sexta-feira, 13 de junho de 2014

História - Grupo de Harmônicas Blumenau

Um dos grupos destaque nos desfiles do Oktoberfest Blumenau foi o grupo de Harmônicas Blumenau, e que completou 20 anos de existência em 2 de agosto do ano de 2014 - quando foi escrita esta postagem. Neste mesmo dia, 2 de agosto, acontecia o primeiro ensaio do tradicional grupo, em 1994, no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
3° Desfile do 30° Oktoberfest Blumenau - Fotografia Patrick Rodrigues. Agência RBS.

O grupo cultural Harmônicas Blumenau ensaiava todas as  noites de terça feira, junto ao ambiente do Bolão, no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Em 2014, o grupo de Harmônicas Blumenau contava com 6 componentes dos 8 que compunham o grupo até o ano de 2010. O coordenador do grupo, por muito tempo e o último foi Wilfried Volkmann.
Wilfried Volkmann.

Ensaio, nas terças feiras.
Fausto Emmendoefer.


Wilfried Volkmann alertava àqueles que apreciavam e quisessem aprender a tocar este instrumento musical tradicional no folclore alemão e austríaco, poderia ter esta oportunidade junto à cancha de bolão do clube, todas as terças feiras à noite. 
















Em um dos ensaios do grupo Harmônicas de Blumenau, registramos o grupo tocando o clássico: Edelweiss.
O início desta História...

Um tempo atrás, o Coro Masculino ensaiava toda sexta feira no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Depois do ensaio, a maioria de seus integrantes permaneciam um pouco mais, para conversar. Em 1994, em uma destas sextas feiras, o maestro do coral Erwin Knaesel, levou uma gaitinha de boca e foi um sucesso entre os presentes. O maestro também usou o instrumento durante o acompanhamento, no ensaio do coro. Em outra sexta feira de ensaio, o Robert Hirt e Fausto Emmendoerfer, também levaram suas gaitinhas. Neste dia, o maestro Erwin Knaesel disse ao grupo de amigos, que possuía um baixoPropôs, então,  a formação de uma orquestra
José Carlos Oechsler se prontificou tocar o baixo e assim ficou determinado. O grupo de amigos conseguiu uma vineta (Gaita especial de acordes) emprestada, a qual passou a ser tocada por Wilfried Volkmann, o coordenado do grupo quando foi escrita esta postagem e último coordenador do Grupo de Harmônicas Blumenau. Foi Herr Volkmann que nos contou esta valiosa história.
Jornal Santa Catarina - 11 Set. 2010 - Destaque - Herr Volkamann.
Após tudo organizado e combinado, o primeiro ensaio do Grupo de Harmônicas Blumenau  aconteceu em 2 de Agosto de 1994, data de sua fundação. Sua primeira apresentação aconteceu na Empresa Waltec - no Bairro do Salto Weissbach - Blumenau, em 23 de Dezembro deste mesmo ano. Foi a firma que nos trouxa para Blumenau - exatos 10 anos antes, para estagiar, e conseguir diploma de eletrotécnica - link no final desta postagem.
Primeira apresentação em dia 23 de dezembro na Waltec - com Oeschler, Wolkmann, Emmendoefer, Knaesel e (...).
Equipamentos de  Medeiros.
A iniciativa dos amigos formou, assim, uma orquestra somente de gaitas de boca, que completou 20 anos de idade em 2014 e completará 30 anos em 2024.
Em 2014, o grupo havia participado de mais de 340 apresentações na região de Blumenau, em Santa Catarina, Curitiba. Participou também, de 14 apresentações na Áustria e 2 na Alemanha.
Possui 2 CD´s gravados e fazia parte da programação oficial do Oktoberfest Blumenau, desde o ano de 2000, sendo uma de suas atrações, com participação em todos os desfiles.






Os integrantes  das Harmônicas Blumenau que geralmente participavam do grupo, em 2014, durante os desfiles do Oktoberfest Blumenau são: Otto Puff, Wilmar Medeiros, Almiro Nardeli, Fausto Emmendoerfer, Wilfried Volkmann, Katwald Roedel  e Dariu Puff.

Fotografias Históricas - do Grupo -  publicadas no livro: Centro Cultural Vinte e Cinco de Julho de Blumenau - 1954 a 2009
1998 - Igreja Luterana de Itoupava Seca.

1999.
1999.
1999.

1999 - Alemanha.

1999 - Alemanha.

Desfile do Oktoberfest Blumenau 2000.

Desfile do Oktoberfest Blumenau 2001.

Desfile do Oktoberfest Blumenau 2001.
Desfile do Oktoberfest Blumenau 2002.
Tabajara - 2002.


Oktoberfest - Edições recentes...






















O Grupo de Harmônicas Blumenau  é destaque na imprensa local e na região. Por exemplo, a Capa do Jornal de Santa Catarina - o Santa - Edição publicada durante a Oktoberfest Blumenau 2013

Desfile Oktoberfest 2010.
Desfile Oktoberfest 2011 .
Desfile Oktoberfest 2012.

Desfile (Noturno) Oktoberfest 2013

Leituras Complementaras - Clicar sobre o título escolhido:



Música e sua história...
...Parte da cultura dos imigrantes alemães.











Nenhum comentário:

Postar um comentário