sábado, 16 de agosto de 2014

Weißwurst - Salsicha Branca - Iguaria criada em Munique

Uma das iguarias mais apreciadas nas festas com temáticas bávaras e mesmo no Oktoberfest Blumenau, na cidade de Pomerode e principalmente na capital de Baviera ou Bayern - Munique ou München é a Weißwurst - Salsicha branca. Iguaria servida no café  da manhã -  Frischtick da mesa bávara.


A Weißwurst - salsicha branca foi criada por Herr Sepp Moser, açougueiro da capital da Baviera - Munique, em 1857 - quando a Colônia de Blumenau tinha 7 anos de existência. 
Wurst é tradução de salsicha no idioma alemão. Weißwurst é salsicha branca e ficou conhecida, também como  a tradicional Munique Weißwurst
Munique - 1857

























Weißwurst surgiu a partir de de uma solução de um problema existente em um restaurante localizado ao lado do açougue que trabalhava Herr Moser.  No dia 22 de fevereiro de 1857, todos trabalhavam na cozinha do restaurante Zum ewigen Licht Gasthaus - Marienplatz - Munique, quando faltou salsichas e não tinha mais a pele normal de salsichas comuns para apresentarem a clientela, que já demonstrava insatisfação, ao aguardar seus pedidos - com salsicha. 
Weißwurst é levemente temperada. Foi utilizado a pele magra - tripa de porco (Não usada comumente até então e não é comestível), a mistura de cortes finos de carne de porco e de vitela, bacon, ervas, especiarias, limão e salsa - a alma da salsicha. A mistura foi introduzida em tripas de porco frescas e limpas. Depois, separadas em salsichas individuais, de cerca de 10cm de comprimento e cerca de 2cm de espessura.
Temendo a pele romper durante a fritura da salsicha, seu criador colocou as Weißwurst em água quente por 10 minutos, sem permitir levantar fervura. Serviu o Weißwurst aos clientes. Estranharam em um primeiro momento, e emitiram alguns comentários, mas depois de provar a nova salsicha, teceram elogios a iguaria. Assim surgiu a Munich Weißwurst.
A receita é original e a mesma usada até os dias atuais e seus açougueiros fazem mais de 75 milhões de  Weißwurst, ao ano. 
A técnica de fazer o salsicha é a mesma até os dias atuais
Para evitar imitações ou produtos com qualidade duvidosa, uma organização solicitou à União Européia para conceder um Selo de Qualidade e garantia da autenticidade do produto tradicional da região. O objetivo é que a Weißwurst de Munique seja reconhecida originalmente - Muenchner Weißwurst Original
Enquanto alguns imaginam que podem saborear salsichas no almoço, a tradição determina que o Weißwurst  "não pode ouvir os sinos da igreja" ao meio dia. De acordo com a tradição,  o Weißwurst deve ser degustado até o meio dia. Como é extremamente perecível, o Weißwurst é, tradicionalmente, preparado de manhã cedo e consumido no Frischtick, tal qual os amigos de  Rödelsee nos serviram em Unterfranken - Baviera (Em Breve - imagem), em 2013. Existe um ditado - que diz: "...a salsicha não deve ouvir os sinos das igrejas a anunciar o meio-dia." 
Frischtick servido para nós e nossos amigos, entre 8:00 e 9:00h da manhã. Muito não
 assimilaram a cultura e a tradição e pediram café - Momento inesquecível
Os orgulhosos residentes de Munique afirmam que é mais fácil apontar um restaurante que não sirva Weißwurst do que, ao contrário. Onde existe um Biergerten, a bandeira da Baviera azul e branca quadriculada, pode ter certeza que servirão Weißwurst. Se encontrar um restaurante na capital de Bayern e ao adentrar, observar uma mesa com o nome Stammtisch, nunca se sentar nela, mas procurar se sentar na mesa mais próxima a ela. Na Alemanha, o Stammtisch de um restaurante é reservado para os frequentadores assíduos e é onde está toda a ação
Cumprimente seus vizinhos com um sonoro "Gruess Gott" - Cumprimente Deus - é a tradicional saudação bávara. Como já mencionado, o Weißwurst é cozido em água quente e servido antes do meio dia. Somente turistas pedem Weißwurstt no almoço ou jantar. O Weißwurst é servido aos pares e ainda em uma tigela de porcelana com tampa e com a mesma água quente que foi aquecida. É servido com Pretzels, mostarda doce de maçã e Weizenbier - chope de trigo.

Para degustar o Weißwurst, basta cortá-lo com faca e garfo, como outros pratos de carne. Uma vez tirado a carne da pele, geralmente espalham a mostarda doce sobre a mesma para melhorar o sabor. Podem igualmente ser servido com rodelas de cebolas.
A pele do Weißwurst é muito sensível, deve ser cozido em fogo baixo. Para saber se o Weißwurst é fresco, as manchas das salsa picadinha sob a pela fina é perceptível e verde. Se estas tiverem  o tom cinza a Weißwurst não deve ser comida. 

Herr Sepp Krätz, proprietário da Andechser am Dom Restaurant e Hippodrom Oktoberfest de Munique diz que o Weißwurst  deve ser branco como a neve. A única ciosa que você pode ver em seu interior  são as manchas da salsa fresca - aí é um bom Weißwurst. Se a salsa é cinza, a salsicha não é boa e é sinal de má qualidade.
Não é recomendada pela autêntica etiqueta bávara, mas, o Weißwurst pode, também, ser servido acompanhado de purê de batatas com molho, cogumelos ou chucrute. Quando cozidos, podem ser adoçados com a adição de açúcar mascavo, cravo, noz-moscada. quando estão cozinhando, podem ser adicionado cebolas, pimenta e folhas de louro.
Também, concluindo, há quem afirme que o original Weißwurst deve ser servido em pares, flutuando dentro de um tigela de porcelana ou panela coberto com uma placa de pão, para conservar o calor. Servido na mesa, onde há estão um pote de mostarda bávara doce e uma cesta de pretzels - únicos acompanhamentos aceitáveis da iguaria e com a bebida, como já mencionado - chope de trigo - Weizenbier.
A forma tradicional de abrir a salsicha é a de sorver a carne com a boca - conhecida como "zutzeln". Outra forma, também popular, e mais discreta de consumir, consiste em cortar a salsicha ao meio, de forma longitudinal, de forma a que parte debaixo da pele permaneça intacta e, em seguida, retirar a carne da pele com um garfo.





Leitura complementar - Clicar sobre: Pretzel - Uma tradição

 Guten Appetit!




Nenhum comentário:

Postar um comentário