terça-feira, 29 de julho de 2014

Primeira Estação Ferroviária de Blumenau foi demolida e deu lugar a edificação da Prefeitura Municipal de Blumenau

Primeira Estação ferroviária   EFSC - Blumenau.
 Lontras - Subida  - Durante nossa pesquisa.
Hoje o trecho está  recuperado para  passeios 

de Maria Fumaça. - Foto: Ivan Schultze
Nosso primeiro contato com a história da ferrovia Estrada de Ferro Santa Catarina - conhecida EFSC - aconteceu durante a graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB, no ano de 1995, quando desenvolvíamos pesquisas na área de Urbanismo e de Arquitetura, simultaneamente. O conteúdo, enquanto infraestrutura, muito nos interessava sob a ótica urbana, como também, as tipologias de suas estações - sob a ótica arquitetônica. 
A ferrovia EFSC, se existisse atualmente, teria completado somente 100 anosem maio de 2009. Para a época - de sua construção, foi uma obra arrojada. No entanto, sua erradicação aconteceu antes que completasse seu primeiro centenário. Ao contrário de muitas ferrovias construídas em outros continentes e mesmo no Brasil. A EFSC foi erradicada no ano de 1971

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Na primeira metade do século passado houve a troca gradual do módulo de transporte ferroviário pelo módulo de transporte rodoviário, no país, por meio de ações políticas e de ordem econômica, com ecos no Vale do Itajaí. 
A implantação da ferrovia na região teve inspiração nas novas idéias e revoluções ocorridas na Europa no século XVIII e XIX e suas conseqüências, aliadas a ações econômicas e políticas brasileiras adotadas para a região Sul do país. A EFSC foi construída com e técnica e capital alemão, diferentemente de outras ferrovias nacionais, que foram construídas com tecnologia e capital inglês.
O patrimônio ferroviário existente no espaço da cidade de Blumenau - patrimônio histórico arquitetônico da EFSC é composto por algumas pontes e edificações. Algumas tipologias se encontram descaracterizadas em suas técnicas construtivas e uso. Os poucos elementos que restam foram assimilados nos espaços urbanos, pela rede rodoviária, em muitas cidades do Vale do Itajaí - antigo sítio físico da Colônia Blumenau, por meio de novos usos e atribuições. 
Algumas tipologias de arquitetura e engenharia ferroviárias sensibilizaram-nos. Como no caso desta primeira estação, em específico, construída e inaugurada com o primeiro trecho ferroviário inaugurado da EFSC.
Construção da primeira estação ferroviária de Blumenau - 1908 - Técnica construtiva: Enxaimel - Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.

Como acontecia nas primeiras décadas de existência da colônia, também, a primeira estação ferroviária de Blumenau foi construída com a técnica enxaimel - como ilustra a fotografia acima. 
Para relembrar, o método construtivo enxaimel é a denominação dada a uma especial construção da edificação a partir da estrutura de madeira que articulada horizontal, vertical e inclinadas formam um conjunto rígido, acabado, pronto para receber a cobertura e vedações ou fechamento (paredes). A técnica era e é feito a partir do encaixe dos caibros de madeira, sem o uso de pregos. Quanto a estação ferroviária em questão, sua tipologia é composta com base na integração de vários volumes e diferentes inclinações do telhado, dando-lhe movimento em suas fachadas, e seus espaços foram distribuídos em dois pavimentos, com aproveitamento do sótão. O fechamento foi feito em tijolos maciços, reboco e caiação branca. A estrutura do telhado também executada em madeira - material abundante na região - com telhas planas, do tipo germânico, de barro cozido. As aberturas foram feitas em madeira com janelas de folhas almofadadas com vidro. Há a presença de sacadas superiores com balaústres feitas a partir de tábuas de madeiras recortadas, como era usual na Colônia Blumenau, na época. O pavimento térreo central é fechado com paredes autoportantes, executado com tijolos maciços.
Estação acabada com fechamentos em tijolos rebocados. Detalhes para os panos de telhados cobertos com telhas planas ou germânicas Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
A primeira estação ferroviária de Blumenau, sofreu várias modificações ao longo de sua pouca existência. A técnica do (Clicar sobre) Enxaimel, como já mencionado, não é feito o uso de pregos. Somente, com o encaixe de  caibros de madeira, o que permite a montagem e desmontagem com uma certa facilidade, ou mesmo acréscimo de anexos ou retiradas destes.
Percurso da máquina para chegar das oficinas  até a e 
estação - no dia da inauguração.
Para esclarecer - o uso da Técnica Construtiva  Enxaimel foi uma das características da expressão arquitetônica usada durante o período de maior fluxo da imigração alemã para a região do Vale do Itajaí (segunda metade do século XIX e início do século XX), até seu total desaparecimento durante o período da 2° Guerra Mundial. Atualmente existem artesões que constroem tipologias a partir esta técnica, executadas como no tempo passado, na Colônia Blumenau.
Esta primeira estação foi inaugurada no dia 3 de maio de 1909, mesma data de inauguração do primeiro trecho ferroviário entre Blumenau e Warnow.
No dia da inauguração do Primeiro trecho Ferroviário entre as Estações de Blumenau e de Warnow - em maio de 1909 - Observar que o edifício enxaimel estava  decorado como era o hábito dos imigrantes alemães naqueles tempos. Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.

A técnica do enxaimel possibilita o desmonte e novamente, sua montagem e, até relocação. Talvez isto facilitou as muitas modificações em seus espaços e volumes, como suas fotografias, tiradas em momentos diferentes, demonstram. 










Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.























O Diretor da EFSC, indicado pelo governo brasileiro - durante o período da nacionalização da EFSC (Período da 2° Guerra Mundial) o filho de Deputado Federal da capital do Brasil e neto de escravocrata - Joaquim Breves filho, convenceu os blumenauenses e principalmente, suas lideranças, que o traçado original do projeto da EFSC - feitos pela equipe técnica alemã, em direção ao mar, era muito  oneroso aos cofres da cidade, (Existia recursos federais para esta obra). 

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Breves Filho, convenceu a todos, de que se a ferrovia seguisse pela margem do Rio  Itajaí Açu - no centro da cidade de Blumenau - trajeto da estação existente, passasse no porto fluvial, na foz do Ribeirão Garcia e seguisse viagem, margeando o rio, seria mais caro do que construir uma nova estação, duas pontes, um viaduto e um túnel. Proposta aceita e concordada por todas as lideranças locais e até estaduais. Nós achamos suspeito, tanto que quando lemos pela primeira vez a entrevista de Frederico Killian e o primeiro Diretor da EFSC (Link acima) e também a "boa imagem" de Breves Filho, fomos buscar entendimento sobre esta versão - até então, não questionada por ninguém. Fizemos algumas conclusões que foram publicadas no livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
 Assim que foi inaugurado o novo trecho ferroviário de Blumenau à Itajaía estação de Blumenau deixou de ter sua importância para aquilo que fora construída. Foi desativada de seu propósito no ano de 1954 - data da inauguração do trecho Blumenau à Itajaí. A partir de 1954 passou a ser usada como escritório da EFSC e foi demolida em 1974 - 20 anos após deixar de ser a Estação Ferroviária de Blumenau - da EFSC - Uma obra de arte
A nova estação foi construída no estilo Art Decó, alguns metros antes da primeira, tendo ambas a nova ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade entre as suas localizações. No terreno da primeira estação foi construída a nova sede da Prefeitura Municipal de Blumenau, com uma "arquitetura cênica" a partir d"estampa", em suas fachadas, do cenário do que seria uma edificação enxaimel. Este cenário foi construído a partir de fixação de ripas de madeira em sua fachada, lembrando uma edificação construída com a técnica enxaimel, como era, originalmente, a primeira estação ferroviária de Blumenau.
Prefeitura M. de Blumenau - situada no local da antiga estação ferroviária - Pseudo enxaimel a partir da colagem de ripas nas fachadas - No seu Jardim  - uma das primeiras máquinas da ferrovia EFSC - Macuca - à mercê das intempéries.


Este é um exemplo entre outros tantos que continuam acontecendo na cidade. Geralmente decididos por meia duzia de "pensantes", os quais, comprometem sua história. 
Alguns percebem "as movimentações" passivamente. Outros, assistem sem poder fazer nada. Outros ainda, praticam e ocorre o registro do mal feito. Poucos tentam e ou conseguem  impedir a avaria e o descaso com a história, com a cidade e seu patrimônio, como no caso desta estação.  
Linda arquitetura que nos foi tirada da paisagem e também, da ferrovia que foi erradicada, a partir da conivência de nossas lideranças da época com outros interesses que não da coletividade. Interesses externos, de fora, até mesmo do país, com envolvimento da economia internacional e as multinacional da indústria automobilística, que fizeram parceiros locais.
Foto do Grupo Blumenau  Antigamente.

Recebemos de Konrad Holzbauer em 24 de outubro de 2020, alemão residindo na Alemanha e tem tudo para ser uma publicação alemã.
Existem bons exemplos de estações da EFSC que foram preservadas e estão inseridas na paisagem das cidades, como é o caso da Estação da cidade de Rio do Sul.
Do livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.



Em Construção!!











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