quinta-feira, 15 de maio de 2014

Clic´s da Alemanha - João Batista Lóh


O Folclorista do grupo folclórico (Acessar - clicar sobre) Grupo folclorico Windmuhle da cidade de Joinville esteve em turnê pela Alemanha, em abril último. viagem teve cunho cultural e através de suas imagens, viajamos um pouco também. Sr. João Batista nos permitiu as postagens de algumas fotografias feitas em terras além mar. 

































Para saber mais sobre a lenda do Trabi ou Trabant - Clicar sobre: Trabi


 


A grande maioria das pessoas que imigraram para o Brasil, também seus descendentes, não tiveram a oportunidade de rever as paisagens das terras além mar. Os imigrantes de gerações passadas e seus filhos, também, filhos de seus filhos, não tiveram o contato com a terra natal, com sua cultura, sua história, aroma e cores. Mas as informações permaneceram na memória a partir das práticas culturais e do idioma. Práticas, como:  música, dança, canto. Presentes também, na culinária, na arquitetura, forma de vestir e levar a vida, como se diz no dito popular. Passando de geração para geração, permanece uma vaga lembrança nas pequenas ações, como uma centelha que tem força e vida e reacende no contato com a origem
Quando se tem a oportunidade de retornar, mesmo que travestido na outra outra geração, as lembranças retornam e o coração aquece através da sintonia e da identidade, muitas vezes inexplicável aos mais afoitos e aloprados. Compreende-se muita coisa, aparentemente desconexa em algumas práticas corriqueiras de nosso dia à dia. 
Grupo Folclórico de Joinville Windmühle em Pomerode
Sr Maurice Halbwachs já dizia;
"...fora das gravuras e dos livros, na sociedade de hoje, o passado deixou muitos traços, visíveis algumas vezes, e que se percebe também na expressão dos rostos, e nos aspectos dos lugares e mesmo nos modos de pensar e sentir, inconscientemente conservados e reproduzidos por tais pessoas e dentro de tais ambientes, nem nos percebemos disto, geralmente. Mas basta que a atenção se volte para esse lado para que nos apercebamos que os costumes modernos repousam sobre antigas camadas que afloram em mais de um lugar."
Um retorno a sua história individual, partícula dentro da nova coletividade através da paisagem de sua lembrança cultural.
Agradecemos as imagens Sr. João Batista.
Retiradas de seu Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário