sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Projeto Memorvale - Edifício do antigo Correios e Telégrafos - Blumenau - Projeto de Robert Holzmann - Execução Jacob Brueckheimer

Patrimônio se encontra mais de um ano sem a proteção do telhado - sendo que a última informação que registramos era de que se encontrava em processo de restauro, amplamente publicado nas mídias sociais  e imprensa oficial.
Mais uma edificação histórica que faz parte do Cadastro do Projeto Memorvale onde estão fichadas 1100 unidades, parte da história da cidade de Blumenau e região. Esta dotada de uma arquitetura imponente, projetada e construída por nomes da história local. Edificação autoportante, com a presença do uso do estuque nos detalhes ricamente trabalhados e no decorativismo presente nas aberturas e sacadas. Quando, em 21 de agosto de 2020, visitamos seu canteiro de obras - em processo de restauro, ficamos  satisfeitos pela cidade de Blumenau, que de forma ampla vem perdendo paulatinamente seu patrimônio histórico arquitetônico. De acordo com o idealizador do Projeto Memorvale citou antes de falecer em 2015, de todo o acervo cadastrado, ele estimava que restava, um terço das edificações cadastradas, ainda na paisagem.


A edificação está localizado na Alameda Rio Branco, N° 40 - Centro, Blumenau. A proprietária do imóvel na data de seu cadastro pelo Memorvale era Isolde Hering Dandrea, filha de Curt Victor Hering  (1881–1948) e de Hedwig Kleine  (1883–1945) e irmã de Ingo Wolfgang Hering (1907–1992).
Casamento de Isolde com Max Tavares d'Amaral. Seu segundo marido foi o alemão Hans D´Andrea.
De acordo com a ficha do Projeto Memorvale do presente casarão, o Correio de Blumenau foi inaugurado no local em 1927.
Observar como em agosto de 1989, havia árvores na frente da edificação histórica.
Material do Castro Memorvale em 1989. Muita arborização.
O projeto - antigo Correios e Telégrafos - Blumenau
O Projeto do edifício do antigo Correios e Telégrafos de Blumenau foi assinado pelo imigrante alemão - Engenheiro Arquiteto - Robert Holzmann - Sogro do Secretário do Turismo que organizou as primeiras Oktoberfest´s de Blumenau - Pai de Marga Holzmann Nunes e executado por Jacob Brueckheimer, filho de um imigrante alemão oriundo de Baden, foi construtor, que, além e participar da construção desse edifício, também participou da construção da sede da Sociedade Ginástica e das Lojas do Cia Hering.
Roberto Holtzmann assinou o projeto e Jacob Brueckheimer, executou.
O edifício dos antigo Correios de Blumenau foi projetada no período do governo municipal de Curt Hering, pai de Isolde Hering Dandrea, em 1927, para sediar a agência de Correios e Telégrafos de Blumenau. Permaneceu com esse uso até 1969. 
Além de fazer parte do Cadastro do Projeto Memorvale, em 1989, teve seu tombamento na esfera estadual, como patrimônio, em 31 de março de 2000, sob o decreto N° 1070, pela FCC, sob o Processo N° 116/2000.
Como anteriormente mencionado, a arquitetura é autoportante com tijolos maciços e dentro da linguagem neoclássica/ e ou, eclética - na cidade de Blumenau, bem como na Europa - tendência do início do século XX. Telhado com a presença de mansarda - criando um ambiente utilizável no sótão, munido de elementos diferenciados a partir aberturas com coberturas abobadadas - fornecendo também, elementos que caracterizam e personalizam sua fachada. Esta, apresenta características da linguagem arquitetônico utilizada e já mencionada, como por exemplo a simetria, a partir de grandes e altas janelas com esquadrias de madeiras claras. Tem 2 pavimentos com grande pé direito. O que torna a edificação com aspecto muito alta - para edificações comuns. Seu aspecto atual de conservação, é razoável. Chamamos atenção para a hera que ocupa as fachadas - podendo esta, comprometer a arquitetura, se desprovida de manutenção periódica. Também observamos, que foi efetuado a troca de telhas, descaracterizando a originalidade da edificação, quanto ao aspecto visual do edifício. 
Ponto positivo - é que o edifício histórico está bem localizado e não foi trocado por uma outra edificação de construção duvidosa.

Uma curiosidade - Residente ilustre  da  Mansarda do Edifício
Na sua mansarda, residiu o agente postal-telegráfico de Blumenau, e também 
jornalista e poeta josefense - João Octaviano do Nascimento Ramos. O agente postal, juntamente com o ex prefeito de Blumenau, José Ferreira da Silva, fundou o jornal "A Cidade" em 1926, onde ocupava o papel de redator.
 


