sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Muro de Berlin - Um pedaço da História de Berlin e da Humanidade

Em  novembro de 2014, a Alemanha e o Mundo comemorou o aniversário de 25 anos da Queda do Muro de Berlin.
Destacamos um pedaço desta  História de Berlin, já publicada anteriormente em outras postagens, nesse momento, uma lembrança da história da  humanidade.
Um pouquinho desta história  - a partir de 1920...

Em 1920, já existia uma Grande Berlin a partir da incorporação de cidades vizinhas, cidades rurais e vilas. A população chegou a aproximadamente 3,8 milhões de berlinenses, considerada a maior cidade do continente e importante centro cultural. Muitos nomes e figuras ilustres da ciência, artes e literatura viviam na cidade neste período. Vale a pena assistir os vídeos desta cidade na virada do Século XIX para o século.


Berlin - 1920
Como consequências da derrota na 1° Guerra Mundial - pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha foi obrigada a pagar grandes quantias de dinheiro. O que fez o país entrar em um grande crise econômica. em 1932. A cosmopolita  e industrial Berlin apresentava um quadro, onde mais de 630 mil pessoas estavam desempregadas. As pessoas reagiram na forma de manifestações populares e ocuparam as ruas da cidade. A República fica enfraquecida, com o fortalecimento da esquerda e do partido nazista. Adolf Hitler chega ao poder em 1933, como Chanceler da Alemanha.
Hitler criticava o Tratado de Versalhes que impunha
 pesados tributos de Guerra a Alemanha, levando-a para
uma grave crise. Defendia o nacionalismo alemão para a
formação do III Reich ou III Império
O movimento nazista teve origem no sul da Alemanha - cidade de Munich - capital do estado daBaviera e foi trazido para a capital da Alemanha - Berlin. A cidade tornou-se o cenário das ações  políticas nazistas. No dia 10 de maio de 1933 houve a queima obras de escritores alemães inconvenientes ao novo regime na Praça da Ópera - Opernplatz e, também, em diversas cidades da Alemanha, como: Bonn, Dresden, Frankfurt, Munich.

Durante a 2° guerra Mundial, muitas regiões de Berlin foram  destruídas, principalmente entre 1943 e 1945 por ataques aéreos e também durante a batalha de Berlin. Pereceram cerca de 125 mil civis. 

Imagens de Berlin no final da 2° guerra Mundial





Imagens de Berlin em 14 de maio de 1945



Após o término da guerra, Berlim recebeu um grande número de refugiados das províncias orientais
Os vencedores da guerra dividiram a cidade em  setores para cada um dos grupos: Setores dos aliados ocidentais (Estados Unidos, Reino Unido e França) Dando origem a Berlim Ocidental, o Setor da União Soviética formava  a Berlin Oriental.
Fonte: (Clicar sobre) Divisão da Alemanha e de Berlin
Fonte: (Clicar sobre) Berlin Dividida
Os quatro aliados dividiam responsabilidades administrativas em Berlin. Em 1948 a União Soviética impôs um bloqueio nas vias de acesso a Berlim Ocidental. Mesmo assim, a ponte aérea de Berlin, conduzida pelos aliados ocidentais, transpôs o bloqueio para levar alimentos a outra parte da cidade. 

A partir desta divisão foi fundada a República Federal da Alemanha a partir do território da Alemanha Ocidental e a República Democrática alemã, com a parte da Alemanha Soviética(marxista e leninista). Berlin Ocidental permaneceu oficialmente ocupada, mas como um separatum corpous. Apesar da localização geográfica, Berlin Ocidental emitiu seus próprios selos postais, munido da palavra adicional "Berlin". O serviço aéreo de Berlin Ocidental era somente concedido às Companhias aéreas americanas, britânicas e francesas. A fundação dos dois Estados alemães só fez aumentar a tensão da Guerra Fria. Berlin Ocidental foi cercado por território da Alemanha Oriental, que declarou Berlin Oriental, como sua capital, o que não foi reconhecido pelas potências ocidentais. A maior parte do centro histórico de Berlin ficou no território de Berlin Oriental. A Alemanha Ocidental, provisoriamente tornou, Bonn como sua capital. 
Fonte: (Clicar sobre) Berlin e o Muro
Com o aumento da tensão a partir da Guerra Fria, no dia 13 de agosto de 1961, a Alemanha Oriental inicia a construção do Muro de Berlin entre as duas partes da cidade. Berlin Ocidental era de fato uma parte da Alemanha Ocidental, enquanto Berlin Oriental, era de fato uma parte da Alemanha Oriental. Socialmente, este episódio histórico dividiu a cidade e separou famílias, por décadas.
Fonte: (Clicar sobre) Construção do Muro de Berlin - 1961
A grande maioria da população não tinha permissão de transpor de um lado para o outro lado do muro. Era completamente impossível, com raras exceções e estritamente controlado. No início da década de 70, em 1971 - acontece o acordo Four Power. Podia-se usar telefones entre as duas Berlin´s, negócios entre Alemanha Ocidental e Oriental e possibilidades de viagens - 1972, com permissão oficial.
Fonte: (Clicar sobre) Muro de Berlin
Em 1989, com o fim da Guerra Fria, pressão internacional e principalmente, da população daAlemanha Oriental (Que ficou reclusa nesta situação, desde 1961), o Muro de Berlin caiu, "demolido" pelas pessoas, em 9 de novembro. As pessoas levaram pedaços do muro para guardar como parte desta história. Ficou uma parte de sua estrutura construída no local, como monumento.

Milhares de moradores de Berlin Oriental se aglomera em cima do muro que separavam as duas Alemanhas, próximo ao portão de Brandemburg - Fonte: (Clicar sobre) Muro de Berlin
Imagens das pessoas cruzando o limite da barreira física que agora não existia mais. Música Scorpions.
É impossível não se emocionar com este filme...


Em 3 de outubro de 1990, as duas partes da Alemanha foram, novamente reunificada dando prosseguimento a sua história milenar - comemorado atualmente, como o dia da Unidade Alemã. Berlin voltou a ser a capital da então, República Federal da Alemanha. Em junho de 1991, o Parlamento alemão - Bundestag votou a Hauptstadtbeschluss, para mudar a capital alemã de Bonn, para Berlin novamente. O que aconteceu em 1999 - virada do milênio e do século.
Hauptstadtbeschluss 
Unterzeichnung des Haupstadtvertrages durch: Bundeskanzler Dr. Helmut Kohl  (vorn mitte), Ministerpräsident Dr. Manfred Stolpe (vorn links), und den Regierenden Bürgermeister von Berlin, Eberhard Diepgen (vorn rechts)
 im Berliner Rathaus, Bez. Mitte; 26 de abril de 1994
Foto: Landesarchiv Berlin / Edmund Kasperski
Para ler mais sobre - clicar sobre: Dia da Unidade Alemã
Schloss Bellevue - Fonte: Bellevue
Fonte: (Clicar sobre) Chancelaria
Fonte: (Clicar sobre) Bundestag
Para ler mais sobre a capital da Alemanha - Clicar sobre:




Berlin está em festa!!
Park am Nordbahnhof com instalação em comemoração aos 25 anos da queda do Muro de Berlim

Alguns pontos focais da cidade - Hoje.


Potão de Brandemburg

Torre  TV

Catedral de Berlin

Catedral de Santa Edwiges

Sehitlik Mesquita

Museu Bode - Ilha dos Museus

Gendarmenmarkt

Alexanderplatz

Leipzigerplatz

Coluna da Vitória de Berlin

Memorial da Guerra Soviética

Kaiser Wilheim Memorial Church
Antes da 2° Guerra Mundial

Schloss Charllotenburg

Estádio Olímpico

Kurfürstendamm

Ponte de Oberbaum 

Berliner Philharmonie

Museu Pergamon

Haus der Kulturen der Welt

Alte Nationalgalerie

Zoofenster

Igreja de St Nikolai
Mediaspree Com Treptowers

Großer Wannsee 

Teufelsberg
Berlin - História Oficial - existe desde 1244. Mas, estamos ciente que existe muita coisa para se contar ocorrido antes desta data. Cenário de embates, debates, conflitos, diferenças, arte, cidade, beleza, encontros, desencontros, dor, risos, muita história, ciência,...
Capital da Alemanha - Jamais cogitou-se trocá-la, por motivos econômico, em respeito a sua história e significado para toda a população - Identidade apesar das diferenças. Unidade, mesmo tanto tempo dividida pelo Muro. 
Berlin - 2013

Para ler sobre a Queda do Muro e as festividades de comemorações de 25 anos da queda - Clicar sobre:











Nenhum comentário:

Postar um comentário