sábado, 10 de janeiro de 2015

Restrospectiva 2014 - 4º Trimestre

Meses: Outubro - Novembro - Dezembro
Clicar sobre - para acessar as postagens...

► Outubro (54)
► Novembro (43)
Dezembro (45)

Outubro  - Para acesso - clicar sobre títulos



















10.1 - Egon A. Schaeffer
É com grande satisfação e alegria que acusamos a presença do Sr. Egon A. Schaeffer entre os seguidores deste Blog.

10.2 - Parte 3 - XII CAAL - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
Sr. Gilberto, o Cônsul alemão Sr. Robert Strnadl e Sra. Verônica Kühle
Antes de darmos prosseguimento às apresentações dos melhores momentos do 4° dia do XII CAAL - Nova Petrópolis, você que ainda não acessou as postagens Parte 1 Parte 2, poderá fazê-lo antes de ler e ver as imagens desta Parte 3.

10.3 - Dia da Língua Alemã - Dia da Unidade Alemã - Tag der Deutschen Einheit

Hoje, dia 3 de outubro, é o dia que é comemorado dia da língua alemã, no Brasil. Língua - um dos elementos que mantem viva a tradição e a cultura que são praticadas distante da Alemanha, na cidade e região, país de onde veio, e ainda vem, muitos imigrantes.
Nesta mesma data, dia 3 de outubro, na Alemanha, é comorada  a data da Unidade Alemã - a reunificação das duas Alemanhas - Ocidental e Oriental - que aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, reflexo da queda do Muro de Berlim que aconteceu no dia 9 de novembro de 1989

10.4 - Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell de Ruhpolding

Faltam 5 dias para iniciar o Oktoberfest 2014. Para relembrar um momento do último Oktoberfest - 2013.
Banda alemã Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell de Ruhpolding fez sua primeira apresentação no 30º Oktoberfest Blumenau na noite do dia 8 de outubro e no dia 9 fizemos algumas imagens de sua apresentação, que encantou a todos os presentes no Biergarten da Vila Germânica. 

10.5 - Parte 4 - XII CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina
Sr. Beno Heumann, Sra. Margaret Haas, Sr. André Kuster, Sra. Hilda Braun, Sra. Lissi Bender, Sra.AngelinaWittmann, Cônsul - Sr. Robert Strnadl, Sr. Ovídio Hillerbrand, Sra. Verônica Kühle, ?, Sr. Silvio Rockenbach - Dia 28 de setembro -  antes da palestra da Sra. Lissi Bender
Dando prosseguimento às atividades do XII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - CAAL, abordamos as atividade ocorridas no último dia do evento - dia 28 de setembro de 2014. O Programa contemplava o início de suas atividades a partir da 9:00h, com a palestra da Professora Sra. Lissi Bender Azambuja, que dissertou sobre os "Rastros da presença da cultura alemã em Santa Cruz do Sul". 

10.6 - Museu dos Trajes Folclóricos - Nova Petrópolis RS

Nesta Vila, além do bosque, do lago, caminhos, edificações com funções da época munidas de um acervo grande de peças e objetos de outrora, resgatando uma comunidade histórica.
Em uma destas edificações, foi nos apresentado pelo Sr. Beno Heumann, um lindo acervo de trajes folclóricos.

10.7 - 84° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí
Piçarras SC
Liga Recreativa do Vale do Itajaí  promoveu o 84º Encontro de Corais no dia  04 de outubro - sábado último - na cidade de Piçarras SC.

10.8 - Rio do Sul nas palavras do Colonizador
Braço do Sul - Atual Rio do Sul
Foto - Arquivo Histórico de Rio do Sul
Nas primeiras o décadas de Colônia Blumenau, sua extensão territorial chegava até o Alto Vale do Itajaí e um de seus núcleos mais prósperos - Braço do Sul - depois Bella Alliança (Distrito) e então, a atual Rio do Sul.

10.9 - A noite do Primeiro desfile e sangria do primeiro barril de chope
Esposa do maestro e filha do presidente do Coro Masculino Liederkranz
No dia 8 de outubro de 2014 iniciou a programação oficial do  31º Oktoberfest de Blumenau. Estivemos no Desfile Oficial que iniciou exatamente as 19:30h e depois rumamos para o oComplexo da Vila Germânica, onde aconteceu a sangria do primeiro barril de chope, com a presença de um grande público e autoridades locais e convidadas - Entre elas o  Sr. Stefan Traumann Cônsul Geral da Alemanha - que conhecemos no XII Encontro de Comunidade de Língua Alemã - CAAL, em Nova Petrópolis

10.10 - Momentos - Primeiro Encontro dos Velhos Camaradas no 31° Oktoberfest

Como já publicado em postagem anterior, o primeiro Encontro do Velhos Camaradas - Show apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e a BandaKleinen Musikanten -  aconteceu já na abertura da 31° Oktoberfest de Blumenau - no dia 8 de outubro de 2014.

10.11- Visita do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen - Rolândia
Tivemos o prazer de receber e conhecer os integrantes do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen de Rolândia - Paraná. Conhecíamos seu Coordenador, Sr. Roland Kronenberg - a partir de trocas de idéias sobre a cultura - Facebook. No início da tarde  de sábado do dia 11 de outubro, visitaram o Museu Hering, no bairro Bom Retiro. Também prestigiaram o Oktoberfest Blumenau, na última sexta feira e depois da visita ao museu dirigiram se para a rua XV de Novembro para assistir o segundo desfile oficial, neste sábado a partir das 16:00h. 

10.12 - Grupo Folclórico Pilger der Hoffnung - Espírito Santos
Após a apresentação no Oktoberfest Blumenau - 2014
O Grupo Folclórico Pilger der Hoffnung da cidade de Cariacica - ES, se apresentou no dia 11, sábado último durante a troca de bandas do palco do Biergarten - Oktoberfest Blumenau 2014. 

10.13 - Golden Moment - Oktoberfest Blumenau 2014
Durante o Show dos Velhos Camaradas - apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e a Banda Kneipenmusikanten, houve um momento especial, onde o jovem violinista Jairo Adriano, que a pedido do maestro Sr. José Carlos Oeschler, fez parte do solo no meio da platéia presente no Biergarten, na noite do dia 11 de outubro - sábado último e mais os 4 coralistas que o acompanhariam no sapateado. Acompanhamos o quinteto que realizou a integração com o grande público presente, sem ensaio, para registrar este momento da festa.

10.14 - Grupo Folclórico Badenfurt - Museu Hering - Oktoberfest 2014

Parte das programações do período do Oktoberfest Blumenau, ocorre apresentações dos grupos folclóricos em pontos de visitação da cidade de Blumenau.
Como por exemplo aconteceu, na manhã de sábado do dia 11 de outubro - último sábado, quando parte do Grupo Folclórico de Badenfurt - um dos 19 grupos integrantes da Associação dos Grupos Folclóricos do Médio Vale do Itajaí -  AFG - se apresentou no tablado externo doMuseu Hering.

10.15 - Momentos - 2° Apresentação do Show dos Velhos Camaradas

O Segundo Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2014, aconteceu no último dia 11 de outubro de 2014 no palco do Biegarten da Vila Germânica. O Show é feito pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e pela Banda Kneipenmusikanten. O maestro - Sr. José Carlos Oeschler.
Banda e cantores subiram no palco, cantando Alten Kameraden, às  21:30h.

10.16 - Jäger Volkstanzgruppe - Oktoberfest Blumenau 2014
Conhecemos Jäger Volkstanzgruppe no Encontro internacional de Grupos Folclóricos de Pomerode, durante a Festa Pomerana de 2011 e depois o reencontramos na edição de 2012. Momentos que registramos. 
Mais tarde mantivemos contato - via redes sociais. Quando soubemos de sua apresentação, no dia 11 de outubro no Oktoberfest Blumenau 2014, fizemos questão de reencontrá-los, assisti-los e registrar.

10.17 - Emil Odebrecht e os Caminhos ligando Blumenau ao litoral

O caminho da sede da colônia para a vila e porto de Itajaí, com cerca de 10 léguas foi terminado. Era, entretanto, como bem se pode imaginar, pouco menos que uma picada aberta pela margem direita do Itajaí-Açu, com pontilhões muito primitivos, com estivados e desvios a cada passo.

10.18 - Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Luzerna - Oktoberfest Blumenau 2014
No último dia 18 de outubro, as 21:00h se apresentou no tablado do Biergarten - Setor 4 da Vila Germânica - Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Luzerna ligado à Associação Cultural Germânica Heinrich Hacker da cidade de Luzerna SC.

10.19 - Como se torce para um time de futebol na Alemanha

O espaço é muito bem estruturado e munido de bons equipamentos.
Coincidentemente acabamos de receber estas imagens do Sr. Ullrich Hess de Rödelsee - Unterfranken - Norte da Baviera, mostrando exatamente isto. Desde quando chega no saguão do clube, onde está seus adereços de torcedor do Beyern, como a maioria na região da Baviera o são, e no salão, encontra os amigos para assistir uma partida de futebol do seu time. 
Do nosso time: Beyern de Munique.

10. 20 - Momentos - 3° Apresentação do Show dos Velhos Camaradas

O terceiro Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2014, aconteceu no dia 18 de outubro de 2014 - segundo sábado de Oktoberfest. Aconteceu no palco do Biegarten da Vila Germânica - Setor 4. O Show é feito pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e pela Banda Kneipenmusikanten. 

10.21 - Solo de violino de Jairo Adriano - Show dos Velhos Velhos Camaradas
Violinista Jairo Adriano
Uma das atrações do Oktoberfest Blumenau 2014 é o Show dos Velhos Camaradas, promovido pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e pela Banda Kneipenmusikanten e dentro deste, na edição de 2014, um dos destaques é a apresentação do solo de violino.

No meio de atividades de trabalho, ouvimos a melodia conhecida do Blasmusik. Munidos de câmara fotográfica, seguimos o som.
Aniversário do Sr. Hans Mayer, cuja empresa é vizinha. Esperamos que os amigos da Banda Deggendorf Stadlmusikanten tenham observado o Ipê amarelo que encontramos logo na entrada da empresa do Sr. Mayer, uma das árvores da Mata Atlântica.

10.23 - Momentos - 5° Apresentação do Show dos Velhos Camaradas
A quinta apresentação do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2014, aconteceu no dia 22 de outubro de 2014 - última quarta feira. Aconteceu no palco do Biegarten da Vila Germânica - Setor 4. O Show é feito pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e pela Banda Kneipenmusikanten. Não pudemos assistir e registrar a 4° apresentação, que diferentemente das demais aconteceu no palco do Setor 1 da Vila Germânica.

10.24 - Desfiles de Cavalos de Thiersee - Leonhardiritt em Thiersee
Leonharddifahrt ou Leonhardiritt é uma procissão à cavalo que faz parte da tradição do Sul da Alemanha e da Áustria. O que iniciou com uma promessa em 1707, diz um Site sobre o evento, é atualmente uma dos eventos mais bonitos e tradicionais da região do Tirol. 

10.25 - Momentos - 6° Apresentação do Show dos Velhos Camaradas

A sexta apresentação do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau 2014, aconteceu no dia 24 de outubro de 2014 - última sexta feira. Aconteceu no palco do Biegarten da Vila Germânica - Setor 4. O Show é feito pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau e pela Banda Kneipenmusikanten. 

10.26 - Die Echterdinger - Oktoberfest Blumenau 2014
Uma das bandas da Alemanha que tocaram no Oktoberfest Blumenau 2014 foi a Die Echterdinger  ou Musikverein Echterdinger . 

10. 27 - Rödelsee e Sr Ullrich Hess encaminham cumprimentos
Acabamos de receber, via comunicação eletrônica, cumprimentos da cidade de Rödelsee, situada ao norte do estado da Baviera - Sul da Alemanha, à nova realeza do Oktoberfest Blumenau 2014 -  eleita no último dia 26 de outubro - último domingo. Sr. Hess nos incubiu de repassar sua palavras às Princesas e Rainha do Oktoberfest Blumenau 2015.

10.28 - Deggendorfer Stadl Musikanten Oktoberfest - Blumenau 2014

Em 2014, foi 5° edição da festa que participaram. Alguns músicos vieram pela primeira vez neste ano, como é o caso da vocalista, Maria Wiethaler de München, que emprestou sua voz, junto com a de Alexander Peter, durantes as interpretações das tradicionais canções da Bavária.
Oktoberfest Blumenau 2014 - Foto de Andreas Stich
10.29 - Grupo Folclórico Badenfurt - Oktoberfest Blumenau 2014

Registramo sua apresentação no Oktoberfest  do dia 22 de outubro, durante o horário de trocas de bandas no palco do Setor 4 - Biergarten da Vila Germânica.


Novembro  - Para acesso - clicar sobre títulos

No Oktoberfest Blumenau 2014 se apresentaram muitos grupos folclóricos alemães da cidade, e visitantes, não somente do estado de Santa Catarina, mas de outros estados. Os grupos se apresentaram nos mais variados horários, durante todos os dia da festa, sendo uma das principais atrações. Também, participaram de todos os desfiles na rua XV de Novembro, desfilando, como grupo ou,  participando do grande grupo que levou as bandeiras - um alegre e colorido grupo

11.2 - Últimos momentos - Oktoberfest Blumenau 2014 - Biergarten
Último dia do Oktoberfest Blumenau 2014 aconteceu no dia 26 de outubro - Hoje, já  parte da História dos Oktoberfest´s Blumenau.

11.3 - 11° Tanz in Blumenau - Encontro de Grupos Folclóricos


Após colocar o Caneco Oficial de volta na casa de Cristal - no Parque Vila Germânica - Blumenau organizou e retomou a organização do evento de dança  Tanz In Blumenau na sua 11° edição. Quem organizou a edição 2014 foi a AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí com o apoio da Secretaria de Turismo de Blumenau, Parque Vila Germânica, FURB e Cervejaria Das Bier.

11.4 - Poesia de um descendente de Pomerano - brasileiro
























Um poeta com sangue pomerano, pomerodense e que resgata, nas mais variadas formas, as tradições e memórias dos antepassados - os pomeranos.

11.5 - Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita
Belíssimo rendilhado feitos com o posicionamento dos tijolos,  criando bonitos adornos decorativos - Como usado ao norte da Alemanha



No domingo, durante a visita, conhecemos e conversamos com o Padre  residente  Otto Seidel - de 81 anos, que veio para o convento com 12 anos de idade. Atualmente está com 81 anos. Ele nos disse que participou dos trabalhos da construção das fundações das alas novas do Seminário. 

11.6 - Para ouvir e ver cantando - Heimatlos
Apresentamos mais uma canção no  "Ouvir e Ver cantando..." - Heimatlos.
Um clássico da música alemã de 1958 de autoria e interpretação de Freddy QuinnO nome verdadeiro do cantor, compositor e também ator era Franz Eugen Helmut Manfred Nidl. Freddy nasceu na cidade de Hardegg - na Áustria, no dia 27 de setembro de 1931. Fez grande sucesso, nas paradas durante as décadas de 50 e 60, na Alemanha Ocidental. Esta canção é um deste ssucessos.

11.7 - Muro de Berlin - Um pedaço da História de Berlin e da Humanidade

Esta semana a Alemanha e o Mundo comemoram 25 anos da Queda do Muro de Berlin.
Vamos destacar um pedaço desta  História de Berlin, já publicada anteriormente em outras postagens, mas neste momento, uma lembrança da história da  humanidade.
11.8 - Queda do Muro de Berlin - 25 anos - História e Comemorações

Muro de Berlin caiu na noite de quinta feira, dia 9 de novembro e na sexta feira, dia 10 de novembro de 1989, após mais de  28 anos de separação uma cidade de longa data e grande história - no dia de seu 750° aniversário - Berlin.
Foto-Kunstdruck: Norbert Michalke

11.9 - Carnaval de Colônia inicia hoje - Alemanha

Carnaval de Colônia, na Alemanha, começa oficialmente hoje, dia 11 de novembro, às 11h11 e só irá terminar na quarta-feira de cinzas de 2015.

11.10 - Fritz e Hermann - Dois Personagens da História de Santa Catarina
Tantos "Fritz´s" e tantos "Hermann´s" fizeram parte da construção das páginas da   historia do Vale do Itajaí antiga Colônia Blumenau e também, de outras colônias fundadas por alemães no Sul do Brasil

11.11 - Para ouvir e ver cantando - Zwei rehbraune Augen

Ursprung Buam
Zwei rehbraune Augen        

1.Ein blondgelockter junger Jäger,
Der kehrt in einem Wirtshaus ein.
Ein wunderschönes, zartes Mädel
Kredenzt ihm lächelnd dort den Wein.


11.12 - Margarida Scheltzke - Uma despedida por Alda Niemeyer

Quem, da geração mais antiga, praticantes e apreciadores da cultura alemã na cidade de Blumenau, não conheceu a Sra. Margarida Scheltzke?
Incansável, atuante, amiga presente e dona de uma alegria contagiante.
A Sra. Alda Niemeyer descreveu, motivada e intuída, os sentimentos que estavam em seu coração no momento da despedida de sua amiga de jornada.

11.13 - Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouco de sua História

O Bairro de Itoupava Seca - antigo Bairro Altona - sempre foi muito importante dentro na municipalidade e Colônia Blumenau a partir de sua história e localização. Historicamente, Itoupava Seca teve um período áureo, com a presença de grandes casas comerciais e industrias, como: Comercial Paul, Comercial Zallinger, Fábrica de Gaitas Hering, Eletro Aço Altona, Chocolate Sander, Bebidas Thonsen entre outros. 

11.14 - Uma voltinha em Balneário Camboriú e Laranjeiras
Nos dias 15 e 16 de novembro demos uma voltinha em Balneário Camboriú e Laranjeiras. Agradecemos, de forma muito especial, a família Setter. Observamos os reencantos naturais e também as paisagens. 
A partir do Parque Unipraias  vislumbramos paisagens exuberante e preservadas - atentos a sua fauna e flora. Paisagens - das quais pudemos observar a cidade litorânea adensada de outro ângulo. 

11.15 - Natal - Sua origem Histórica

Natal comemorado no dia 25 de dezembro, não é comemorada nesta data, em todos  os países do mundo. Em alguns países (eslavos e ortodoxos) é comemorado no dia 7 de janeiro
Foi fixada a data de 25 de dezembro para comemorar o Natal, por coincidir com o solstício de inverno e com as festividades pagãs romanas, povo que dominou boa parte do território europeu. Parte deste território, estavam regiões da atual Alemanha que recebeu grande contribuição cultural deste povo, principalmente, no sudoeste de seu território atual. Cultura, que depois de se tornar cristã, converteu muitos dos povos - denominado pagãos, também neste país, de sul a norte.

11.16 - Slavko Avsenik - Biografia
Sr. Slavko Avsenik
Sr. Slavko Avsenik é um esloveno de nascimento, compositor, músico e cantor de músicas folclóricas - Volksmusik, com predominância eslovena. Toca com maestria harmônica. Fez e faz sucesso muito além dos  limites da Eslovênia - seu país. É ouvido, e tornou-se uma referência de seu estilo musical, em toda a Europa e América. 

11.17 - Uma despedida - Eugen Leitzke
Sr. Eugen Leitzke - Escrevendo uma dedicatória
Tivemos o privilegio e o prazer de participar do último Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina XII CAAL - Nova Petrópolis e conhecer pessoas muito especiais. 
Momentos de reencontros intensos, de trocas de idéias sobre a História e a Cultura. Momentos mágicos e coordenados pelo acaso, sem ser o acaso. Sinapses dentro da eternidade a partir dos ciclos.

11.18 - Jacobshagen/Dobrzany - A cidade Natal de Emil Odebrecht
Jacobshagen - Dobrzany

Um dos principais personagens da História do Vale do Itajaí, Santa Catarina foi o Sr. Emil Odebrecht, ou Carl Wilhelm Emil Odebrecht. Quando chegou à Colônia Blumenau - em 1856, era denominado prussiano, pois ainda não existia o país Alemanha e nem a Polônia na configuração atual. A Alemanha, como estado surgiu em 1871 através de iniciativas militares e políticas do reino da Prússia e após as duas grandes guerras, a Polônia foi recriada.

11.19 - Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode


Tal como a cidade de Blumenau tem sua cidade co-irmã na Alemanha -(Clicar sobre) Weingarten, a cidade de Pomerode também a tem - Greifswald

11.20 - Para ouvir e ver cantando - Das Kufsteiner Lied
Das Kufsteiner Lied é uma das canções mais populares dos países de língua alemã. Foi composta pelo tirolês Sr. Karl Ganzer, em 1947. Foi gravada pelo cantor bávaro e de Jodel -Sr. Franzl Lang em 1968 e foi um dos maiores sucessos do Volksmusik. 

Dezembro - Para acesso - clicar sobre títulos
















12.1 - Plätzchen - Docinhos de Natal



Uma tradição natalina que veio junto com os antepassados para a Colônia Blumenau  são os "Docinhos de Natal" ou Plätzchen. Nos primeiros lares da Colônia e depois nos lares dos filhos e netos destes, faziam parte da festa natalina - os preparativos, que começavam no primeiro advento.

12.2 - Para ouvir e ver cantando - Sie liebt dich

A música é - Sie Liebet dich (Ela te ama) parte de um  lançamento da banda britânica The Beatles, que aconteceu no dia 5 de março de 1964. A letra da música é de autoria do alemão Sr. Camillo Felgen, que na época usava o pseudônimo de Jean Nicolas. Nos Estados Unidos a musica foi lançada no dia 21 de maio de 1964.

12.3 - Artigo da Revista de História - Biblioteca Nacional - Comentário e Análise - Alemães para toda Obra
Recebemos de presente uma edição da Revista - História da Biblioteca Nacional, cuja capa é:Alemães.
Após leitura do artigo de Capa, e nosso comentário que pode ser acessado, ao clicar sobre o linkCapa da Revista - História da Biblioteca Nacional, fizemos a leitura do Artigo -Alemães para toda a obra. Além de disponibilizar o vasto material de pesquisa compartilhando-o, faremos nossas interferências quando o assunto abordado sobre a história de nossa região e um pouco sobre o que conhecemos sobre a imigração alemã no Brasil.

12.4 - Perchta - Da Mitologia Germânica à tradição dos festejos
São Nicolau e Perchten


Outro dia, amigos da Baviera - Alemanha, postaram imagens de festividades que acontecem na região durante esta época, entre Natal e a Epifania e os participantes são denominados de Perchten - plural de Prechta.

12.5 - Carl Hoepcke - Uma personalidade da História Catarina

Sr. Hoepcke, nasceu em Striesa - território da Alemanha atual,  em  25 de junho de1844Striesa é uma localidade do Bairro de Freileben, cidade de Lebusa, pertencente à Comarca de Schlieben, Distrito de Elbe-Elster, no estado de Brandemburgo.

12.6 - O Caminho de Blumenau-Curitibanos - Segunda metade do Século XIX
Quando foi escolhido o local para assentar a sede da Colônia Blumenau, no último trecho navegável do Rio Itajaí Açu, já se tinha planos de abrir caminhos ligando esta sede - Stadtplatz a outras regiões do Estado e também dentro da própria colônia, bem como promover a intermodalidade através do rio e por caminhos dentro destes, como o caminho de ferro ou a Ferrovia - EFSC, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1909.
Inauguração do Primeiro trecho Ferroviário da EFSC em 1909

12.7 - Urban Sketchers - Chegou em Blumenau através do Grupo Freilicht Blumenau

Urban Sketchers chegou em Blumenau. 
O Projeto Urban Sketchers tem sua origem e inspiração  na prática que iniciou no século XIX - "En plein air" - expressão francesa que significa "ao ar livre". Pintores renomados impressionistas - século XIX, como Claud Monet, Camille Pissaro, Piere August Renoir e outros, utilizavam este método, com o uso de luz natural. Foram vanguarda na sua época e quebram paradigmas em um tempo, que a maioria das artes plásticas eram efetuadas em estúdio

12.8 - Nikolaus e suas outras representações - Uma tradição de Natal
Saint Nikolaus
Em todas as regiões  onde se fala a língua alemã, existem muitos tipos de  Homens que representam uma das figuras do Natal. Este fato está relacionado ao folclore local de cada região, o qual, nós sabemos, é bastante diversificado naAlemanha atual, por conta de sua história pretérita. A Alemanha tornou-se nação em 1871 e o cristianismo chegou à região e encampou muitas das festividades da antiga religião local, consideradas pagãs.














12.9 - Gustavo Hackländer - Biografia
Sr. Gustavo Hackländer
Hoje vamos conhecer um personagem quase anônimo que fez parte da História de Blumenau e participou de maneira ativa dos primeiros anos da Colônia Blumenau - Sr.Gustavo Hackländer - filho do casal de imigrantes alemães:  Sr. Guilherme e  Sra. Amalie Hackländer

12.10 - Wilberto Boos
Um amigo da cidade,
Um amigo dos amigos, 
Amigo de todos!
Um sorriso permanente
Um bom humor contagiante, 
Um idealista...
Que acreditava que poderia contribuir para um mundo melhor.
...E contribuía! E como contribuía...
Com ações concretas e superação!











12.11 - Pomerode - Localização e Igrejas históricas


Já conversamos sobre o núcleo urbano fundado por pomeranos na segunda metade do século XIX, no Vale do Testo. 
Em 1863, alguns colonos decidiram explorar a região do Vale do Testo. Quem estava neste grupo de pioneiros foi Sr. Ferdinando Hackhadt.

12.12 - Para ouvir e ver cantando - Tirol Tirol Tirol du bist mein Heimantland
Há  poucas informações sobre esta antiga música popular do Tirol assinada pelo Sr. J.P. Esteri  e texto, do Sr. A.. Zweigle - escrito antes  da Primeira Guerra Mundial. 
A canção era cantada pelos soldados saudosos da Pátria, quando estavam na guerra. Atualmente foi regravada pelo Sr. Engel aus Tirol.

12.13 - Udo Jürgens
Sr. Udo Jürgens
Sr. Udo Jürgen Bockelmann, cantor e compositor austríaco, nasceu no dia 30 de setembro de 1934 na cidadede Klagenfurt - capital de Caríntia. Faleceu no dia de hoje, com 80 anos. 

12.14 - Vanillekipferl - Parte da tradição de Natal
Deliciosamente macios e quebradiços – se forem bem feito, derretem na boca. No Brasil – é uma variação do "amanteigado".

12.15 - Natal na Comunidade - Itoupava Seca - Blumenau
Todos os anos, acontece o tradicional Culto de Natal na Igreja Martin Luther - Igreja Luterana de Itoupava Seca  - Blumenau, no qual se reúne a família, que se encontra em um dos doiscultos de Natal - Um, no idioma português e o outro, no idioma alemão. Não foi diferente neste último dia 24 de dezembro de 2014.

12.16 - Kulturverein - Die Colonie Blumenau - Cooperativismo
Porto fluvial de transporte de passageiros - Blumenau - Vapor Progresso
Último ponto de navegabilidade do Rio Itajaí Açu e estrategicamente o local do Stadplatz da Colônia Blumenau
Participamos do XII CAAL - Encontro Internacional das Comunidades da América Latina de Língua Alemã, na cidade de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul - no mês de setembro último. Durante uma  das palestras que assistíamos, ouvimos que a primeira cooperativa no Brasil, surgiu no Rio Grande do Sul no início do Século XX. Conversando com uma pessoa ligada àsCooperativas de Blumenau e ouvimos a mesma versão. Conhecíamos a história da fundação daColônia Blumenau e percebemos um equívoco. A primeira cooperativa no Brasil surgiu no  Vale do Itajaí, em 1863, e foi a própria Colônia Blumenau.

12.17 - Réveillon - comemoração do Ano Novo

As festividades de comemoração da passagem do Ano Novo são  muito antigas. Nasceu no seio do povo que inventou a escrita e a roda - berço da cultura ocidental: Mesopotâmia. Sua origem tem ligações com os rituais ligados à natureza, aos ciclos celestes e lunares e à agricultura. Ciclos - ligados a ideia do recomeço - como acontece, também nos dias atuais.

12.18 - Restrospectiva 2014 - 1º Trimestre

Clicar sobre - para acessar as postagens...
► Março (49)
► Fevereiro (51)
► Janeiro (71)

-----------------------
 Para acessar outros trimestres - Clicar sobre:  


Restrospectiva 2014 - 2º Trimestre
Restrospectiva 2014 - 3º Trimestre




Feliz 2015 a todos e muita PAZ em nosso Planeta!! 
Juízo aos Homens - seu maior predador!

Abraço fraterno de todos para todos!
Prosit!









Nenhum comentário:

Postar um comentário