segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bairro Salto Weissbach - Blumenau - SC


Apresentamos um pouco de História  do Bairro de Salto Weissbach. Um bairro que está no caminho dos pioneiros que rumavam para o Alto Vale do Itajaí e um dos  mais antigos entre os atuais 35 bairros existentes de Blumenau.  
Características Geográficas

Salto Weissbach está localizada nas imediações da foz do Ribeirão Branco no Rio Itajaí Açu. O ribeirão Branco já fez parte do bairro. Ribeirão Branco no idioma alemão é Weissbach. Atualmente, após reformulações dos limites dos bairros, não está mais dos limites do bairro que leva seu nome. O atual bairro e seus novos limites está localizado a noroeste do município de Blumenau, tendo como limites os bairros Água Verde ao sul, Salto e Escola Agrícola à leste e ao oeste com o bairro Passo Manso, sendo que ao norte tem limite com o grande Rio Itajaí Açu, onde desemboca o Weissbach.

Seu território é de 4,15 km², com perfil topográfico suave integrado com um trecho do Rio Itajaí Açu com muitas ilhas fluviais. No dia 27 de agosto de 2015 recebeu o Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, no qual faz parte uma ponte que faz a ligação, a partir das duas margens do Rio Itajaí Açu, deste bairro ao bairro de Badenfurt.

Rio Itajaí Açu - Salto Weissbach.




Localização da Ponte nova.

















Para ler mais sobre - Clicar sobre: Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner


Mapa de Blumenau feito no ano de 1938 - Com a localização dos lotes coloniais  em seu território
Expressa a grande organização de sua administração pública.
Origem  do nome  Salto Weissbach -  Niels Deeke
"Salto Weissbach: A denominação Salto Weissbach apesar de ser, aparentemente, complexa, é na verdade bastante simples. Literalmente e sem configurar-se como denominação do local, é como topônimo específico da região, poder-se-ia supor que representasse uma “cachoeira, queda d’água ou catadupa”, de sobre a qual despencasse o Weissbach, ou seja o ribeirão Branco. Muitos historiógrafos desconhecedores mais aprofundados quanto ao fulcro dos topônimos do hinterland blumenauense, tentaram explicar a razão da denominação, até em entrevistas radiofônicas, como resultante de uma reunião, uma composição, das denominações Salto e Weissbach. No caso para “Salto” citam a queda do Rio Itajaí Açu e quanto a “Weissbach” indicam o ribeirão com tal denominação, conceituando, erroneamente que “ Salto Weissbach” seria a região existente no intermédio territorial entre o Salto e a foz do Weissbach ou seja o Ribeirão Branco. Nada mais fantasioso que tal explicação. Na verdade Salto Weissbach é o ponto geográfico exato em que o Weissbach deflue – desemboca- no Rio Itajaí Açu. Na língua alemã o termo “Sprung” - é, in casu, vulgarmente polissêmico, significando que o ribeirão arremessa-se, lança-se, enfim esparge-se no rio do qual é afluente, e não necessariamente que nele desemboque desabando, pulando ou saltando, em queda ou catarata ou catadupa. Portanto Salto Weissbach é o local em que o ribeirão Branco desemboca, mesmo que mansamente, no Rio Itajaí Açu. Weissbach - Ribeirão Branco, possui tal denominação em virtude de, no passado até os anos de 1966, ter apresentado as pedras de suas margens belamente decoradas de fungos brancos e azulados-claro (basidiomicetos saprófitos), parecidos com os urupês, porém planos, da mesma variedade que costuma recobrir as telhas muito velhas das coberturas de nossas antigas casas e troncos de árvores seculares. A região fisiográfica do Salto Weissbach, conforme anotações nos diários de Hercílio Deeke, compreendia o trecho, na margem direita do Rio Itajaí Açu, que perseguia desde a foz do Ribeirão Branco até a Ponte Stutzer, sobre o fiapo d’água na altura do Comércio do Sr. Rahn – atual local da empresa Waltec, já nas águas represadas pela Represa do Salto. Adiante e a jusante até os terrenos do Sr. Jensen, no local em que a linha férrea cruzava a Rua Bahia, o bairro era denominado simples “Salto”."
História

A região do bairro Salto Weissbach está localizada no caminho natural dos primeiros agrimensores e desbravadores que rumaram para o Alto Vale do Itajaí e também, para o Vale do Testo (Na outra margem do Itajaí Açu), onde surgiram inúmeras núcleações urbanos  no interior da Colônia Blumenau, a começar por Indaial e Pomerode, entre outras tantas. 
Lembramos que em 1863, Ferdinand Hackradt e outros homens decidiram explorar o afluente do rio Itajaí Açu - Rio do Testo, para o interior da mata, quando conheceram a região onde seria instalado o núcleo urbano de Pomerode.
Também registramos a presença do Professor August Müller - irmão de Fritz Müller - co fundador do Kulturverein - Sociedade da Cultura e da Companhia de Navegação Fluvial S/A. Foi professor por  mais de 25 anos da escola alemã em Salto Weissbach - junto à Igreja - até que se aposentou, devido a sua avançada idade. 

A região também recebeu parte do trecho ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina  - EFSC -  a qual se desenvolveu em torno de sua estação. 
Trecho ferroviário da EFSC em Salto Weissbach.

Ferrovia - Salto Weissbach.
Sua estação foi inaugurada junto com a inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC - no dia 3 de maio de 1909. Algumas edificações importantes surgiram em torno da estação ferroviária de Salto Weissbach - Como por exemplo a principal casa comercial durante muito tempo - Comercial Sprengel. 
Primeira estação Ferroviária e aos fundos o Comercial Sprengel.



A casa ainda se encontra na paisagem do bairro. Seu proprietário e mentor foi Otto Sprengel, irmão do primeiro agente ferroviário da estação da estação do Encano - comunidade da atual Indaial e vizinha da comunidade Salto Weissbach Rudolf Sprengel. 
O Comercial Sprengel ficava quase na frente da estação do Salto Weissbach. Além de todo tipo de mercadoria, também no local funcionava um pequeno hotel de pouso aos viajantes. Depois que  Otto Sprengel se aposentou quem tomou conta do local foi seu genro,  Alfred Radolf. Pode se dizer que a presença do Comercial Sprengel tinha laços estreitos com a história ferroviária, além do proprietário ser irmão do de um agente ferroviário (Encano) e a casa comercial estar na frente da estação de Salto Weissbach, o local foi muito importante para o bairro, pois era um ponto de encontro das pessoas do bairro e das pessoas em trânsito. 
"Haviam dois Otto Sprengel. O patriarca que construiu aquela casa verde acima da casa Lorenzi . Já Otto - filho - construiu o comercio perto da estação, mas, jamais foi o primeiro agente da estação de Salto Weissbach. Rudolf - o filho mais velho de Otto - o patriarca - é que foi o primeiro agente da estação de ENCANO - aqui em Indaial - onde fincou raízes. Tôda a área central do atual Encano era dos Sprengel. O Otto patriarca doou as terras de Encano ao filho Rudolf. Outro filho de Otto, o Erich, que era funileiro era proprietário daquela casa marrom em frente a casa verde do patriarca, onde tinham também vasta área de terra." Luiz Carlos Henkels
 Otto Sprengel - Trabalhou na EFSC até 1917.


Antigo Comercial Sprengel - Foto de 1992.


































Atualmente, a edificação histórica onde funcionava o Comercial Sprengel faz parte do patrimônio da Instituição Kroton/Uniasselvi e está situada na  Rua Bahia, N° 4975. Próximo ao Comercial Sprengel está a Casa Lorenzi, que foi construída em 1927 e está situada sob o N° 5333Atualmente ainda é de propriedade da família Lorenzi. Também perto deste pequeno núcleo está a residência do outro Sprengel, Rodolf, primeiro agente ferroviário. Rodolf  Sprengel nasceu em 1886 e a antiga edificação da Família Sprengel está localizada sob o N° 5639, também na Rua Bahia.
Um pouquinho acima, em direção Indaial, está a entrada da Igreja de Confissão Luterana de Salto Weissbach, construída no estilo  neogótico. Foi inaugurada no dia 19 de junho de 1932. Ponto focal importante na comunidade. O antigo leito ferroviário passava exatamente na frente do templo luterano. Na paisagens ainda há sinais da extinta ferrovia do Vale do Itajaí.
Igreja Luterana de Salto Weissbach - Foto de 1992.
Na Foto: Luiz Carlos Henkels, Roberto Wittmann e Jorge Wittmann
A História oficial conta que em 1872, Luiz Altenburg comprou um lote colonial e construiu um engenho de açúcar, um de farinha de mandioca e um alambique. Em 1883, foi construída uma edificação rudimentar onde funcionava por algum temp,o uma escola e uma igreja onde lecionou o irmão de Fritz Müller,  August Müller. Ao menos este Müller, não mandaram para Nossa Senhora do Desterro, com intensões de afastá-lo da colônia.
August Müller nasceu em 1826, na cidade de Windschholzhausen - em Turingrastendo e faleceu em Blumenau, em 3 de maio de 1904. Ele e sua esposa vieram para o Brasil junto com o irmão mais velho - Fritz Müller. Chegou na Colônia Blumenau em 1852. Na Colônia Blumenau, junto com o irmão mais velho, foi uma das famílias que adquiriu os primeiros lotes coloniais vendidos por Hermann Blumenau, no Garcia. Junto com Louis Sachtlebem, fundou a cooperativa de consumo, dissolvida posteriormente porque não mais atendia o objetivo para o qual a qual foi fundada. 
Foi co fundador do Kulturverein - Sociedade da Cultura e da Companhia de Navegação Fluvial S/A, e por mais de 25 anos, foi professor da escola particular no bairro de Salto Weissbach - junto à Igreja - até que se aposentou, devido a sua avançada idade. 
No mesmo ano de 1883, Luiz Abry e o Teodor Lüders abrem outra  casa comercial no bairro. Eram sócios. 
Em 3 de maio de 1909, como já mencionamos, foi inaugurado o primeiro trecho da EFSC entre Blumenau e Warnow - Indaial. Em 1953 foi aberta uma estrada até o bairro da Velha a qual recebeu o nome de General Osório.
Por muito tempo o núcleo urbano se limitava aos arredores da estação ferroviária da EFSC. No entorno da estação - nas demais demais propriedades do bairro predominavam as características rurais, com propriedades tipicamente rurais compondo uma paisagem bucólica e natural. No bairro, também estava a propriedade do ex prefeito de Blumenau -  Hercílio Deeke e depois propriedade de seu filho - Niels Deeke e pelo qual  nutria grande estima e onde residiu até partir - no 16 de novembro de 2013.
Niels Deeke em sua residência - no Salto Weissbach - Blumenau.
O bairro vem perdendo muito de suas características naturais e históricas, através das ocupações irregulares às margens do Rio Itajaí Açu - ANEA - em áreas de proteção e também a partir de construções de grandes galpões. É uma região quase plana, onde não há inundações a partir de enxurradas ou enchentes, em função de sua localização acima da represa do Salto.
Represa do Salto.
A Rua Bahia, asfaltada na década de 90 do século XX, teve sua pavimentação asfáltica, quase nova, danifica durante as obras da instalação de gás e nunca mais teve a mesma qualidade de suas quatro pistas originais, também não aproveitadas em sua total extensão. Em partes da rodovia, quase uma armadilha, pode sumir duas pistas,  assustando os motoristas mais desavisados.
Com o tempo, vamos completando esta postagem com outras informações histórica e inerente ao bairro no período presente.
Agora...?
As imagens comunicam...
















