sexta-feira, 17 de abril de 2015

Correspondência de Hermann Wanderburg - Subdelegado de Polícia - 1868

 Hermann Wanderburg - Diretor Interino da
Colônia Blumenau, durante  ausência do  
Hermann Blumenau e depois  foi o segundo
 Diretor da Colônia  Blumenau  de maneira definitiva.
Correspondência do Diretor Interino da Colônia Blumenau - Hermann Wanderburg à Presidência da Província de Santa Catarina - cidade de Nossa senhora do Desterro (Atual Florianópolis) em 1868. A correspondência foi encontrado no Setor de Documentos raros da Biblioteca Central da UFSC, onde o original se encontra arquivado.
Jean Batiste Debret (1768-1848) - Vista de Desterro a partir do Hospital no ano de 1827
Aquarela 37 - 10,5 cm
Fonte: Debret, J. - B. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Paris: R. de Castro Maya, 1954, prancha 70.


Transcrição da Correspondência
N° 48
Colônia Blumenau, 4 de Outubro de 1868 

Illmo e Exmo Sr.

No anno de 1850, parte sob proposta do Sr. Dr. Hermann Blumenau, nomeado para o distrito desta Colonia hum subdelegado de Policia e seis suplentes. Tendo depois de terem servido huma serie de annos, o primeiro como também quatro dos suplentes pedido e recebido a sua demissão acha-se já há tempo este destricto sem as autoridades policiais legais, funcionando somente a 3° e 5° suplente dos quais hum está muitas vezes ausente em negócios e o outro quase nada entende do idioma do Paiz.
Bem que a moralidade n´esta Colonia felizmente He tal que muito raras vezes se comettem crimes ou graves faltas contra a Lei, contudo torna-se impreterível huma autoridade policial n´huma população de 1500 almas e que pode chegar até o fim do ano a 5000 almas.
Permitto-me por isso rogar a V°. Exma. Queira mandar que o pessoal da autoridade policial n´este distrito seja complementado e propor a V°. Exma. As pessoas, que me parecem as mais próprias.

Subdelegado: Carlos Guilherme Friendenwich.
1° Supplente: Edoardo Schdrack.
2° dito: Otto Stutzer.
4° dito: Bernardo Kmoblauch.
6° dito: Carlos Friendenreich

Como já tinha a honra de mencionar -----não ------- e 3° e 5° Supplente e por isso não proponho outras pessoas em lugar d´elles. 
Mais permitte-me de observar que He de urgente necessidade de por ao menos dois permanentes à disposição do Subdelegado de Polícia para a execução devida de suas ordens e para lhe facilitar o seu cargo já tão oneroso e quase sem proveito algum nas Colonias, sendo alem d´isso incompatível cm a dignidade de hum Subdelegado de Polícia se elle mesmo por caso pôr mão em sujeitos pertubadores do socego público. 
O Ilmo. Carlos Guilherme Friedenreinch que servirá seis annos como Subdelegado n´esta Colonia e a quem propuz de novo a V°. Exma. Para este cargo, por ser no meu parecer por ora a única pessoa idone, declarou francamente de não querer servir de Subtenente sem o auxílio de permanentes a sua disposição. 
He verdade que n´huma Colonia a força moral do Director e dos mais empregados pode influir muito na moralidade dos habitantes, huma população porem de 5000 almas, e que aumenta de anno em anno, sequer além da influencia moral o sujeito da Lei, que nunca pode ser mantido sem o necessário poder executivo. 
Rogo por isso a V° Exma. Tão respeitosamente como urgentemente V° Exma. Queira benignamente interceder para que sejão postos a disposição e as ordens da Subdelegacia de Polícia d´este districto dois permanentes com vencimentos que se hão de pagar ou pela Província ou por esta Directoria, alinhados no orçamento das despezas d´esta Colonia.

Deos Guarde a V° Exa. Illmo. Exmo. Sr. Carlos de Cerqueira Pinto

Dgmo. Vice Presidente da Província 
Etc. etc. etc. 
Director interino
H. Wanderburg

Colônia Blumenau 1868 - com 1500 almas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário