sexta-feira, 24 de abril de 2015

Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2

Mais uma das correspondências oficiais do Sr. Blumenau à Presidência da Província de Santa Catarina, na qual se diz estar doente. A carta data do ano de 1882.
Fotografia do documento original localizado no Setor de documentos raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Observamos que a letra do texto da carta , não é a letra do Sr. Blumenau. Ele somente assinou a missiva.

Transcrição
Blumenau, 13 de março de 1882.

Ilmo. e Exmo. Sr.

Tendo a honra d´apresentar a Va. Sa. o incluso  Mappa estatístico sobre a Colonia, que foi o meu cargo e o anno, que acabou de findar, sinto que não estou no caso d´acompanhal-o logo com o relatório final, que me havia proposto ainda elaborar e apresentar. Infelizmente meu estado de saude foi nos últimos mezes e ainda hoje é tal e tão triste que não me foi possível dedicar me a qualquer trabalho intellectual algum tanto serio e aturado, devendo - eu sob taes circumstancias demorar tal serviço até que elle melhores.
Deos guarde a Va. Sa.

Ilmo e Exmo. Sr.
Dr. Joaquim Augusto de Livramento
Presidente d´esta Província
O ex Diretor
Dr. H. Blumenau
Era um hábito o envio do Quadro Estatístico
Sr. Hermann Blumenau
Sr. Hermann Blumenau, fundador de Blumenau, retornou para a Alemanha definitivamente no dia 15 de agosto de 1884. Viveu em Braunschweig - Baixa Saxônia, com a esposa - Sra. Bertha Blumenau. Faleceu no dia 03 de outubro de 1899.




Nenhum comentário:

Postar um comentário