quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Fluss Haus - São Martinho

Ontem recebemos visitas que comentaram sobre um local da cidade de São Martinho - Sul do Estado que tinham acabado de visitar - Fluss Haus. 

A história deste local  é uma história de uma família de descendentes alemães do sul de Santa Catarina.
A cidade de São Martinho, também é conhecida pelas exuberantes paisagens naturais.
Vamos conhecer um pouco da história do Flus Haus - A Casa do Rio.
Tudo teve início com o casal de descendentes de imigrantes alemães que trabalhavam na agricultura na área rural de São Martinho. Diante de algumas dificuldades e sem a pretensão de deixar a propriedade rural herdada, resolveram comercializar doces e pães - cujas receitas eram receitas de família, feitas com o capricho de uma Oma. 
O casal Sr. Lindomar Luiz Feuser e sua esposa Salete Heidemann Feuser, em 1996, colocam literalmente a mão na  massa e iniciam uma produção artesanal de pães, roscas, docinhos decorados, de receitas vindas da Alemanha, junto com seus antepassados. 

Nos primeiros tempos vendiam os produtos de porta em porta, como o faziam também, os imigrantes alemães de algumas empresas familiares na Colônia Blumenau - atual Vale do Itajaí, como por exemplo - os irmãos Hering.
Primeira Firma dos Irmãos Hering - Vendiam sua produção 
de porta em porta - Blumenau - final do século 19
O local onde a família residia era muito bem cuidado e a natureza valorizada. Oportunizaram a presença de um rio que foi desviado pelo Sr. Feuser pai, para a criação de peixes. O local recebia visitas de pessoas para apreciar o local natural. Resolveram instalar um posto de venda dos pães e doces junto a esta estrutura. O local, junto ao rio, foi o responsável pelo nome - Fluss Haus - Casa do Rio, nome dos doces e produtos feito no local.

Em 2006, foi construída uma fábrica artesanal atendendo os padrões da vigilância sanitária com foco na qualidade, sabor e beleza dos produtos  finais.
Os doces são conhecidos em todos os estados do sul do Brasil, São Paulo e Minas Gerais. O segredo é a receita de família, vinda da Alemanha.
A propriedade não perdeu as características de propriedade rural. Continua com o pomar, de onde são colhidas as frutas para a produção de doces e geleias, também obedecendo a receita de família. São servidos no Café Colonial e também comercializadas.


































A Loja











Os idealizadores contando a história de Fluss Haus - Vídeo


Atualmente o Fluss Haus recebe em média 15 mil pessoas por mês e seu quadro de funcionários é formado por aproximadamente 90 funcionários fixos.
Os seus idealizadores estão satisfeitos, porque além de levar as receitas e a tradição de família, apresentam um pouco de São Martinho para o Brasil, sem precisar sair do campo e mantendo as tradições. 
Na propriedade há um Biergarten - espaço destinado para beber uma Bier, servido com garçons vestidos a caráter.

Localização

Estrada Geral Vargem do Cedro - São Martinho - SC Telefone: (48)3053-4698





.

















Sehr schön und sehr lecker!
Muito lindo e muito gostoso!












Nenhum comentário:

Postar um comentário