Em uma matéria assinada pelo fundador da revista Blumenau em Cadernos, uma de nossas fontes de pesquisa, e  também companheiro de Octaviano no jornal, José Ferreira da Silva comenta um pouco sobre Octaviano Ramos nas páginas da 1° publicação da revista - Tomo I, N° 1 de novembro de 1957. O texto:
"Quando Octaviano era agente postal-telegráfico de Blumenau e dirigia, comigo, a "A Cidade", jornalzinho que nos custou muitas dores de cabeça, eu costumava visitá-lo todos os dias, à tardinha, em sua residência nos altos do prédio que Curt Hering, o prefeito benemérito, construíra para a agência do Correio. E quase sempre saíamos juntos, a dar uma volta a pé pelas ruas da cidade, comentando fatos da nossa mocidade, discutindo assuntos de literatura e mesmo de política do município e do estado. Ou íamos visitar o Bruder Pacômio, na pequena tecelagem dos franciscanos, ou filar umas pitadas de rapé do Bruder Hilário, no santuário em que êle fabricava altares de madeira que eram verdadeiras obras de arte. Certa vez, passamos pela atual Rua Alvin Schrader, defronte ao jardim da residência que fôra do Doutor Alfredo Luz, então uma das melhores da cidade. Naquela época, estando o proprietário internado num sanatório no Rio de Janeiro, o jardim que conhecêramos, outrora, muito bem cuidado, sempre cheio de flôres e folhagens, as mais delicadas estava em lamentável estado de abandono. O capim e as ervas daninhas haviam tomado conta de tudo. As belas roseiras enxertadas, desprendidas de seus suportes apodrecidos, jaziam pelo chão, uma ou outra tentando fazer desabrochar as suas flôres por entre malhas de "mata-pasto". José Ferreira da Silva
João Octaviano do Nascimento Ramos casou-se e teve sua família em Blumenau. Seus poemas foram publicados no Anuário Catarinense. Foi charadista e jornalista (Desde sua infância em São José SC.). Tem seu nome em uma das ruas de Blumenau atual.
Faleceu em Canoinhas SC, em 6 de outubro de 1954, com 72 anos de idade. 












O edifício pertencente ao Patrimônio Histórico Arquitetônico nas mídias - 2020.
Em 2020, foi amplamente noticiado o restauro da edificação histórica. Fomos ao local, em 21 de agosto de 2020, registrar imagens para a história, e realmente estava ocorrendo o restauro. 
Segue a reportagem do jornalista Francisco Fresard e na sequência, nossos registros fotográficos

Canal do Pancho - Sobre o Casarão - 21 de junho de 2020
Um dos mais belos imóveis do Centro de Blumenau será completamente restaurado nos próximos meses. Trata-se do casarão que fica na Alameda Rio Branco, número 40, construído em 1927 pelo então prefeito Curt Hering para ser sede dos Correios na cidade.
Alameda 40
Foto: Pancho
 O imóvel tem três andares e está em frente a outro prédio histórico da cidade, que foi sede do Cine Busch até a década de 1990. Uma loja de roupas femininas foi o último estabelecimento comercial a funcionar no local.O restauro está sob responsabilidade da nova dona do casarão, a empresa Serpa Construtora e Incorporadora. A ideia é deixar o imóvel pronto no segundo semestre deste ano para que ele seja ocupado e ganhe vida.
Gilbert Serpa
Gilberto Serpa
Segundo o diretor da empresa, Gilbert Serpa, um parceiro comercial deve ser confirmado nas próximas semanas e deve usar piso térreo do casarão. Os outros dois pavimentos podem dar lugar a um coworking para as áreas de engenharia e arquitetura e um espaço gastronômico, além da sede da própria incorporadora.

O imóvel é tombado desde o ano 2000 pelo governo do Estado. Para iniciar o restauro falta ainda a aprovação da Fundação Catarinense de Cultura, órgão que decide pelo tombamento e protege o patrimônio histórico edificado de Santa Catarina.

Imagens do restauro - 21 de agosto de 2020

Paredes dos ambientes da mansarda  em estuque. Não poderiam receber águas da chuva.

A técnica do estuque, desenvolvida na região.

A forma interna dos Dachgaube na mansarda, onde residia o jornalista Octaviano. 

Este estuque não poderia receber água da chuva. 












Em processo de restauro - em obras - agosto de 2020.

Obras de restauro - agosto de 2020.

Vídeo
Mostrando a obra de restauro e sua arquitetura - agosto de 2020.
Alguém já nos havia alertado que a edificação histórica se encontrava sem a cobertura e proteção dos ambientes da mansarda, construídos com paredes de estuque, há algum tempo. Quando estávamos na "concentração" do desfile oficial da comemoração do aniversário de Blumenau, 2 de setembro, realmente verificamos, que a obra de edificação histórica  não teve o prosseguimento das obras de restauro continuados e nem tão pouco, a mesma estava coberta. 
Sem cobertura há mais de um ano.

Nesse dia - 2 de setembro de 2023, choveu muito. A edificação estava assim, aparentemente sem a estrutura original do telhado, que tanto chamou nossa atenção em 2020.







