segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Uma voltinha em Balneário Camboriú e Laranjeiras

Em um dia destes, demos uma voltinha em Balneário Camboriú e Laranjeiras. Observamos os recantos naturais e também as paisagens. 
A partir do Parque Unipraias  vislumbramos paisagens exuberante e preservadas - atentos a sua fauna e flora. Paisagens - das quais pudemos observar a cidade litorânea adensada de outro ângulo. 

Balneário Camboriú é um dos pontos preferidos de veraneio dos moradores do Vale do Itajaí - com destaque para a cidade de Blumenau, que há muito tempo, frequentam e possuem imóveis de veraneio nesta parte do litoral catarinense.

Atualmente, há veranistas de várias regiões do país e até mesmo, de outros países. Os sotaques são muitos.
Década de 40 - Século passado - Arquivo Histórico de Balenário Camboriú
O Município de Balneário Camboriú foi oficializado no ano de 1964, quando aconteceu sua emancipação de Camboriú, que manteve o mesmo nome o qual foi alterado em 1979 para Balneário Camboriú. 

O município faz parte da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí e é 11° mais populoso do estafo e o 2° em área de acordo com dados do IBGE. 

Segundo o Padre Raulino Reitz, o nome Camboriú já era encontrado em mapas muito antigos. Camboriú
 tem origem no Tupi, formado pelas palavras kamuri (robalo) e ´y (rio), ou seja o rio dos robalos.
Padre Raulino Reitz junto com o ecólogo
 Roberto Klein registraram 95% das
plantas de Santa Catarina
O Parque Unipraias faz a ligação da orla de Balneário Camboriú e a Praia das Laranjeiras e foi  idealizado do Sr. Normando Tedesco que teve a ideia na década de 50 do século passado. Sua primeira iniciativa foi adquirir gradativamente as terras que conheceu durante um acidente de avião na região. Foram anos planejando e finalmente o projeto foi materializado pela iniciativa de seus filhos Sr. Julio e Sr. Marcos.
Parque de Balneário Camboriú - 1967
O Parque Unipraias foi inaugurado no dia 26 de agosto de 1999
Iniciativas como esta deveriam acontecer a partir dos governos locais e estaduais como forma de preservar o patrimônio natural e o ecossistema, como também, em torná-lo acessível a todos que queiram vislumbrar a paisagem natural, como espaço público.
Isto não tira o
mérito da iniciativa privada, mas é restritiva.

As imagens - Comunicam...













































































Somos responsáveis pelas paisagens naturais e...
 pelo impacto da paisagem construída sobre estas...
O Planeta é finito!
Alguém encaminhou -  referência publicada na Alemanha sobre o local e compartilhamos.
Sobre a passagem do autor Gustav Faber - que era um jornalista - pelo estado de Santa Catarina, em especial - em Balneário Camboriú  e da Ilha das Cabras e Praia de Cabeçudas - publicado em 1954.

Saudade! 





Vielen Dank!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário