segunda-feira, 14 de julho de 2014

Seleção alemã - Homenagem aos Pataxós

Como vimos na postagem - clicar sobre - Campo Bahia, a seleção alemã interagiu com a comunidade local e fez amizades. Neste tempo de 33 dias instalados no interior baiano, em Santa Cruz Cabrália - Sul da Bahia tiveram contato com a comunidade dos índios Pataxós, com os quais participaram de um ritual, a partir de uma dança da cultura pataxó.

O ritual da Pajelança com os Pataxós - Klose comemorando seu aniversário - Sul da Bahia  - Foto: AFPp













































Foi uma boa surpresa, vê-los, após a conquista do tetracampeonato, agradecendo, através da repetição do ritual pataxó em torno do troféu recém. Imaginamos o quanto seus novos amigos da Bahia, que por certo deveriam estar assistindo, ficaram felizes com este momento de lembrança, agradecimento e comemoração.
Fotos a partir das imagens geradas pela FIFA





Dança ritual pataxó  semelhante aquela que os jogadores alemães tentaram reproduzir.



O jogador Klose, artilheiro de todas as copas, comemorou seu 36° aniversário com os Pataxós. Contam que a dança ritualística feita pela equipe alemã em torno da taça conquistada no Maracanã - Mundial no Brasil - foi um agradecimento, pois os índios prometeram fazer um ritual pelo título alemão, antes da final contra a Argentina. E de fato, meia hora antes de inicial a partida da final da Copa do Mundo do Brasil, os pataxós se encontraram na frente da casa do Pajé Itambé para rezar pelo time da Alemanha. 

“Reunimos os grupos indígenas em um círculo. Acendemos os cachimbos e tocamos os maracás. Aí, em nossa língua, fazemos os nossos pedidos e orações. E os pedidos dessa vez são para que os alemães vençam”, revelou o cacique em coletiva, ontem. Conta ainda que: “Primeiro falei que eles exageraram demais contra o Brasil e que 2x0 tava bom. Depois, pedi que eles não deixassem a Argentina ganhar”. 
Amizade entre os autênticos brasileiros e...
 os campeões Copa Brasil 2014.
Recebendo a taça em 13 de julho de 2014  - Foto: DFB-Team



Nenhum comentário:

Postar um comentário