Imagens em 3 de março de 2024




























Um registro para a História.

Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico Memorvale

O projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale foi a efetivação do cadastramento das principais tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e região, nas décadas de 1980 e 1990 e, que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Professor Vilmar Vidor foi o idealizador e proponente do projeto, tendo em sua equipe, dentre outras pessoas, a professora Amábile M. T. Dorigatti, que também coordenou o projeto, em determinada época.
Para a efetivação prática do projeto, Professor Vilmar Vidor contou com o apoio da FURB, através da participação de estagiários acadêmicos da instituição, que elaboraram o cadastro de imóveis antigos, de todos os tipos, linguagem e técnicas construtivas, entre os quais, aqueles construídos com a técnica construtiva enxaimel. O cadastro individual de cada tipologia, continha um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa, elevações e fotografias dos imóveis selecionados.

Fichas do Cadastro do Patrimônio Arquitetônico - Memorvale 

Tivemos acessos a mais de 1100 fichas pertencentes ao Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale (E que apresentaremos de modo individual - listada neste espaço), semelhantes a esta pequena amostra apresentada abaixo, onde estão listadas algumas das centenas de tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel, autoportante, e outras técnicas, dentro de diferentes estilos e recortes de tempo, que existem e existiam na cidade de Blumenau região. O modelo da ficha foi criado pelo Professor Vilmar Vidor e sua equipe e usado para elaborar o pioneiro cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico, conhecido como Memorvale. De acordo com o Professor Vidor, pioneiro nesta pesquisa no Vale do Itajaí, em entrevista cedida ao jornalista Altair Pimpão, em 2 de março de 2014, 2/3 das edificações cadastradas de Blumenau, foram demolidas. Atualmente, mais, com certeza.
O assunto patrimônio e este trabalho eram tão novos dentro da academia, na cidade de Blumenau e região, que em algumas fichas, as casas foram definidas como “enchaimel”

O acervo e seu destino

Ainda na entrevista cedida ao jornalista Altair Carlos Pimpão em 2 de março de 2014, o Professor Vilmar Vidor explicou que o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Cultural de Blumenau, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau – IPPUB e para a FURB, onde pesquisamos o acervoO trabalho foi desenvolvido em parceria, entre a FURB e o IPPUB, foi muito facilitado e viabilizado, porque o Professor Vidor era Presidente do IPPUB, e simultaneamente, professor da FURB, o que lhe permitiu "diminuir distâncias" e a burocracia para o êxito do projeto.
A partir do projeto de Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico, conhecido como Memorvale, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB – Amábile M. T. Dorigatti, criou a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos; importante para o êxito do projeto, sua fluidez, levantamentos e efetivação dos cadastramentos das edificações históricas, viabilizando diálogos, projetos e parcerias entre proprietáriospesquisadores e poder público. 
Desta forma, a equipe de pesquisas coordenada pelo Professor Vilmar Vidor mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da associação que tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau, e também, no Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio e sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas.
Este material da Memorvale que pesquisamos, acessamos o Setor de Documentos Especiais da Biblioteca da FURB.

Na sequência os link's das Edificações Históricas, demolidas ou não, seus estudos, fotografias e a ficha do Memorvale. Para acessar, basta clicar sobre o Link, na edificação/ficha escolhida - No total somam 1100 fichas - em construção.
  1. Edifício do antigo Correios e Telégrafos - Blumenau - Alameda Rio Branco, N° 40 - Centro, Blumenau
  2. Projeto Memorvale - Casa Peter Forbici - Rua Amazonas 1680 - Garcia - Na Paisagem
  3. Johannastift, o Hotel Alameda, a Turismo Holzmann, Zum Weissen Rössel (Cavalinho Branco), a Escola do SENAC Bistrô Johannastift, a Casa de Comércio de Blumenau - 100 anos de História e uso em 2023 - Arquitetura de Blumenau
  4. Projeto Memorvale - Casa Paul Lang - Rua São Paulo 1731 - Demolida!
  5. Projeto Memorvale - Casa Soares - Rua São Paulo  1729
  6. Casa Rischbieter - Ficha Rua São Paulo 1960
  7. Casa Ingrid Friedler Ficha Rua Paraíba N° 281 (DEMOLIDA!!)
  8. Casa Renato Vianna Ficha Rua Itajaí N° 574
  9. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 667 (DEMOLIDA!!)
  10. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 799 (DEMOLIDA!!)
  11. Projeto Memorvale - Refrigeração Martendal Ltda. - Rua São Paulo N° 1410 - DEMOLIDA em 1988
  12. Projeto Memorvale - Casa Spernau - Rua Bahia N° 1281 - DEMOLIDA em  27 de maio de 2022 -  com autorização da Prefeitura Municipal de Blumenau
  13. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  14. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)












Nenhum comentário:

Postar um comentário