sábado, 20 de dezembro de 2014

Pomerode - Localização e Igrejas históricas

Já conversamos sobre o núcleo urbano fundado por pomeranos na segunda metade do século XIX, no Vale do Testo. 
Em 1863, alguns colonos decidiram explorar a região do Vale do Testo. Quem estava neste grupo de pioneiros foi  Ferdinand Ernst Friedrich Hackradt.
Hackhadt foi o sócio do Sr. Hermann Blumenau, na construção da Firma Blumenau & Hackradt - Firma particular de agricultura e indústria, cuja sociedade não vingou. Mas isto não impediu uma excursão de Ferdinand Ernst Friedrich Hackradt na região, explorando no ano de 1863 o Vale do Testo. Sr Blumenau, achou conveniente assentar os colonos pomeranos neste região com localização estratégica ente o Stadplatz de Blumenau e Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville, que segundo seu ponto de vista, favoreceria o comércio entre as duas colônias alemãs. A grande maioria dos imigrantes são, como já citado, da região do Mare Báltico - Pomerânia, origem do nome do cidade.

Para ler mais sobre - Clicar sobre os título a seguir:
Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode
Pomerode - Um pouco de história
Uma Volta em Pomerode
Etnia Kaschubien
"Alemão" de Pomerode


Igreja do Testo em dois tempos


A primeira igreja da Comunidade de Pomerode na área central - foi construída em 1884. Até então, os cultos eram realizados nas escola alemãs. A torre da igreja foi edificada em 1900 e tinha 35 metros de altura. O relógio foi instalado somente mais tarde. A torre recebeu três sinos em 1900.
Há bem pouco tempo foi encontrado um registro valioso comprovando que houve uma igreja bem mais antiga que esta na cidade de Pomerode. Trata-se da Igreja Luterana de Testo Alto, localizada na Rota do Enxaimel. Na fotografia abaixo, ainda tinha a torre provisória e data o ano de 1871. Ao seu lado, a escola alemã. Fotografia do acervo do Sr. Márcio Röck.

Igreja da Localidade do Testo Alto em 1871 - 1887  e foto atual
Foto - Marcos Röck - 1871
1887

Igreja Luterana de testo Alto



Nenhum comentário:

Postar um comentário