terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Nikolaus e suas outras representações - Uma tradição de Natal

Muitas vezes repetimos aquilo que nossos pais nos ensinaram e estes, o que seus pais lhes ensinaram. Muitas vezes, alguns o chamam de  Weihnachtsmann, outros, o chamam, mesmo de Papai Noel ou, de Nicolau - traduzido da palavra alemã - Nikolaus. 
A partir da cultura dos antepassados - quais as origens das diferentes expressões  do "Homem do Natal"
O avanço da tecnologia nos meios de comunicações construiu "pontes" e apresentou o Weihnachtsmann para todas as culturas, mas nem sempre foi assim.  Atualmente, o Weihnachtsmann e Papai Noel Americano são famosos e conhecidos até mesmo nos países orientais, onde o cristianismo, sequer existia até bem pouco tempo.

Para ler mais sobre - Clicar sobreNatal e sua origem

São Nicolau - Saint Nikolaus
Saint Nikolaus
Em todas as regiões  onde se fala a língua alemã, existem muitos tipos de  Homens que representam uma das figuras do Natal. Este fato está relacionado ao folclore local de cada região, o qual, nós sabemos, é bastante diversificado na Alemanha atual, por conta de sua história pretérita. A Alemanha tornou-se nação em 1871 e o cristianismo chegou à região e encampou muitas das festividades da antiga religião local, consideradas pagãs para esta religião.
A partir disto, apesar de ser “muitos”, basicamente a essência é a mesma - o mesmo personagem mítico. 
Poucos destes personagens, não tem nada a ver com o verdadeiro São Nicolau (Saint Nikolaus ou der Heilig Nikolaus), que provavelmente nasceu em torno do ano de 245, na cidade de Patara, localizada na atual Turquia. Era uma cidade grega - fundada por aqueles que fundaram cidades do outro lado do mar - portanto de origem ocidental.  Poucos sabem disto.
Não há muitos dados históricos sobre este religioso católico, que mais tarde  tornou-se o Bispo de Myrta - Santo padroeiro das crianças, marinheiros, estudantes, professores e comerciantes.
Papai Noel - Saint Nokolaus
Desenhado por Thomas Nast - 1881.



Seu dia é comemorado no dia 6 de dezembro, próximo ao dia do Natal e talvez, por isto, também é lembrado no dia de Natal. Na Áustria, Suíça e em algumas regiões da Alemanha ele faz parte do der Heilige Nikolaus – ou Pelznickel, quando traz presentes para as crianças no dia de Nikolaus06 de dezembro e não, no dia 25 - dia de Natal. Seria uma festividade que anuncia a proximidade do dia de Natal








Enquanto na Áustria, quase toda a população é católica, na Alemanha, pode se afirmar que a população é dividida - meio a meio, entre protestantes e católicos mais, outras religiões minoritárias.
Durante a história da Reforma, promovida pelo Padre católico Martinho Lutero, foi retirada algumas práticas católicas. Para não repetir a tradição do Saint Nikolaus, a Igreja Luterana instituiu o Der Heilig Cristo, mais tarde conhecido como Das ChristkindlMenino Jesus. Ironicamente, atualmente a expressão luterana Das Chriskindl é predominante nas regiões católicas – Baviera, Suíça e Áustria. Das Chriskindl é o Presépio.
Das Chriskindl
Como já mencionamos, alem das diferenças religiosas, a Alemanha é formada a partir da união  de muitas regiões com histórias, dialetos e culturas distintos. Há de fato, inúmeros nomes para o "Bom velhinho". Existe no país, um  Glossário para explicar um pouco sobre a origem de cada um deles.
Para responder, corretamente, quem é o "Homem de Natal", é preciso classificar e estudar as diferentes datas, folclores, regiões e língua. Há diversos nomes, como: Weihnachtsmann, Níquel, Saint Nikolaus, Klaus, Niglo – espalhados de norte a sul e de leste a oeste do país. Também há os nomes locais e regionais, como: Aschenmann, Bartl, Boosenickel, Hans Trapp, Klaubauf, Krampus, Pelznickel, Ruhklas, Ruprecht e Schmutzli. Há muitos outros, mas estes são os mais conhecidos. Estes nomes podem ainda variar, dentro da própria região

Alguns dos nomes são bons, outros, como já vimos na postagem: (Clicar sobre) Pechta - Tradições dos festejos de Natal representam os maus

A grande maioria está associado ao dia 6 de dezembro – dia de Saint Nikolaus ou São Nicolau.

A tradição...

der Heillige Nikolaus
Na noite do dia 5 de dezembro, em outros locais - na noite do dia 6 de dezembro – em localidades da  Áustria e regiões católicas da Alemanha, um homem vestido de der Heillige Nikolaus – São Nicolau, que tem semelhança com o Bispo, é acompanhado de uma equipe, vai de casa em casa, levar pequenos presentes às crianças. Muitas vezes tem a companhia de Krampusse, que muitas vezes só brinca com as crianças, enquanto São Nicolau ou Saint Nikolaus distribui presentes.

Para ler mais mais KrampusClicar sobre: Pechta - Mitologia Germânica

Em algumas regiões, há outras denominações para Nikolaus e Krampus. 
Krampus pode ser um bom rapaz que traz os presentes, igual, ou substituindo Saint Nikolaus, ou não - pode ser mau
A partir do ano de 1555, Saint Nikolaus era o único que presenteava no dia 06 de dezembro e era somente neste dia as comemorações e quando acontecia as trocas de presentes. Neste tempo Krampus, já era uma figura sinistra.
Krampus ou Pechta
Nem sempre Nikolaus e Krampus se apresentam com a forma da figura humana. Em alguns lugares, as crianças ainda deixam seus sapatos ou meias perto da janela ou da porta, na noite do dia 5 de dezembro. Eles despertam no dia seguinte – dia 06 – para descobrir pequenos presentes no sapatos ou nas meias, deixados por Nikolaus. Há uma semelhança com o Papai Noel Americano, embora suas visitas aconteçam em datas diferentes. Outra semelhanças que se repete em algumas regiões da Alemanha – as crianças podem deixar uma lista de desejos para o Nikolaus para passar para o Weihnachtsmann Pai Natal, para o Natal.
















Heiligabend – 24 de Dezembro
Véspera de Natal – é o dia mais importante da celebração para os alemães. Não há nenhum Papai Noel descendo pela chaminé, não há renas (os santos alemães montam cavalos brancos) e não há espera para a manhã de Natal. Famílias com crianças pequenas, muitas vezes mantém  a sala de estar fechada, revelando a árvore de Natal para estes, somente nos últimos instantes antes de iniciar a festa da véspera. 

O Tannenbaum é o centro do Bescherung, a troca de presentes, que sempre acontece na véspera de Natal, antes ou depois do Jantar. Nem Papai Noel e nem Saint Nokolaus trazem presentes para as crianças, no Natal. Na maioria das regiões é o Christkindl ou o Weihnachtsmann que trazem os presentes que não são entregues pelos membros da família ou amigos, na véspera de Natal.
Nas famílias religiosas, pode haver, também, leituras de passagens bíblicas relacionadas com o natal, ou mesmos cantos. Muitas pessoas vão assistir à missa da meia noite – Christmette, ou cultos de Natal, onde cantam  canções de natal, como na ocasião na noite da véspera de Natal, quando cantaram pela primeira vez  “Stille Nacht”, em Oberndorf Áustria , em 1818.

Para ler sobre “Stille Nacht” Clicar sobre: Stille Nacht

Árvore da Igreja Luterana de Itoupava Seca - Blumenau - 2013


Acompanhantes de Saint Nikolaus

Cada região dentro dos territórios de língua alemã da Europa, por diversas razões históricas, amplamente comentado em postagens anteriores, tem  seus próprios costumes de Natal, seus personagens e acompanhantes. A maioria tem suas origens na religião Primitiva, práticas religiosas anteriores a chegada do cristianismo na região.

São eles:
Knecht Ruprecht
Knecht Ruprecht 

Conhecido e utilizado em muitas regiões da AlemanhaBaviera e na Áustria. Na Baviera é o conhecido  Krampus. Também é chamado de Rauer Percht e muitos outros nomes. 

Sua história completa está no link (Clicar sobre) Perchta

Foi um espírito feminino da religião primitiva que foi demonizado pelo cristianismo, para formar a dualidade com Saint Nikolaus. Punia as crianças que não se comportavam. Atualmente está com o espírito mais calmo.

Pelznickel
Lembra figuras
mitológicas germânicas

É o Papai com pele folheada do Platinado (Pfalz) – noroeste da Alemanha, ao longo do Vale do Reno, Sarre, região do Odenwald e de Baden Württemberg – região da Família Wittmann. 
Thomas Nast afirma que a tradição americana do Claus, tomou emprestado algumas das características deste personagem. Em algumas comunidades alemãs do Estados Unidos, o Pelznickel tornou-se Belsnickle. Este é um homem sem lar e que não muito limpo que usa um casaco longo, tom de barro, botas e um chapéu grande. Ele carrega um saco cheio de maçãs e nozes que oferece às crianças que encontra - (Talvez a inspiração para o saco do atual Papai Noel americano). Em muitos lugares de Odenwald,  Pertznickel também é conhecido como Benznickel, Strohnickel e Storrnickel.
Em todas as regiões de língua alemã, existem muitos tipos de “Papais Noéis”. Este fato está relacionado ao folclore regional de cada localidade, a qual é muito diversificado. A Alemanha, por exemplo, só tornou-se nação em 1871 e o Cristianismo chegou e encampou muito das festividades da antiga religião.
Pelznickel


Pelznickel - Figuras muito diferentes daqueles reproduzidos em cidades catarinenses.
Há uma adaptação com o folclore brasileiro.
Krampus

Em algumas regiões, há outras denominações para Nikolau e Krampus. Krampus, pode ser um bom rapaz que traz os presentes, igual, ou substituindo Saint Nikolaus, ou não - ser mau. A partir de 1555, São Nikolaus era o único que presenteava no dia 06 de dezembro e era somente neste dia as comemorações e troca de presentes. Neste tempo, Krampus já era uma figura sinistra.
Saint Nikolaus e Krampus
Der Weihnachtsmann
É o Pai Natal da Alemanha atual. O nome tem origem e foi muito usado e popular nas regiões localizadas ao norte da Alemanha. Sua popularidade se espalhou por todo o país nos últimos anos. Weihnachtsmänner podem ser vistos com frequência nas ruas ou em festas, com seus trajes vermelhos, parecendo muito com o Papai Noel americano, nas cidades de Berlin, Hamburgo ou Frankfurt.
O termo “Weihnachtsmann” é um termo alemão muito genérico para o Pai Natal, Saint Nikolaus ou Papai Noel. O Weihnachtsmann alemão é uma tradição de Natal bastante recente, tendo pouco ou nenhum fundo religioso ou folclórico. É um dos símbolos do natal alemão bem jovem. 
Em 1835, Heinrich Hoffmann von Fallersleben escreveu: “Morgen kommt der Weihnachtsmann” – que se tornou uma canção de natal alemão. 
Hoffmann Von Fallersleben.

A primeira imagem existente de um Weihnachtsmann foi de um homem barbudo envolto de um manto de pele com capuz, estampado em uma xilogravura (Holtzschnitt) feita pelo pinto austríaco Moritz von Schwind (1804-1871). O primeiro desenho de Von Schwind de 1825, foi intitulado Herr Winter”. Em 1847, ele fez mais uma série de xilogravuras sob o título “Weihnachtsmann”, na qual até mostrou um que tinha uma árvore de Natal, porém não tinha semelhança com o Weihnachtsmann atual. Com o passar do tempo, o Weihnarchtsmann assumiu traços do Saint Nikolaus e do Knecht Ruprecht.
Uma pesquisa de 1932, confirmou que as crianças alemãs ficaram divididas  quase em partes iguais, em linhas regionais, ao acreditar tanto no Weihnachtsmann ou no Christind
Atualmente, o Weihnachtsmann  é uma unanimidade em toda a Alemanha.
Moritz Von Schwind.
Herr Winter.
Herr Winter - Weihnachtsmann com uma árvore de natal.
Weihnachtsmann

Saint Nikolaus

Weihnachtsmann
Fotografia de Claudia Rosa - Baviera - Alemanha
Dezembro de 2014
Saint Nikolaus



Frohe Weihnachten!!
Feliz Natal!!

























2 comentários:

  1. Felicitaciones por el trabajo de investigación!!! Excelente!!!
    http://hilandorecuerdos.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  2. Um pouco da história dos personagens do Natal.

    ResponderExcluir