segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Schützenverein Blumenau - Vídeo


" No Vale do Itajaí, região conhecida também como Vale Europeu, a cultura dos imigrantes alemães é preservada e está presente no dia-a-dia da população.
Em Blumenau, a maior cidade da região do Vale do Itajaí, a cultura dos colonizadores alemães está viva e imponente na memória e nos hábitos de seus habitantes. Ainda pulsa forte na cidade a tradição das Sociedades de Atiradores, cultura milenar trazida pelos imigrantes alemães. A primeira Sociedade de Atiradores da região, a Schützenvereine Blumenau, surgiu logo no início da colonização, nove anos após a chegada dos primeiros colonizadores. Foi em 2 de dezembro de 1859, nas comemorações do aniversário do imperador Dom Pedro II. A sociedade foi célula multiplicadora das atividades esportivas, recreativas e culturais, que tornaram a vida social da colônia intensa, tendo reflexo até nos dias de hoje, como parte importante da história da comunidade. Muitos clubes da cidade mantêm viva esta tradição dos imigrantes, através das atividades culturais e esportivas nos clubes e nas Festas de Rei e Rainha.

Abraços a todos... 
Jacqueline Bürger"
A seguir recomendamos que assistam este trabalho, apresentado na forma de vídeo. Trata-se de uma pesquisa muito séria e completa, com depoimentos de personagens reais, dentre os quais, reconhecemos muitos amigos e temos certeza que, quem apreciar o assunto e assistir este trabalho, igualmente, observarão e reconhecerão seus amigos.

Grande trabalho de pesquisa e memória histórica de uma das festa mais tradicionais de nossa região!!
Vale a pena conferir...


Leitura Complementar - Clicar sobre: Historia Schutzenfest

A  cultural modela a identidade de uma região e
do homem que a habita.






Um comentário: