sexta-feira, 29 de maio de 2015

Encontro Nacional de Grupos - Dança Sênior - Blumenau

Antes de continuar vamos conhecer um pouco da História da Dança Sênior no Brasil.

Dança Sênior iniciou na Alemanha - em 1974, sob uma iniciativa da Sra. Ilse Tutt. É uma dança baseada em músicas folclóricas de diversos países, dançada em círculo. Tem grande diversidade em movimentos, podendo ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. Dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade”, é uma atividade sociabilizante que permite a interação entre pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. Também jovens, pessoas com limitações físicas pode praticar a dança Sênior. 

Como chegou ao Brasil?
























Foi através de uma iniciativa da Sra. Chistel Weber, em 1978. A Dança Sênior foi realmente promovida no Brasil, a partir de 1982, no ancionato Bethesda, em Piraberaba – SC, pela Sra. Regina Krauser, sendo esta a primeira Presidente da Associação, que foi fundada em 18 de novembro de 1993, também na Instituição Bethesda.
A Associação tem Regionais nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É fato comprovado que a Dança Sênior  desenvolve a auto-estima, muitas vezes em decréscimo, com o avançar dos anos, na vida das pessoas. Isto ocorre através das interações dentro do Grupo e deste com outros grupos, através dos Encontros. Propicia o aumento do círculo de amizades, com isto o neutraliza a solidão.
É observado, igualmente que os movimentos a partir das diferentes coreografias estimulam a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
Durante a atividade d  Dança Sênior, através da estimulação da respiração e da corrente sanguínea, ocorre uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares.
A concentração necessária para memorizar a coreografia e, o constante treino da coordenação motora desenvolve a capacidade cognitiva, evitando o desgaste precoce do reflexo mental. Isto permite a manutenção da capacidade intelectual.
Sra. Herta E. Haas
A coordenadora do grupo Dança Sênior 25 de Julho, Sra Herta Elfrida Haas informou-nos que nos dias 3 e 4 de Julho deste ano de 2015 acontecerá o Encontro Nacional de Grupos Dança Sênior em Blumenau. 

Leitura Complementar - Clicar sobre: Dança Sênior, uma dança para todas as idades

Programação -  Julho 2015
Acontecerá na Vila Germânica -  Blumenau
Informações e Inscrições para grupos interessados pelo endereço eletrônico:
dancasenior@portalbethesda.org.br
www.portalbethesda.org.br
Fone: 47 31216262

Vídeos







Dançar...
É sempre uma boa ideia!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário