as leis de trânsito, direitos e forma de que cada um que tráfega na cidade, independentemente de seu veículo, fazer a sua parte para que tenhamos espaços públicos melhores. Concluindo, o espaço mal resolvido e cheio de conflitos interfere na saúde pública e no aspecto psicológico do homem.
Blumenau
Estes pontos foram apresentados, após a apresentação dos relatores do demais seis grupos, e assim foram encerrados os trabalhos da noite, por volta das 22:00h.




Hoje, dia 26 de agosto, os trabalhos prosseguem em outros seis bairros, com reunião das 19:00h até às 22:00h, que ocorrerão simultaneamente. De acordo com a organização do evento - SEPLAN - Prefeitura Municipal de Blumenau - o principal objetivo destes trabalhos é promover a integração entre os diferentes modos de transportes e a melhoria de acessibilidade e mobilidade de pessoas. Reforçamos que este momento é importante, mas quem definirá, dentro de uma escala maior, como deverão ser as intervenções é a equipe técnica interdisciplinar a partir de um projeto amplo, melhor para todo o organismo da cidade.
HOJE!!!

Outras Audiências -  no Futuro

18 de Setembro (19:00h)
Itoupava Central: Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner 1.255.

12 de Setembro (14:00h)
Acessibilidade Associação Blumenauense dos Deficientes Físicos, na Rua Bertha Odebrecht, 63.

18 de Setembro (19:00h)
Transporte aéreo Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner, 1.255.

26 de Setembro (9:00h)
Transporte coletivo Transporte sobre trilhos Furb Campus II - Auditório do bloco D010, na Rua São Paulo, 3.250.

O debate sobre a cidade - como organismo vivo é salutar. Somos seus usuários - Mas quem deve observar suas patologias a partir de nossos pontuamentos são os técnicos da área, trabalhando dentro da interdisciplinaridade. Se há conflitos, é porque muitos tem intervenções pautadas no "achismos" e interesses de grupos.
Ainda há tempo de aplicar um bom "tratamento" e rever, o quadro "patológico" de Blumenau.

Leituras complementares - Basta clicar sobre o título...

  • História de Blumenau - 1915 - Fotografia
  • Plano de Mobilidade Urbana
  • Urbanismo
  • Salto Weissbach
  • Santa Catarina teve única ferrovia brasileira
  • Cemitério - local de visitação e História 
  • Blumenau - Crescimento desordenado e aparente
  • Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  •  Ferrovia da Integração - Encontro de trabalhos
  • Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt
  • Túneis de Blumenau
  • Kulturverein - Die Colonie Blumenau 
  • O Caminho de Blumenau-Curitibanos - Segunda metad...
  • Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouc...
  • Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau
  • Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Domingo
  • Enxaimel e História na paisagem
  • Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelos imigrantes
  • Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  • Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner e Biografia
  • A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  • Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  • Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  • As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  • Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  • Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  • Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  • Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
  • Weingarten - Primeira cidade irmã de Blumenau
  • Stammtisch - Origem e Tradição
  • Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigo - Instinto Bertha Blumenau



















  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário