sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Conversando ...O Traje da Realeza do Oktoberfest Blumenau

Candidatas Ao lugar de Rainha do Oktoberfest - 2012 - Foto Eraldo Schneider - Blog Feito Irmãs
Estudamos e apreciamos escrever sobre tradição, história e costumes de um povo,  além das cidades - o Espaço onde o homem vive, interage através desta tradiçãohistória  e  costumes. Sempre concluímos que nada sabemos e movidos  por este sentimento, vamos buscar mais sobre determinado assunto - a cultura praticada em Blumenau e região.
Nesta postagem comentamos conosco mesmos e compartilhamos estas reflexões, com intuito de avançarmos um pouco nas conclusões - tipo "pensando em voz alta". 

Acompanhemos ...


Realeza Oktoberfest Blumenau 2009
Foto: Blog Oktoberfest 2009
Já escrevemos sobre o traje folclórico, um dos quesitos pela gratuidade em algumas festas da Região e mesmo até alguns dias da Oktoberfest Blumenau - Inspirada na Oktoberfest de München - localizada no estado da Baviera, sul da Alemanha. 

Para acessar a postagem - Clicar Sobre:  
Trajes Usados ​​na Baviera .

Sempre nos inquietou o traje oficial  usado pelas realezas durante nos últimos 20 anos  de Oktoberfest de Blumenau - nem sempre foi assim. Predomina uma linguagem que lembra o traje da prenda da cultura gaúcha - com raras exceções, nada que lembrasse o traje usado na Baviera - terra do Oktoberfest. A cultura gaúcha é cultura maravilhosa que mantem seus seguidores alinhados às suas tradições, através do prazer de sua prática e naturalmente, com certa facilidade, até na Região do Vale do Itajaí, e também em outras regiões fundadas pelos imigrantes alemães ou austríacos (Treze Tílias, oeste do Estado de Santa Catarina e regiões da serra do Rio Grande do Sul). Muitos dos descendentes - filhos e netos dos imigrantes alemães e italianos vem sendo atraídos para os CTGs - Espaço tradicional das práticas da cultura gaúcha. Nestes espaços e dentro da tradição gaúcha, tocam canções com instrumentos musicais trazidos por estes imigrantes e a partir da integração cultural destes e imigrantes com outras  etnias que formaram a cultura no espaço, como: a indígena, espanhola, português, surgiu este cancioneiro e outras características - diferentes das culturas originais que o formaram A Antropologia explica este fenômeno. Também já escrevemos sobre a história das gaitas e harmônicas, instrumento que tem origem nesta cultura. 

Para acessar a postagem - Clicar Sobre:  ​​A História da Gaita e Harmonicas


Secretário de Turismo de
Blumenau - 1992 -  Antônio Pedro Nunes
Nem sempre foi assim, porque  quando o Oktoberfest Blumenau era organizada por Antônio Pedro Nunes, uma pessoa que, ao lado de Marga Holzmann Nunes, vivia organizando viagens de lazer para o sul da Alemanha, pois eram os proprietários da primeira agência de turismo do estado de Santa Catarina - Holzmann Turismo. 
Antônio Pedro Nunes conhecia muito bem a festa de München e outras festas em toda a região - que aconteciam e acontecem de maio a outubro - Nunes foi o responsável por materializar e organizar as primeiras oito Oktoberfest's Blumenau, nas quais, suas Rainhas vestiam-se adequadamente, como mostra a fotografia do repórter fotográfico Gilmar de Souza, publicada no caderno Oktobezeitung - caderno do jornal JSC - Rainha do Oktoberfest Blumenau 1990. 
Depois disso tentaram "inventar" e esqueceram que a tradição "não fica velha" e é atemporal. 
Também argumentaram que a realeza não usa avental. Ouvimos e lemos isso por aí - em Blumenauvocê também deve ter ouvido ou lido.
Vamos refletir sobre isso, na sequência.  
Maestro da Götz Buam  -  Zig  e a rainha do  Oktoberfest Blumenau 1992 - Suzane Timmermanns.
Foto de Gilmar de Souza - Oktoberzeitung
Continuando...
Oktoberfest de München
No momento que estamos organizando uma festa inspirada em outra festa já existente no sul da Alemanha - Como é caso do Oktoberfest, torna-se tudo mais fácil. Basta observar o que se faz por lá tradicionalmente por  séculos afim e quase sem grandes variações - até os dias atuais.
Será somente isto? Parece fácil!
Acontece que o  Oktoberfest de München não tem realeza - mas tem rainha da cerveja. É uma das diferenças que precisamos trabalhar ou pelo menos é isto que comentam aqui. Existem as realezas das festividades do Sul da Alemanha - que estão relacionadas à festa da colheita e produção do vinho - conhecidas  Weinprinzessinnen,  tem seus reinados adquiridos  às inúmeras Festas dos Vinhos - Weinfest , em todo o estado da Baviera
Algumas princesas Fazer Reunidas Vinho Na cidade de Kitzingen
Kitzinger Hofrat mit Weinprinzessinnen
Seus trajes são Dirndl  que - de acordo com uma amiga que reside na Baviera  e que gentilmente troca ideias conosco sobre estas questões - eram usados pelas camponesas e pelas empregadas e não pela realeza. Perguntamos se esta afirmativa não é uma observação recente dos chegantes ao Estado da Baviera, uma vez que observamos que representantes de todas as classes sociais da região fazem questão de vestir o traje em qualquer evento - desde missas, cerimonias oficiais, casamentos, etc - ou mesmo passeando. O que fez ser assim?
Conhecendo esta característica da região sul da Alemanha, a partir de nossas pesquisas, foi o que nos fez levar cinco trajes, durante nossa visita à região, em 2013
De onde surgiu este hábito e costume de usar o traje em vários ambientes  e situações neste estado do AlemãoO traje  é uma das características culturais locais de cada região da Alemanha e também da Europa. Há diferenças de um traje para o outro, até mesmo nos trajes camponeses. Na Baviera não é diferente.
O lado regionalista foi, e é, muito forte no sul da Alemanha, Tirol e Áustria. Semelhante com o acontece na cultura gaúcha,  dentro do cenário brasileiro, as pessoas sentem orgulho de sua história e tradições
Historicamente na Baviera - o  Rei Maximiliano II, através de um decreto, determinou que o traje bávaro  poderia ser usado em todos os ambientes sociais  e cerimônias por todas as pessoas, independentemente de seu nível social, statos e  local, dentro do estado bávaro e também fora dele. O Rei e os bávaros faziam questão de usar o traje bávaro  e, continuam fazendo questão disto, até os dias atuais.
Também na Áustria, o Imperador Franz Joseph, marido da Imperatriz Sissi, incentivou o uso do traje em todos os ambientes do reindad e por todos, indistintamente.
A Sra. Maria Von Trapp (Da história e do filme  Noviça Rebelde - Para ler sobrer - Clicar Sobre: ​​Die Familie Von Trapp ), mesmo depois de ir morar nos Estados Unidos, nunca deixou de usar seu traje - nos passeios e em casa.


Sra. Maria Von Trapp - Estados Unidos










Senhora que acabou de sair
 da missa - Ruhpolding















Encontramos na saída da missa dominical, em Ruhpolding -  Sul da Baviera muitas pessoas trajadas - inclusive a presença do avental. Achamos maravilhoso e fizemos uma registro fotográfico com uma senhora - ao lado  da Igreja - que veio conversar conosco.
Rei Maximiliano II trajado




















Também citamos a história da Imperatriz Sissi Elisabeth Amalie Eugenie -   nascida na Baviera, a qual foi reproduzida  no cinema, onde mostram-na como uma princesa vestida com o traje acompanhado de avental durante um passeio ao lado de seu pai.  Evidenciam muito bem no filme, o orgulho dos dois pela tradição bávara. Nas imagens abaixo, a princesa Sissi, interpretada pela atriz alemã Rommy Schneider, vestida com o traje característico. Observamos que também o príncipe herdeiro da Áustria - Franz Joseph - está devidamente trajado nas cenas do Filme - uma produção da metade da década de 50  do século 20. 
Cena do Filme - Sissi, com pai explorando a montanhas do sul da Baviera
devidamente 
trajados






























Para quem pensa que a realeza não usa traje -
 O Príncipe Luitpold e Albert da Baviera em um cartão de 1910.
Atualmente - Na Baviera - Tradição de todos ...
Jogadores do  Beyern de München
Jogador da Seleção alemã é sua família - Bastian Schweinsteiger















Cantora alemã Andrea Berg - Foto Facebook Oficial
Desfiles de moda - estilo  Oktoberfest - com avental
Face oficial  Oktoberfest München
Nossa experiência na Baviera - Realezas devidamente trajadas 
Grupo do CC 25 de Julho de Blumenau com algumas Princesas do Vinho - Recepção na Prefeitura de Kitzinger - O Secretário de Turismo - Sr. Walter.

À vontade com o traje - durante passeios na Baviera


Caminho que dá acesso ao palácio de Neuschwanstein
Para acessar a postagem - Clicar Sobre: 
​​Trachtenbewegung

Alguns Pontos:

A Festa de München não tem Realeza. É tradição e cultural o uso do Dirndl no estado da Baviera. Vestem o Dirndl, as princesas das varias festividades de Colheita e religiosas, como também, vestem os trajes Históricos, parte da História de cada localidade regional.


Hinderlanger Familie



A ideia existente de que a realeza não deva usar os trajes porque eram trajes de camponeses, pelo menos na Baviera, é equivocada.
É uma "Leitura latina" que surgiu a partir da cultura latina, onde a sociedade tinha e talvez, ainda tenha, suas classes sociais segregadas, principalmente dentro do  período escravocrata. Na época da escravidão, o trabalho braçal, em muitos locais do Brasil colônia, influência da cultura portuguesa e também, espanhola, era considerado inferior - e de certa maneira esta cultura persiste no meio colonizado por estes países que tinha a escravidão parte de sua sociedade por muito tempo. No estado da Baviera - estado com perfil agrícola muito  forte - a relação social com trabalho braçal e o pastoreio no campo tem outro enfoque.
Em breve aprofundaremos a  pesquisa sobre estas questões. 

 Pai, Mestre e Inspiração do músico Toni Bartl Jr. - Baviera - Alemanha



Também observamos uma confusão, aqui na região, quanto ao  uso de flores nos cabelos das damas, compondo com o seu traje. É ou não é correto? Tratando-se da região do Vale do Itajaí, é correto.














A grande maioria de dos imigrantes alemães que povoaram a região do Vale do Itajaí, são imigrantes oriundos da região do Báltico, norte da Alemanha. Nesta região - pomeranos - prussianos - Kaschubien e poloneses usam muitos adornos floreais, não somente em seus trajes bordados, mas também nos cabelos.

Algumas imagens dos trajes Kaschubien - Alemanha


Para acessar a postagem - Clicar Sobre: 
​​Traje Kaschubien

Na região do Vale do Itajaí e também em outras regiões brasileiras fundadas por imigrantes alemães - ocorre uma mistura dos vários estilos, cultura e tradições do território alemão - de diferentes tempos (Alemanha só passou a existir em 1871), gerando uma pequena confusão de identidade, pois não há o devido acompanhamento histórico.
Na Festa Pomerana, pode-se usar muitas flores no cabelo, através de apliques ou arcos floridos, pois a grande maioria de seus descendentes, são descendentes de Pomeranos
Já no  Oktoberfest Blumenau,  pode-se respeitar a originalidade dos trajes e as práticas da tradição do local onde aconteceu a primeira Oktoberfest - München - Baviera - Sul da Alemanha. 
Se nesta festa não existe realeza, que em nossa opinião, existia já na primeira edição da festa (surgiu para celebrar um casamento da Casa Real),  pelo menos a realeza do Oktoberfest Blumenau devem usar trajes semelhantes aos trajes das Weinprinzessinnen - Princesa do Vinho. Ou ainda, devem usar trajes semelhantes ao da Rainha da Cerveja da Baviera que abrilhantam seu Oktoberfest local, já eleita em 2015.
Marlene Speck - Rainha da Cerveja 2015 em 18 de maio de 2015
Postado em maio de 2015
Der Weinprinzessinnen Südlichen Weinstraße,
Julia Stieß (links) und Maren Schmitt.

Die bayerische Tracht steht den beiden: Markus Huttner und seine Christin
sind das der Prinzenpaar Münchner Wiesn und werden von OB Ude getraut.

Príncipe  e Princesa de München
Seguem Uma risca o Decreto baixado Cabelo Rei Maximiliano - Casamento com Traje Bávaro

Vamos continuar pesquisando para que tenhamos melhores e fidedignas conclusões, com o passar do Tempo.
Agradecemos  nossa correspondente "amiga" que reside na Baviera por suas importantes observações, as quais nos instigaram a buscar compreender o desenrolar da história e dos fatos através da ótica Antropológica. Aguardamos mais comentários e é através destes que vamos contribuindo com aqueles que estão ocupados em manter e resgatar a Tradições a partir de uma festa que acontece, também anualmente, na cidade de München
Abertura do Oktoberfest Blumenau 2014

Abertura do Oktoberfest Blumenau 2014

Oktoberfest München

Oktoberfest München













































-------------------
Maio de 2015
Apresentada a nova Rainha da Cerveja da Baviera


Foi eleita a nova Rainha da Cerveja 2015/2-16 . Marlene Speck foi eleita entre  66 candidatas, através de uma votação   on-line e por uma banca de jurados formada representantes  dos Setores de Gastronomia, Moda e Comunicações da Baviera . A nova Rainha da cerveja é estudante de Comunicação.  

Observem o traje da Rainha da Cerveja da Baviera de 2015/2016.





--------------------------
Dia 24 de maio de 2015

Acompanhamos o resultado da eleição Rainha da Cerveja da Baviera 2015/2016, no último dia 18 de maio, quando foi eleita e recebeu a coroa - Marlene Speck
Marlene foi eleita a partir da decisão de um corpo de jurados formado por representantes da área de turismo, cultura. entre os nomes dos jurados estava a Design brasileira de trajes - Sra. Elisa Berzaghi-Freymann.
No destaque - parte do juri do Concurso Rainha da cerveja de Bavária - Sra. Elisa Berzaghi Freymann
Marlene Speck
Conversamos com Marlene Speck, via mensagem eletrônica, sobre a tradição da festa bávara de Blumenau - Oktoberfest, como também, sobre as raízes de muitas famílias que vivem na cidade, região do Vale do Itajaí, Sul do Brasil e também em outras regiões do país. 
Gentilmente, a  Rainha da Cerveja da Baviera - Bayerische Bierkönigin 2015/2016  - Marlene Speck enviou algumas palavras aos brasileiros e comentou sobre  uma brasileira com coração bávaro que vive na Baviera e é uma empresária bem sucedida na alta costura de trajes bávaros - Dirdln. A Rainha da Cerveja da Baviera 2015/2016 contou que a empresária brasileira foi um dos membros do júri do tradicional concurso do qual foi eleita rainha.


A Mensagem da Bavária

Olá und Servus Brasil! 
Ich freue mich sehr, euch eine Nachricht als neue Bayerische Bierkönigin schreiben zu dürfen. Im nächsten Jahr werde ich das bayerische Bier und damit auch die bayerische Kultur vertreten und es wird bestimmt eine aufregende und tolle Zeit! Viele von euch in Brasilien haben eine Verbindung nach Deutschland und auch nach Bayern, die Ihr unter anderem auf dem Oktoberfest in Blumenau feiert. Es ist so schön zu sehen, dass die bayerische Lebensfreude und Gemütlichkeit auf der ganzen Welt gelebt wird. Ein tolles Beispiel der Beziehung zwischen Brasilien und Bayern ist die Münchner Dirndl-Designerin Elisa Berzaghi-Freymann. Sie hat brasilianische Wurzeln und ist gleichzeitig ein echtes "Münchner Kindl". Elisa ist sehr erfolgreich mit ihren wunderschönen Dirndl-Designs, die ich bereits schon am Finalabend der Wahl zur Bayerischen Bierkönigin tragen durfte. Ihr könnt euch ihre Werke hier anschauen: http://www.berzaghi-freymann.com 
Ich sende euch herzliche Grüße und finde es toll, dass euch das bayerische Bier und die bayerische Kultur so gut gefällt! 
Adeus, 
MarleneBayerische Bierkönigin 2015/2016
Tradução
Ola amigos do Brasil!
Estou muito feliz em poder lhes escrever uma mensagem como nova Rainha da Cerveja Bávara. No ano que vem eu vou representar a Cerveja Bávara e Cultura Bávara e, portanto, é um momento emocionante e muito bom!
Muitos de vocês, no Brasil tem uma ligação direta com a Alemanha e também com a Baviera, que também é celebrada, entre outras coisas, no Oktoberfest em Blumenau. É tão bom ver que a cultura da Baviera e seu ambiente acolhedor é vivido em todo o mundo. Um grande exemplo da relação entre Brasil e München da Baviera é a estilista de Dirndl - Elisa Berzaghi-Freymann. Ela tem raízes brasileiras e, ao mesmo tempo uma bávara autêntica. Elisa tem seus belos desenhos de Dirndl e trabalho reconhecidos a tal ponto que me foi permitido usar na final da eleição da Rainha da Cerveja Bávara um traje assinado por ela.
Você pode verificar seu trabalho neste endereço: http://www.berzaghi-freymann.com
Envio-lhes calorosas saudações e acho muito bom que você divulgue a  concurso da Rainha da Cerveja da Baviera e da cultura sua bávara! 
Até mais, Marlene.
Rainha da Cerveja da Baviera 2015/2016
Ficamos muito honrados em receber as palavras da Rainha da Cerveja da Baviera diante de sua beleza, alegria, simpatia e simplicidade. Desejamo-lhes um ótimo reinado. Nosso abraço amigo deste lado do atlântico aos amigos da Baviera.
O mandato do reinado de Marlene Speck, tem tudo para ser intenso, com eventos e programações ligados à cultura da Baviera a começar, pelas comemorações de 500 anos daBaviera Reinheitsgebot.
Staatsminister Helmut Brunner _Bayerische Bierkönigin 2015/ 2016 Marlene Speck

Elisa Berzaghi-Freymann


Na região do Vale do Itajaí, no Brasil,  há confusões sobre a real definição de um traje alemão - de passeio ou histórico - de acordo com as inúmeras regiões da Alemanha. Este assunto é uma das áreas do trabalho desenvolvido pela estilista brasileira -Elisa Berzaghi-Freymann.Muito bom conhecer o trabalho de uma brasileira, reconhecido pela qualidade, na cidade de München, um dos estados mais tradicionais da Alemanha.
Observando a página na WEB do Site de Elisa, percebemos sua preocupação com a beleza e a originalidade dos trajes Dirndl. Destaca a longa história do traje de passeio e sua tradição no modo de vestir bávaro. Sua preocupação é, através de seu trabalho, efetuar releituras do trajes exclusivos, sem com isto, perder as características da tradição - oferecer opções sem descaracterizar o traje. Para isto, Sra. Elisa tira partido da composição de cores clássicas, com detalhes marcantes e fortes.
Sra. Elisa fundou sua empresa na cidade de München, em 2011. Estudou design de moda na escola ESMOD Anner. Seu trabalho foi logo aceito pelo público alvo. Em 2012, sua marca já era conhecida. Berzaghi & Freymann e partir de produz coleções prontas que levam o selo "Made in Germany" para outros países. Tecidos e apliques são oriundos, principalmente da Áustria.
A linha exclusiva é o carro chefe da empresa. Todos os vestidos de alta costura são bordados à mão pela equipe de design de München. A empresa produz coleções exclusivas para Tradiconal München Clothier Lodenfrey. Também disponibilizam jóias artesanais para o traje diário. Brincos disponíveis em vários comprimentos. Sob pedido, fabricam jóias em ouro e prata.
Graças ao comentário das gentis palavras da nova Rainha da Cerveja da Baviera, conhecemos o trabalho desta brasileira, na tradicional cidade de München.

Traje assinados pela Sra. Elisa Berzaghi-Freymann









































Realeza Oktoberfest 2012 -  Fernanda Klaumann Barbosa -  Rainha, Mariane Klann - 1ª Princesa e Danieli Sutil Muniz - 2° Princesa - Traje indefinido

Traje da realeza do  Oktoberfest Blumenau 2015 - Tentando aplicar a identidade regional (Criada comercialmente por alguem) à uma festa que nasceu das tradições da Baviera repassadas de geração para geração - postado em 8 de outubro de 2015.

Tamiris Gallois Ficht foi a rainha da 32ª Oktoberfest - Malú de Oliveira - 1° Princesa e Daniela Cristina Spézia - a 2° - Princesa. Tentativa de com personalidade, no momento presente criar um traje característico, que se aproximou de fantasia, com colagens de pedaços do Dindl e dos trajes de prendas.
























Traje da realeza do  Oktoberfest Canadá 2015 - Em visita ao Oktoberfest Blumenau - Foto do dia 24 de outubro e postada no dia 25. Traje de acordo com o evento e festividades. Miss Oktoberfest Candá é Srta. Lindsai Kalbfleisch

















Dia 11 de Junho de 2017

Durante nossa visita a 31° Feirinha da Servidão Wollstein - ano de 2017, que acontece  sempre durante todo segundo domingo do mês em duas ruas centrais da cidade de Blumenau, conhecemos Olívia e seu trabalho com trajes. Ao percorrer e colher registros na feirinha nos deparamos com a modista/estilista Olivia Pereira, com a qual, trocamos algumas idéias sobre o traje das festas locais e como os usam no sul da Alemanha. 
Esclarecemos que ao divulgarmos essa troca de idéias não há interesse comercial, mas sim, cultural.

Para assistir a troca de idéias - clicar sobre a imagem:


A tradição é atemporal e é uma dos requisitos para consolidar a identidade local.


Ein Prosit!
Ein Prosit !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário