domingo, 11 de janeiro de 2015

Local do Primeiro Escritório de Hermann Blumenau

 Hermann Blumenau



Hermann Blumenau, como fundador da Colônia Blumenau, após definir o local do Stadtplatz, junto ao último ponto navegável do grande Rio Itajaí Açú, também escolheu um local para trabalhar e montar seu escritório - de trabalho - para administrar a colônia agrícola - sua empresa. Escolheu o local da casa de Guilherme Friedenreich, o primeiro edifício de alvenaria construído na Colônia Blumenau. Este estava situado ao lado onde hoje está a atual Biblioteca Municipal Fritz Müller. 
Próximo a este local, também Herr Blumenau instalou a primeira casa comercial de Secos e Molhados para suprir com gêneros de primeira necessidade, os primeiros moradores da Colônia Blumenau e também, nas imediações, foi fundada uma escola.

Quando ocorreu o término das obras do Prédio da Administração da Colônia Blumenau - em setembro de 1877, o escritório de Hermann Blumenau foi transferido para ele, localizado em frente ao porto fluvial.





























A agressão que o local sofre a partir das ações e intervenções atuais, pautado no descaso e no desconhecimento da história. Para passar o transporte pública na rua das Palmeiras, junto a enxaiméis centenários daquela época, o poder público cortou uma das palmeira e mudou a curvatura do canteiro central.

Para ler mais sobre o assunto - Clicar sobre os título abaixo:
  1. Fritz e Hermann - Dois Personagens da História
  2. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
  3. Enxaimel e História na paisagem
  4. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  5. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  6. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  7. Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846 - S...
  8. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  9. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial



















Nenhum comentário:

Postar um comentário