sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher


Esta data,
 8 de marçoteve origem nas manifestações das mulheres trabalhadoras, na Rússia, que 
reivindicavam melhores condições de trabalho, de mais espaço na sociedade, e contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial. Estas manifestações culminaram com o início da Revolução de 1917.ideia de celebrar o 
dia da mulher, já tinha acontecido no início do Século XX, no Estados Unidos e na Europa, onde elas pediam melhores condições de vida, de trabalho e o direito de votar. 
Dia Internacional da Mulher foi comemorado desde então, até mais ou menos a década de 20. Na Rússia, Esta data tornou-se elemento de propaganda partidária. Depois da década de 20 esta data foi esquecida por longo tempo e foi recuperada pelo movimento feminista, em 1960.
Atualmente,Dia Internacional da Mulher perdeu parte do sentido de sua origem, adquirindo o caráter festivo e comercial.
A data foi designada pela ONU, em 1975, como Ano Internacional da Mulher e em dezembro de 1977, o Dia Internacional de Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para, então lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do "sexo frágil".


Enquanto mulheres, devemos honrar todas àquelas, que ao longo da história, inspiraram a criação desta lembrança, internacionalmente - dia 8 de março. 
Mostrar que valeu a pena, suas conquistas. 
Como?  
Com nossas ações diárias, mostrando que fazemos jus ao espaço conquistado dentro de uma sociedade, ainda em formação moral.  
Nosso respeito à memória de todas. Vamos fazer a nossa parte, sem querer trocar este dia e todo seu significado, por pizza.  

O mundo é dual e o equilíbrio há de acontecer. Nem mais e nem menos...


Um bom dia a todos...

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)










3 comentários:

  1. Sexo frágil? As mulheres são mais longevas e a fragilidade é só em relação à força física.

    ResponderExcluir
  2. Que mulheres lindas! De frágeis elas não têm nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Dona Renate. Algumas, oportunizam e se utilizam desse subterfúgio para tirar vantagens. E não foi esse o objetivo das pioneiras...Nosso respeito a todas.

      Excluir