Equipamentos Urbanos

Festa na igreja - Tradição


A Comunidade Evangélica em Salto Weissbach pertence à Paróquia de Badenfurt, em Blumenau e tem 84 anos de história.
A Comunidade em Salto Weissbach teve início dentro de um grupo de 27 famílias que se reuniam no antigo Salão Lindner. O templo foi dedicado em 1932. Em 1962 a Comunidade passou a fazer parte da Paróquia Evangélica de Badenfurt – bairro localizado do outro lado do grande Rio Itajaí Açu e o primeiro núcleo que surgiu na margem esquerda depois do Statdplatz da Colônia Blumenau
Quando a igreja foi construída e dedicada, a Comunidade Luterana de Indaial presenteou a comunidade com dois castiçais e um crucifixo para o altar.

Comunidade Evangélica em Salto Weissbach.
Próximo a Igreja Luterana de Salto Weissbach.

Próximo a Igreja Luterana de Salto Weissbach.

Afluente do Rio Itajaí Açú - que tem nascente dentro do  bairro de Salto Weissbach, como também, muitos outros, se encontra em estado sanitário ruim. O bairro, que até bem pouco tempo apresentava características rurais, atualmente convive com problemas de infraestrutura. O Plano Diretor permite a verticalização. As novas construções e o adensamento são uma realidade presente em seus espaços. A pergunta é: A Infraestrutura está sendo adequada à nova realidade? Qual o impacto na paisagem? Está havendo um Planejamento à curto, médio e longo prazos? 

Próximo a Igreja Luterana de Salto Weissbach.

Curiosidades...

Fotografias em 11 de fevereiro de 2021

Residencia do Primeiro Agende Ferroviário da EFSC - Estação de Salto Weissbach, Rudolf Sprengel.

Rua Bahia. Arquitetura remanescente de outros períodos de história.



















Antigo Comercial Sprengel - Foto de 2021






9 comentários:

  1. Muito legal Nasci no Bairro Salto Weissbach.
    Coleciono moedas e documentos antigos tenho documentos Assinados por Otto Sprengel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não parece e muitos desconhecem tal fato. Mas Salto Weissbach é rico em dados da história local e regional. Muitos dos principais personagens históricos da primeira década da Colõnia Blumenau, ou passaram , ou residiram nessa nucleação urbana, que se desenvolveu mais ainda, com a presença da estação ferroviária, cujo um dos personagens foi Otto Sprengel.Parabéns! se quiseres contribuir para o enriquecimento da postagem, fotografe com seu celular e nos encaminhe via e mail - com seu nome direitinho. Seria muito bom contar com mais esse dado. Abraços.

      Excluir
  2. Permita-me comentar a foto da "Casa do Guarda-chaves" na verdade era a casa do Agente de Estação. Meu Pai era Agente na Estação de Salto Weissbach e morávamos nesta casa que ficava proximo ao rio. Havia sempre uma canoa ao descer da porta da cozinha. Década de 50. Depois fomos morar em Indaial.

    ResponderExcluir
  3. Que rico comentário!
    Grata pelas informações distintas daquelas que tomei de um pesquisador renomado sobre o assunto e de publicações no jornal. Quem sabe temos novas informações. Ajustarei quando sobrar um tempo, tão escaço no momento presente. Abraço grande e parabéns pela história de sua família. Deixemos aqui o registro e em brave ajustaremos...:)

    ResponderExcluir
  4. Qual nome da escola particular e onde ficava no bairro salto? Ao qual ele foi professor, nome da rua ?

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde! Gostaria de saber se o Sr. August Muller é o senhor que aparece na foto da escola (acima).

    ResponderExcluir
  6. Thanks for sharing a great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about 4movierulz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm glad you liked it. Thank you for sending your feedback. It is a pleasure to share our research. Greetings from Blumenau - Brazil.

      Excluir
  7. Thank you so much for your words and it makes us happy that the information is useful to you. I will continue, because this accomplishes me a lot and makes me happy, sharing research.
    Greetings from Blumenau, Santa Catarina, Brazil.

    ResponderExcluir