segunda-feira, 28 de julho de 2014

São Pedro de Alcântara - Recordando...180 anos de Imigração Alemã

Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara

Deparamo-nos com as novas cores de Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, através de uma fotografia de Toni Jochem. 
Quando a vimos pela última vez, a bela arquitetura, apresentava cores em diferentes tons de rosa, que contrastava com o verde,  na paisagem da cidade. Local que recebeu o primeiro grupo organizado de imigrantes alemães, no estado de Santa Catarina, em 1° de março de 1829, de maneira formal. Mas se observar a existência de grupos alemães na local onde surgiu Mafra SC após a divisão de Rio Negro PR provocado - no fim da conflito regional do Contestado, a história poderia ser diferente.

Explicando melhor:
Em 1824, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães organizados no Sul do Brasil - Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães organizados no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro e no ano seguinte chegaram na cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. Uma curiosidade: no fim a Guerra do Contestado, a partir de um acordo, o território de Rio Negro foi dividido. O que ficou abaixo do Rio Negro, recebeu o nome de Mafra e passou a fazer parte do estado de Santa Catarina.  Não seria esta povoação a mais antiga povoação fundada por alemães - agora - no estado de Santa Catarina?
Estivemos nas festividades das comemorações de 180 anos de imigração, no ano de 2009. Encontramos muitos amigos do Vale do Itajaí na cidade São Pedro de Alcântara, nome que homenageia o Imperador Pedro de Alcântara, filho da Imperatriz Leopoldina do Brasil - Filha de Francisco I, da Áustria.
Achamos importante deixarmos este registro histórico em nosso Blog - uma vez, que o mesmo não existia naquela ocasião. Na oportunidade fizemos imagens deste fato histórico.

Parte do Artigo do Historiador Toni Jochem  
180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina

Para acessar o artigo completo - Clicar sobre: 180 anos de Imigração alemã no Estado de Santa Catarina

Momentos em São Pedro de Alcântara no dia 1° de março de 2009. 180 Anos de Imigração Alemã no Estado de Santa Catarina. As imagens comunicam, a partir do caminho de acesso secundário até à cidade e local das festividades.
Acesso à cidade de São Pedro de Alcântara.


Arquitetura característica na paisagem





Ponto focal de qualquer parte da cidade
Local das comemorações



Cores em silêncio


Interior da Igreja Matriz
Interior da Igreja Matriz
Vista interna da Cúpula da Igreja Matriz
Vista Frontal de Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara.




Interior.

Visitantes devidamente trajados.

Muitas personalidades e representantes da cultura blumenauense prestigiando -  Ingo Penz.
Prefeito da cidade -. Ernei José Stähelin.
 

Marca comemorativa.



Blumenauenses - muitos dos quais muitas vezes são descendentes das primeiras famílias de São Pedro de Alcântara.
Com o Prefeito -. Ernei José Stähelin.



 
Ao observarmos, após 180 anos de história, concluímos que no litoral e região, diferentemente que a região do Vale do Itajaí, os imigrantes alemães tiveram contatos com outras culturas no primeiro momento - principalmente com a cultura açoriana e africana. Na região do litoral catarinense, as cidades já existiam, mais o período das grandes guerras, culminou com o quase total descultuamento destes pioneiros  - em função da repressão do uso do idioma alemão mais acirrada e a facilidade de aprender outros idiomas em função da proximidade com outras colônias culturais
Um pouco da cultura dos antepassados permaneceu na culinária, que seus descendentes, até  bem pouco tempo desconheciam sua origem, por ausência de registros. Diziam somente que aprendeu com o vô ou vó
Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis - Século XIX

Atualmente, através da iniciativa de alguns historiadores e descendentes conscientes sobre a importância de manter uma identidade cultural que ajudou a dar forma à comunidade local e seguindo o exemplo, amplamente divulgado, através dos eventos no Vale do Itajaí, está acontecendo o resgate e publicações sérias no litoral. Lembramos que muitas histórias resgatadas dos imigrantes que construíram a sua história na Colônia Blumenau - passavam pela paisagem de Nossa Senhora do Desterro - muitas. Os transportes naquela época eram feitos através das embarcações marítimas.

Três exemplos (Entre muitos) Clicar sobre o nome para ler:

Carl Franz Albert Hoepcke
Leopold Franz Hoeschl
Fritz Müller
Nossa Senhora do Desterro - Período da chegada  dos imigrantes alemães no Vale do Itajaí.


Ilha de Santa Catarina - Início Século XIX - Vista da cidade de
 Nossa Senhora do Desterro (Atual Florianópolis)
Período - tinham assentados representantes da cultura 
portuguesa e africana na região.
Na mesma época, diferentemente dos imigrantes que permaneceram no litoral, os imigrantes que chegaram no Vale do Itajaí, foram assentados em locais quase totalmente desabitados e desprovidos de estrutura básica. Tiveram que construir suas cidades e vilas, em um primeiro momento, sozinhos.
Chegada dos primeiros imigrante alemães no Vale do Itajaí - 1850
Foz do ribeirão da Velha no Rio Itajaí Açu
Estrutura de alojamento  - Galpão com cobertura de palha.
Primeiras habitações com material colhido no terreno.
Valoroso resgate, vem sendo feito a partir da memória dos antepassados, não somente no Vale do Itajaí, mas em outras regiões do Estado, como na cidade de  São Pedro de Alcântara e região.
Neste ano, em março, foi comemorado o 185° aniversário da vinda do primeiro grupo de imigrantes alemães organizados para São Pedro de Alcântara. Achamos importante deixar este registro publicado, para o conhecimento das novas gerações e para a história, não somente de São Pedro de Alcântara, mas do  Estado de Santa Catarina.

Ein Prosit!

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:













Nenhum comentário:

Postar um comentário