segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Carnaval na Alemanha - Karneval in Deutschland


É somente no Brasil que há Carnaval?  Já tínhamos postado sobre o Carnaval na Alemanha e é impossível não retornarmos ao assunto, nesta época. Época na qual, logo mais, inicia-se as festividades do carnaval, não somente no Brasil, mas em várias partes do mundo. Há ou não há carnaval na  Alemanha?  Vamos relembrar um pouco sobre o assunto.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: Carnaval Alemão

Como já escrevemos em outras postagens, há Carnaval na Alemanha e suas origens são muito mais antigas que o carnaval brasileiro. Este tem diferentes características ao longo de seus períodos históricos e,  diferentes em cada região do país.

Há conhecido Weiberfastnacht - Quinta feira das mulheres -  também denominado -  "quinta estação do ano".

Também há carnaval no Vale do Reno - conhecido como Karneval, o Fastnacht da Suábia e o Faschina da Baviera - Regiões com identidades bem distintas a partir de sua cultura local. Como já citamos, o mais conhecido, entre os muitos, é o conhecido "a quinta estação".  
Há uma unanimidade entre todos os carnavais alemães, em todas as regiões. Todos eram e são festejados, até os dias atuais, no período que antecede a quaresma - período de jejum. Quase sempre festejado no início da páscoa, com um banquete.
O termo é herança cultural da mitologia dos antigos povos germânicos e está ligado aos ritos de fertilidade das antigas religiões, denominada pelos cristãos de pagãs. Ou ainda relacionada aos rituais para espantar os maus espíritos. Também, tem ligações com as festas e rituais romanos, incorporados ao hábitos e costumes da  região, durante o longo tempo de domínio romano e depois inserida às festividades cristãs trazidas e implantadas pelos próprios romanos.
Os primeiros registros do carnaval alemão foram encontrados no Século XIII.

Os registros do Século XIII mostram festividades com grandes quantidades de carne, queijo, manteigabanha e principalmente, ovos. A intenção era consumir todo o alimento armazenado para passar o inverno – período do jejum. Isto explica os atos de organizar procissões e “guerras de ovos”. Além da distribuição de ovos cozidos decorados, depois durante a páscoa.
Ostara - Deusa da Fertilidade
Antes do Século XIII, era comum festejar o "Carnaval" no interior das casas. Depois, os festejos ocuparam as ruas e eram acompanhados por muita fartura de alimentos e foliões, com música, dança, apresentações teatrais, torneios e corridas. 
Entre os Século XIII e XIV surgiu o combate personificado do Carnaval e da Quaresma a partir dos animais e alimentos. O importante era a diversão.
A partir do Século XIV, a Igreja de Roma condenou o carnaval na Alemanha, alegando que destoava da Doutrina do Santo Agostinho e o carnaval passou a ser visto como prática pagã, como o era. Não somente como as festividades de Baco do reino de Nabucodonosor, mas como as festividades ditas “pagãs”, muito anteriores este período. Os foliões do carnaval da Idade Média, na Alemanha, passaram a ser associados a personificação do mal, de acordo com o cristianismo.
As pessoas celebram o carnaval de rua no centro de Düsseldorf - Alemanha - As comemorações começam tradicionalmente às 11:11.
Podemos afirmar que o carnaval de rua existente em algumas cidades mais antigas do Brasil, tem a mesma origem histórica do carnaval alemão e foi trazido pelos primeiros imigrantes europeus - os português - para o Brasil. Estes, na época, tinham contato com as festividades cristãs da Europa (inexistia fonteiras para o cristianismo). No Brasil, em contato com as festividades do povo  africano, fez surgir um carnaval com outra identidade, conhecido carnaval do Brasil
Continuando...
Em Estados alemães mais tradicionais, até hoje, seus príncipes, arautos e parlamentos tem 11 foliões – o número.
Este número foi traduzido como conhecido número do folião, mas em verdade é um número místico da mitologia dos germânicos. Explica-se, por que em muitas regiões do território alemão, o carnaval inicia no dia  11 de 11, às 11:11h. 
A interferência da Igrejas Cristã é notada, após o Século XV, até hoje. Geralmente são usadas máscaras e fantasias que lembram o “diabo”. Acreditavam que o diabo anda pelas ruas, acompanhado das bruxas, demônios entre outros seres da religião pagã, antigas. Dentro da Igreja de Roma a censura era maior do que na religião Protestante. Nos séculos XV e XVI, foi o apogeu do carnaval nas artes cênicas, com estas caraterística e suas máscaras, satirizando os elementos da religião pretérita e as festividades, de maneira diferente. O folião dos primeiros tempos, entre os séculos XV e XVII, representava a figura carnavalesca central da sátira e lembrava muito o Arlequim na Itália. Com a vinda da reforma Protestante, que também , negavam práticas do catolicismo de Roma (Os mesmos que dominaram os antigos Prussianos) houve uma diminuição da prática deste tipo de carnaval  -(baseado na Sátira). Após a leitura da pesquisa efetuada, pela Equipe do Blog - A vida dos Irmãos Grimm e outros eruditos do Século XIX, podemos afirmar que no período do Romantismo alemão, houve uma valorização e interesse pelos costumes das antepassadas tribos germânicas e suas inúmeras festividades, até então consideradas pagãs.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Irmãos Grimm

Políticos e pessoas que estão na mídia sofrem mais com as sátiras do carnaval atual
Há festas em salões de clubes, onde grupos de amigos participam, semelhante às festas de clubes do Brasil. Geralmente se divertem vestidos com as mais variadas fantasias  dos mais variados personagens da  História e  mitologia locais ou clássicos internacionais. Aqui no Brasil, é quase certo, que trata-se do carnaval trazido pelos primeiros europeus que vieram para o Brasil, cuja origem é a mesma do carnaval alemão.


Imagens da Deutsche Welle - Carnaval 2014
"Carnaval na Alemanha
Em toda a região do Reno, as folias de momo já começaram. As celebrações são marcadas por fantasias criativas, músicas típicas e muito alto astral.

O dia é delas
Na Alemanha, no primeiro dia dos festejos de Carnaval quem manda são as mulheres. É a chamada quinta-feira das mulheres (o termo oficial é Weiberfastnacht). Nesse dia, elas tomam a chave da prefeitura, saem pelas ruas cortando gravatas dos homens e fazem, claro, muita festa." DW

Carnaval 2014 - Köln         Foto::www.facebook.com/BrasileirosAlemanha
Fotos Elsa Bevian - Carnaval na Alemanha 2014











"Carnaval em Frankfurt: teve desfile, distribuição de doces (balas, chocolates), bratwurst e um chopinho!" - Elsa Bevian 2014







"Um grupo de brasileiras que conheci em Köln: adivinha onde elas estavam? Junto com o grupo de samba, lógico! E todas fantasiadas de índias (mas com casacos bem grossos). Estava muito frio no sábado." Elsa Bevian

Elsa Bevian - Esquerda


Vídeos...
Mainz

Colônia

Aachen



O que repetimos no presente, enquanto cultura e parte no modo de nos divertir, muitas vezes são reflexos de outros tempos, outras práticas e necessidades dentro de outra sociedade composta de maneira diferente. As práticas são repassadas como herança de pai para filho, se misturam a outras tantas e muitas vezes desconhecemos o que repetimos e porque repetimos.

Conhecer é importante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário