terça-feira, 22 de abril de 2014

Grupo Folclórico Windmühle - Joinville




A primeira vez que vimos a apresentação do Grupo Folclórico Windmühle de Joinville foi no  Clube Concórdia: 50° aniversário do Grupo Folclórico Concordias Germanische, no dia  29 de outubro de 2011 -  Curitiba. Logo em seguida, início de 2012, assistimos a apresentação do grupo novamente, na Festa Pomerana - edição de 2012, em um Encontro Internacional de Grupos Folclóricos. Dançaram muito e nos chamou atenção, o seu traje, muito diferente do tradicional e conhecido traje bávaro. 

No Site do grupo, consta que o traje é oriundo do Estado de Hessen - a partir do conhecido traje típico de Schwalmer. Chegaram até a história e conheceram o traje através de pesquisa feita pelos próprios  folcloristas e intercâmbio cultural estabelecido entre estes e entidades alemãs da região.
É sabido, que a maioria dos trajes históricos são oriundos dos ricos e coloridos trajes históricos dos camponeses de cada região estudada e não poderia ser diferente com o traje de um região do estado alemão de Hessen.
Traje basicamente em tom preto com adornos em cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Podemos observar as cores vibrantes na pequena bolsa de cintura, na barra de uma das saias, detalhes suspenso na anágua e lenços - no traje das damas. Na cabeça, a presença do tom vermelho  (pequeno chapéu) com lenço preto. Parte da indumentária, considerada parte da roupa íntima, eram feitas com tecido de algodão ou  em lã, na cor branca. Roupas com cores, nesta época, era muito caro e acessíveis somente para os nobres, religiosos de cargos elevados e oficiais de alta patente. Os camponeses, usavam as cores somente nos detalhes.





Algumas imagens históricas do traje histórico da região alemã que inspirou o traje oficial do Grupo Folclórico Windmühle da cidade de Joinville. 

Detalhes


Boneca antiga trajada












 É conhecido que, até os anos de 1700, ao norte de Hessen, existia um único traje no local. Os registros mais antigos mostram os figurinos das publicações de Schwälmer - anos 1820/1824 e foram confeccionados pelo Sr. Ludwig Emil Grimm. Os trajes deixam perceber que os costumes da época eram simples. 







Foi somente no decorrer do século XIX que a indumentária tornou-se traje típico Schwälmer. O traje foi adotado na região situada entre o Vogelsberg - no sul e Kellerwal, ao oeste, Knüllgebirge ao leste, cortada pelos rios Fulda, Eder e Schwalm, o que demarcava a área do Schwalm. Esta região possui 35 aldeias e três pequenas cidades: Entre estes: Immichenhain, Ottrau. Maior comunidade: Schrecksbach, aldeia: Neukirchen e comunidades de Willinghausen e Wasenberg. Também há Frielendorf e no sul Hattendorf e Berfa.

Um pouco sobre a História de Hessen...

De acordo com pesquisas, a região de Hesse já era habitada há 50.000 anos atrás - período glacial. Foram encontrado antigos cemitérios deste período e ferramentas paleolíticas. Também resíduos da herança céltica foram encontrados em Glauberg, com data de 5 AC e resíduos da tribo Chatti em 1° AC e de onde supõe-se é a origem do nome Hesse. É uma adequação do nome da tribo. 
Objeto da cultura céltica - Glauberg
Na época do Império Romano, este tinha um acampamento militar em Dortar e em Waldgirmes - arredores leste de Wetzlar. O local - à margem direita do Germania -  foi planejado, com o consentimento do governo provincial, através de um acordo, que não foi cumprido, após a Batalha da Floresta de Teutoburgo (Ano - 9 DC).

No início da Idade Média, um franco gau tomou terras em torno de Fritzlar e Kassel e um saxão mais ao norte, o que deu origem ao território conhecido Hessengau
Fritzlar
Kassel

Landgrave Filipe
No século IX, Hessengau foram dominados pelos francos e no século XII , foi passado para Turíngia. Durante a Guerra da  Sucessão da Turíngia (1247-1264) Hessen ganhou a independência.e tornou-se Landgraviate dentro do Sacro império Romano.Mais tarde, um dos líderes de reforma protestante  foi seu Landgrave Filipe. 
Quando Filipe faleceu, em 1567, o território de Hesse foi dividido entre  seus quatro filhos de seu primeiro casamento. Surgiu então: Hesse-Kassel, Hesse-Darmstadt, Hesse-Rheinfels e Hesse-Marburg. Os filhos dos dois últimos territórios morreram muito cedo, motivo pelo qual, Hesse Kassel e Hesse Darmstadt foram fundamentais para a história do grande território de Hesse
No final do século XVI, Kassel adotou o calvinismo, enquanto Darmsdadt permaneceu luterana e posteriormente, as duas religiões estavam em  frentes diferentes em conflitos na região. Lutaram entre si, principalmente pela disputa por Hesse-Marburg e na Guerra dos 30 Anos, quando aconteceu a batalha em Darmstadt ao lado do Imperador, enquanto Kassel ao lado da Suécia e França.
Guerra dos 30 Anos



O Landgrave Frederico II (1720 - 1785) governou como um déspota benevolente - 1760-1785. Suas ações eram polêmicas e contraditórias. 
Landgrave Frederico II
Hessianos
Integrou princípios iluministas aos valores cristãos, planos cameralista para o controle da economia e o uso do sistema militar para o uso diplomático. Aqueceu as finanças, alugando 19.000 soldados prontos para a batalha, para a Inglaterra lutar na América do Norte, durante a Guerra Revolucionária Americana - 1776-1783. Estes soldados, conhecidos como hessianos, lutaram sob a bandeira britânica e seu salário iam para o governo de Hessen. Talvez este contato com a América do Norte, foi uma das questões que fez surgir a grande  imigração alemã para o oeste deste continente.
Hessen-Darmstadt 1736
Durante o século XIX, Hesse-Kassel foi elevado ao status de um eleitorado, mas até então, sem sentido, pois o Sacro Império Romano foi dissolvido somente em 1806 e restaurado o eleitor, somente em 1813. Em 1866 foi, então, anexada à Prússia, juntamente com a cidade livre Frankfurt, Hesse-Homburg e o  Ducado de Nassau, que estabeleceu a província de Hesse-Nassau
Hesse- Darmstadt foi elevado ao status de um Grão Ducado, em 1806, tornando-se um Grão Ducado de Hesse
Grão Ducado de Hesse

Na guerra de 1866, lutaram ao lado da Áustria contra a Prússia, mas manteve a sua autonomia com a derrota. Isto ocorreu porque uma grande parte de seu território estava localizado no sul do rio Main e a Prússia não ousou expandir além desta linha. Parte de Hesse-Darmstadt ao norte do rio (região próxima a cidade de Giessen) são chamado de Oberhessen, foram incorporados em uma federação de estados alemães pequenos, instituído pela Prússia - em 1867. 
Em 1871, o resto do território do Grão Ducado se juntou ao recém criado Império Alemão.

Hessen
Bom conhecer...
Continuando...
O grupo folclórico joinvilense, que está ligado à Sociedade Cultural Lírica e foi fundado no dia 28 de maio de 1988. Portanto, estará comemorando 26 anos, no próximo mês dentro de uma especial programação.
O Grupo surgiu junto com a primeira edição da tradicional  FENACHOPP, marca histórica que faz parte do seu brasão.

Possui grupo de folcloristas nas categorias: adulto, infantil e infanto juvenil.

Apresentaram-se, no estado de Santa Catarina, intercâmbios de danças folclóricas, no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná. Também participou do Festival de Dança de Joinville - nos anos de 1998, 1999 e 2000  e neste ano de 2000, levou a dança folclórica para as ruas com verba da Lei  Rouanet, com repasse da Empresa Fabril Lepper.

O grupo idealizou e resgatou o Encontro Folclórico de Joinville, com o intuito de resgatar os antigos bailes típicos e encontros folclóricos na cidade. 
Também, mantém estreitos laços com entidades e grupos folclóricos alemães
No ano de 2000 foi anfitrião do Grupo Folclórico Donauschwäbisch Trachtengruppe da cidade de Freisig e no ano de 2006, também recebeu a visita do Grupo Folclórico Donautanzgruppe da região do Danúbio, na Alemanha.
Grupo Folclórico Donauschwäbisch Trachtengruppe 
Evento do Clube Concórdia: 50° aniversário do Grupo Folclórico Concordias Germanische Volkstanzgruppe, Encontro e Festival Folclórico Tanzboden e 51° Bierfest, no dia  29 de outubro de 2011 -  Curitiba.

Vídeo


Dançar faz muito bem e faz amigos!














Nenhum comentário:

Postar um comentário