terça-feira, 24 de março de 2015

Senhora Hilda Braun no Osterdorf - Blumenau

Recebemos a  ilustre visita da cidade de Domingos Martins - cidade do Espírito Santos, situado há 42 Km de Vitória - Meio leste brasileiro - da  Sra. Hilda Braun - descendente de  pomeranos que migraram para o Espírito Santo.


Antes de prosseguirmos, vamos conhecer um pouquinho da História de Domingos Martins.
Domingos Martins - ES

Domingos Martins foi fundado por um grupo de imigrantes pomeranos na segunda metade do século 19. O primeiro grupo de imigrantes chegou na região, aproximadamente no ano de 1847, quando fundaram uma colônia alemã no estado do Espírito Santo. Foram 39 famílias que chegaram. Destes, 23 eram católicos e 16 luteranas. Os primeiros alemães que chegarem ao Espírito Santo foram de  Hunsrück, oriundos da região entre os rios - Mosel e Rhein, então denominada de província prussiana do Rhein, no atual estado do Rheinland-Pfalz - mais precisamente das cidades de Koblenz, Lötzbeuren e Traben-Trarbach. Este grupo era formado por 163 pessoas.
As primeiras famílias eram: Bastian, Bohn, Chall, Christ, Degen, Effgen, Faller, Feiper, Flotinger, Franz, Gerhardt, Gilles, Hand, Ludwig, Marx, Mildenberger, Morjer, Rhein, Schmidt, Schneider, Stein, Stumm, Trarbach, Trenkbluth, Waiandt, Wahler e Velten.
Cada família recebeu do governo imperial brasileiro cerca de 50 hectares de terra para o cultivo e uma ajuda de custo por tempo determinado. Naturalmente os católicos se aproximaram de Viana, cidade povoada por católicos açorianos, e lá frequentavam o comércio e a igreja local. Em 1852 a primeira igreja católica foi consagrada na vila de Santa Isabel e tinha como Padroeiro São Bonifácio.
As divergências religiosas fizeram com que as famílias luteranas subissem ainda mais a serra - para um local denominado de “Campinho” - atual cidade de Domingos Martins.
No local deram inicio a construção de uma igreja no final da década de 1850. Em 20 de maio de 1866, ainda sem torre, como ordenava a Constituição Brasileira, a igreja foi consagrada. Mais tarde, deram inicio a construção da torre, que apesar dos entraves do governo imperial foi concluída e inaugurada no dia 30 de janeiro de 1887. 
Campinhoberg
Vídeo

Contam que a igreja de Domingos Martins foi a primeira igreja protestante adornada com torre no Brasil. Descobrimos a pouco tempo e somente para ilustrar, que  a cidade catarinense, também fundada por pomeranos, Pomerode - neste tempo também possuía sua igreja adornada por torre, como ilustra a fotografia abaixo
Foto de 1871 - Igreja e escola de Testo Alto Pomerode.
Prosseguindo...

O primeiro grupo de pomeranos chegou à região em 1859. Chegou à Vitória no dia 28 de junho de 1859. Eram 117 imigrantes que haviam deixado o Heimat pelo porto de Hamburg. Assim como os Hunsrücker haviam feito 12 anos antes, subiram o rio Jucu em canoas até chegarem à região serrana, onde receberam terras em Santa Leopoldina, atualmente Santa Maria de Jetibá.
Neste final de semana recebemos a figura ilustre de Domingos Martins - Sra. Hilda Braun. Personalidade local ligada a cultura e a história da cidade.
Conhecemos a Sra. Hilda Braun no XII CAAL - Encontros das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - na Cidade de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul. 
"Hilda Braun é uma grande referência para quem quer conhecer a cultura germânica no Espírito Santo. Ela une dedicação e inteligência para manter viva a cultura local além de repassar o conhecimento adquirido em suas vivências!" Tatiane Jubelini
Sra Hilda Braun e Sr. André Kuster - XII CAAL

Neste momento, a Sra. Hilda apresentou-nos, a partir de imagens, edificações enxaimel destes primeiros imigrantes no Espírito Santo. Tipologias muito diferentes das edificações enxaimel construído pelos pomeranos que vieram para o Vale do Itajaí. Fato curioso que requer um estudo apurado. 

Um pouco mais sobre - a partir das imagens 
Exposição de fotos de casas típicas de Colonos do Espírito Santo
XII CAAL - Nova Própoles RS - 28 de setembro de 2014
Sr. Beno Heumann, Sra. Margaret Haas, Sr. André Kuster, Sra. Hilda Braun, Sra. Lissi Bender, Sra.AngelinaWittmann, Cônsul - Sr. Robert Strnadl, Sr. Ovídio Hillerbrand, Sra. Verônica Kühle, ?, Sr. Silvio Rockenbach



Foi uma agradável surpresa conhecer esta amostra fotográfica organizada pela Sra. Hilda  Braun, apresentando um acervo de grande número de edificações dos imigrantes alemães no Espírito Santo. Entre as quais, algumas evidenciam a integração cultural através da técnica construtiva - enxaimel e da técnica adotada pelo caboclo brasileiro que, por sua vez, era resultado do encontro cultural indígena português. É curioso observar a maneira de "morar" dos primeiros imigrantes daquela região e da região do Vale do Itajaí, cujas origens são praticamente as mesmas, na Europa. 
Imagens da Sra. Hilda na Vila Germânica - Blumenau

Visitando Blumenau no último final de semana - dias  21 e 22 de março,  Sra. Hilda conheceu o Osterdorf - Vila Germânica - em Blumenau - durante sua rápida passagem na cidade.



























Arquitetura da cidade e hábitos culturais...
Parte da identidade local!



Nenhum comentário:

Postar um comentário