quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Copo ideal - Cerveja alemã - Matéria da Deutsche Welle

Deutsche Welle













Faça sua escolha

Não é nenhum segredo que a Alemanha é uma das principais produtoras de cerveja. Mas qual a maneira correta de degustar a bebida? Muitas vezes o segredo se resume à espuma do topo. Um sommelier de cervejas revelou à DW que o formato cônico do copo ajuda a manter o aroma, enquanto um copo fininho preserva o frescor













O orgulho de Colônia

Para os cervejeiros de Colônia estes copos de 20 cl são essenciais. O termo Kölsch (adjetivo referente a Köln, nome de Colônia em alemão) é restrito a cervejarias dentro e nos arredores de Colônia. Garçons carregam bandejas circulares com alças cheias de Kölsch e trocam constantemente os copos cheios pelos vazios. Se você não quer beber mais, tampe o copo.














Frescor em primeiro lugar

Assim como os rivais às margens do Reno, os moradores da vizinha Düsseldorf também têm uma especialidade, a Altbier. O copo também comporta 20 cl, mas é mais curto e largo que o de Colônia. E como a Altbier é de alta fermentação, o sabor ficaria choco se fosse servida em copos largos, diz um produtor. "No copo correto, a 'Alt' solta seu aroma e forma uma espuma compacta."















Copos decorativos

"Um copo de pilsen se estreita em direção à boca do copo, para que o aroma de lúpulo alcance o nariz", diz um mestre cervejeiro de Essen à DW. "Isto melhora o sabor da cerveja." Alguns copos são apenas cilíndricos, outros, como o da foto, têm o formato de tulipa. O pedestal da base é somente ornamentação e não influencia o sabor da bebida.














Um litro de coragem

A cerveja típica da Oktoberfest ou "helles" é servida em uma caneca de um litro, chamada "Mass". Originalmente de cerâmica, estas canecas são produzidas para resistir às diversas rodadas de brindes e celebrações. Quando vazias, elas pesam mais de um quilo cada uma! Imagine então o quanto elas ajudam a delinear os músculos quando estão cheias! Saúde!














Espaço para a espuma
Os copos da "Hefeweizen", a cerveja clara de trigo, são altos e sinuosos. O elevado teor de dióxido de carbono forma a espuma na parte superior da bebida. Para isso, a cerveja deve ser derramada no copo vagarosamente. O diâmetro ampliado no topo do copo acomoda a espuma extra, assim como seus aromas florais.













Vermelho ou verde?

Até mesmo os soldados de Napoleão levantaram seus copos para brindar a "champanha do norte". Uma fermentação especial à base de culturas de ácidos lácticos dá à "Berliner Weisse" sua característica borbulhante e de sabor único, geralmente complementada com um toque de framboesa ou xarope de aspérula (Waldmeister). O copo amplo serve para acomodar bem a espuma.














Cerveja no pedestal


Todos os detalhes do copo da "Schwarzbier", a cerveja escura, celebram a experiência da degustação. A forma, a espessura e o tratamento dado à borda do vidro salientam o sabor. O formato amplo da boca do copo permite exalar melhor a nota de castanha torrada, chocolate e pão fresco. O formato também ajuda na manutenção da espuma, encorajando a degustar a bebida devagar.














De Bonn

Ao beber a "Bönnsch", da cidade de Bonn, os amantes de cerveja seguram em suas mãos pequenas obras-primas inspiradas pelo designer Luigi Colani. A "Bönnsch" é uma versão não filtrada da "Kölsch". Apesar de não alterar o sabor da bebida, o copo é mais popular que a própria cerveja, especialmente entre turistas que procuram por um souvenir diferente, diz o dono da cervejaria.








Nenhum comentário:

Postar um comentário