quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Slavko Avsenik - Biografia

Sr. Slavko Avsenik
Sr. Slavko Avsenik é um esloveno de nascimento, compositor, músico e cantor de músicas folclóricas - Volksmusik, com predominância eslovena. Toca com maestria harmônica. Fez e faz sucesso muito além dos  limites da Eslovênia - seu país. É ouvido, e tornou-se uma referência de seu estilo musical, em toda a Europa e América. 
Begunje - 1931
Irmãos Avsenik
Nasceu na cidade de Begunje em 1929. Completou, mais de 60 anos de carreira musical. Antes de ingressar na música era um atleta saltador de esqui. Fez parte da Equipe Nacional da antiga Iugoslávia. Aprendeu a tocar harmônica durante o serviço militar.
É conhecido como a maior expressão musical eslovena na Alemanha, Áustria, norte da Itália, inspirando muitas bandas musicais alpinas.
Slavko Avsenik und seine Original Oberkrainer
Slavko Avsenik e sua banda - Slavko Avsenik und seine Original Oberkrainer fizeram inúmeros Show´s para grandes públicos. Venderam mais 30 milhões de discos e recebeu 31 discos de ouro, dois de diamante e um disco de platina. Sua trajetória musical iniciou em 1953, na Eslovênia, quando formou seu próprio trio conhecido Trio AvsenikSlavko Avsenik na Harmônica, Mitja Butara na guitarra  e Borut Finžgar no Baixo.
Trio Avsenik
Na cidade de Begunje - faziam ensaios semanais e em 1955 tornou se um quarteto. Pouco tempo depois, um quinteto a partir da presença dos irmãos Avsenik. Com seu irmão Vilko  Avsenik (9 de novembro de 1928) lançou as bases de uma maneira inédita de fazer música Volk, que até então nunca tinha sido usada.
Um marco em sua trajetória, foi quando o editor da Rádio Baviera, Sr. Fred Rauch obteve fotografias do conjunto  junto ao editor - Sr. Helmut Hartman na cidade de Klagenfurt - do programa musical esloveno transmitida na Áustria no Programa -  A hora de Eslovênia. Na época, Sr. Hartman o apelidou de "Musicians of the Oberkrain". As gravações deste programa foi grande sucesso, o que lhes rendeu um contrato de gravação com a Telefunken de  um prazo de 10 anos.
Quarteto
Conhecidos, participaram de filmes e Concertos na Alemanha Ocidental. Em 1960, tiveram a oportunidade de gravar seu primeiro disco que foi sucesso em toda a Europa. Estava sempre presentes nas transmissões televisas e fizeram  Show´s por todos os cantos da Europa, Estados Unidos e Canadá.
Na Eslovênia, como grupo musical mais conhecido, recebeu inúmeros prêmios.
A influência do Sr. Avsenik sobre o estilo Cleveland-Style teve início em 1958, quando as letras de Johnny Englisch Pecon transformou seu interprete em um grande interprete dos sucessos Cleveland Style. Orquestras Cleveland Style gravaram mais de 200 composições de Slavko Avsenok. Grande números das composições do Sr.  Avsenok são denominadas música folclórica eslovena. 
Sua canção mais popular é a polca - em esloveno - Na Golici, em alemão -  Trompetenecho e em inglês: Trumpet Echoes - uma das músicas mais tocadas no mundo.






































Selo com o irmão Vilko Avsenik
Em  1992, Sr. Avsenik cedeu algumas de suas canções ao conjunto Gasperji. Em 2009, é nomeado oficialmente o sucessor para a sua banda Oberkrainer sob uma Firma.
A maioria dos primeiros músicos da banda já partiram. O Trompetista - Sr. Franc Kosir - nascido em 1930, partiu em 1991. O guitarrista, Sr. Leo Ponikvar, nascido em 1917, partiu em 1992. O clarinetista, Sr. Albin Rudan, nascido em 1933, partiu em 2009 e o barítono e baixista, Sr. Mik Soss, nascido em 1929, partiu em 2004, como também seu irmão, Sr. Vilko Avsenik, nascido em 1928, também partiu.

O filho do Sr. Slavko Avsenik - Slavko Avsenik Jr. é o responsável atual pelo acervo musical e patrimônio conquistado pelo músico. Seu neto - Sr. Saso Avsenik, com outros seis músicos, em 2009, fundou um grupo semelhante ao do avô famoso, no  mesmo estilo musical do Oberkrainer e toca músicas originais e sucessos da banda de Slavko Avsenik, promovendo a continuação da tradição na Família Avsenik.
O músico com filho, esposa e neto
Neto - Saso Avsenik



























Terceira geração na frente do grupo musical









Família Avsenik também continua com o Restaurante fundado pelos Avsenik em 1965, no local onde nasceu Sr. Slavko, na cidade de Begunje. No Restaurante acontece show´s de música popular - Volksmusik. No local, também há acomodações para hospedagem - pousada  e um Museu da História do músico e da família. O Restaurante Avsenik organiza um concerto duas vezes por semana com a apresentações do grupo e também de outros grupos de sucesso da Alemanha e Áustria. Seu endereço é 4274 Radovljica, Begunje na Gorenjskem 4275 - cidade Begunje - Eslovênia.
Sr. Avsenik, também mantém uma Escola de Música.
Restaurante/Pousada da Família desde 1965 - Begunje - Eslovênia

Restaurante/Pousada da Família
Restaurante/Pousada da Família
Restaurante/Pousada da Família - Músicos visitantes
Restaurante/Pousada da Família
Restaurante/Pousada da Família
















Museu












Museu
Escola de Música mantida pelo Sr. Slavko Avsenik










Vídeos



















Uma História que continua  e
 é respeitada na e pela terceira geração!
Tradição!
Três gerações da Família Avsenik

----------------------
Despedida...Dia 02 de julho de 2015

Partiu o lendário Sr. Slavko Avsenik. Autor de inúmeros sucessos musicais e levou o nome da  Eslovenia ao mundo. Faleceu no dia 02 de julho de 2015, às 18:42h.
Tinha a idade de 86 anos. Mostrou ao mundo a música popular eslovena e também apresentou uma outra maneira de fazer Volksmusik Foi um gigante.

Sr. Slavko trabalhou com seu irmão Vilko. a partir de seu grupo - levaram a música popular pela Europa e mundo. É considerado o compositor com mais músicas de autoria próprias tocadas no mundo e com maior número de sucessos na Europa. Escreveram mais de 1.000 canções, entre as quais, a mais famosa em Na Golici, que foi submetido a 600 modificações e é considerada a música instrumental mais tocada no mundo.
Fez mais  de 10.000 shows. Permanece vivo na sua obra!


Alguns sucessos:
Na Golici, Na Roblek, Slowenien, Wo Ihre Schönheit, Wo Murke Blüte, Insel in der Mitte des Sees, haben wir ihn wieder žingamo, Aus der Star des Abends heller, Wald im Mondlicht, Lepe Sie Karawanken wissen Nach grünen Rasen, ich liebe dich Ich habe.
"Tudo o que aconteceu, aconteceu por acaso, e hoje eu analiso isso, eu só posso dizer:. Obrigado meu destino", mencionando a sua carreira de sucesso durante uma entrevista. Também disse que foi sempre muito importante a presença de seu irmão Vilko, parceiro de inúmeros sucessos e da vida.
A música lhe acompanhou até o final. Em uma entrevista no 80 ° aniversário - revelou que o acordeão não é um número primo, mas  manteve um estreito contato com a música através dele, até o final. Também, com freqüência,  sentou-se ao piano e compôs músicas para outros, especialmente para seu neto Saso Avsenik. que continua seu trabalho e legado, também a frente da banda.
Saso Avsenik - Seu neto do Sr. Slavko Avsenik 

Slavko Avsenik vive na sua música, na sua obra...




Descance em paz, Herr Avsenik....
Com muita música, sempre!
Bohinj, Eslovênia






















A última Homenagem...com corpo presente.
Lindo, solene e triste - mas, sentimos que gostaria desta homenagem quase no total silêncio. Este, quebrado por sua música.











4 comentários:

  1. olá, muito interessante a postagem, eu toco cordeona e toco umas 5 músicas do Slavko Avsenik, tenho até um disco dele, ele era bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que tens estas preciosidades. Muitos tocam suas músicas e também é perceptível sua influencia e não conhecem a sua história. Parabéns.

      Excluir
  2. verdade concordo, com a influência que ele tem aqui sul, principalmente com as festas alemãs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebo muito isto....e também em outras músicas da Alemanha...comprovando a presença desta cultura no Rio Grande do Sul.

      Excluir