terça-feira, 23 de setembro de 2014

Egon Belz - Casa do Arquiteto

Como externamos no artigo publicado no jornal local de Blumenau - edição de 23 de setembro de 2014, conhecemos o arquiteto Egon Belz na década de 1990. Além de trabalhar ao lado do arquiteto no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB, em projetos desenvolvidos em equipe, como o Projeto da Igrejinha de Itoupava Rego e o Parque das Itoupavas, resolvemos e lhe pedimos licença para fazer um trabalho acadêmico, no qual precisava fazer o levantamento e obra de um arquiteto. Naquele momento, escolhemos o nome de Egon Belz. 
Marcamos um horário, fomos até seu escritório e conversamos sobre arquitetura. Conhecemos um pouco de sua vida, narrado por ele mesmo. Fizemos um vídeo em fita VHS que mais tarde o presenteamos com o mesmo.

Lembramos um pouco do que nos contou...
Ele foi aprendiz e desenhista do arquiteto Hans Broos, quando decidiu fazer a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Florianópolis, residindo em Blumenau e também trabalhando, com família. Foi obstinado e "teimoso" o que o tornava diferente. Terminando o curso, o arquiteto, trabalhou em seu próprio escritório e depois também, na área de Urbanismo. Mais tarde contribuiu na equipe docente do Curso de Arquitetura e Urbaniso da FURB.
Egon Belz também foi  um atleta.
A Casa do Arquiteto - residência de Egon Belz - estará com sua Memória e História mais vivas. Ao deixar sua residência sob os cuidados do IAB - Blumenau, Belz não só manteve vivos sua memória e acervo, como também, disponibilizou um espaço munido de história e vocação para as atividades relacionadas à arquitetura e encontros de arquitetos da cidade e de outras regiões.

O projeto – Casa do Arquiteto - recebeu apoio da CAU SC e teve a participação direta, na sua execução e coordenação, da diretoria do IAB - arquitetos: Anderson Buss, Daniela Sarmento, Magali Vitorette, Camila Oliveira e Jaqueline Oliveira. Também fez parte da equipe - a FURB – através da Professora Silvia Odebrecht que foi curadora do conteúdo de Arquitetura e catalogação do acervo de Egon Belz.
O trabalho da equipe é um referencial para a efetivação de outras iniciativas semelhantes, como por exemplo - o Acervo do Arquiteto Hans Broos, cuja residência/escritório está localizada em São Paulo e que também foi destinada “ao ensino de Arquitetura" e não teve a mesma sorte, até então.
Egon  Belz, aprendiz do Arquiteto Hans Broos, deixou marcas destas trocas na sua própria residência, cujo projeto de intervenção foi assinado por ele. Neste, fez com maestria e harmonia a justaposição do brutalismo e o Art Decó.
Um pouco da Casa do Arquiteto, em imagens feitas por nossa lente no último sábado, em 20 de setembro de 2014.



Detalhes do brutalismo e que lembra a linguagem de seu mestre.











Vice Presidente do IAB - Arquiteta Daniela Sarmento em meio aos trabalhos.
.




Egon Belz.









Parte da Equipe lçigada ao IAB - Trabalhando.





Bons exemplos...












Nenhum comentário:

Postar um comentário