segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde

Hoje tiramos o dia para passear em Pomerode - SC. - Brasil.  Dentro de sua História, a partir de sua colonização, é sabido que nos primeiros anos - Pomerode fazia parte da Colônia de Blumenau. Em 1861, foram assentados imigrante oriundo da região de Pomerânia, sob coordenação do Sr. Hermann Blumenau, que pretendia povoar a região entre a sede da colônia e a Colônia de Joinville.
Iniciamos a visita no Museu Pomerano. Dando sequência, visitamos o pátio do Teatro Municipal de Pomerode, almoçamos no Restaurante da Malwee - Pomerode e a seguir, rumamos para a Rota do Enxaimel.



No Vale da Rota do Enxaimel,  encontramos várias tipologias do enxaimel em satisfatório estado de conservação, em uso, inseridas no entorno original e na paisagem, na qual foram construídas. A Rota do Enxaimel está localizada na localidade do Testo Alto, no Vale do Rio da Luz, inserido na cidade de Pomerode e Jaraguá  do Sul. O resultado é consequência de um trabalho comunitário, administração pública e dos proprietários que iniciou há mais de 20 anos.
É o primeiro conjunto Paisagístico Cultural Brasileiro tombado, enquanto conjunto cultural. De acordo com a portaria IPHAN 127/09, constitui uma paisagem Cultural Brasileira: "uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores."

Propriedades da Rota do Enxaimel protegidas:

Tombamento Estadual
Casa Strutz (Rua Testo Alto - 2098)
Salão Belz (Rua Testo alto - 3279)
Casa Hugo Rahn (Rua Testo alto - 8430)
Casa Zumach (Rua Testo Alto - 7097)

Tombamento Federal
Casa Erwin Arndt (Rua Progresso - 1241)
Casa Ovídio Sievert (Rua Testo Alto - 7875)
Casa de taipa (Rua Testo alto - Fundos - 9690)
Casa Wachholz (Rua Testo alto - 6148)
Comércio Haut (Rua Presidente Costa e Silva - 719)
Casa Comercial Weege (Rua Presidente Costa e Silva - 677)

Proteção do Plano Diretor de Pomerode
54 propriedades.

Quando visitamos o cemitério luterano, junto a Igreja de Testo Alto, parte do conjunto da Rota do Enxaimel, observamos a presença de pinheiros muito velhos, oriundos da Alemanha, na parte da frente do cemitério. Provavelmente plantadas pelos primeiros imigrantes, no início do século passado. Todo o conjunto é peculiar e único.

As  imagens comunicam...
Um pouco de Pomerode em uma tarde domingo.





































Vídeo



Casa Wachholz - construída com a técnica enxaimel, foi construída somente 4 anos após a chegada dos primeiros imigrantes na região - 1861.





Casa Wachholz - construída com a técnica enxaimel, foi construída somente 4 anos após a chegada dos primeiros imigrantes na região - 1861.
 





Ribeirão da Luz



Leitura Complementar
Clicar sobre: Alemão de Pomerode , Porcelana Schmidt , Técnica Enxaimel

 Com consciência - Preservar  e gerar momentos, bons momentos.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário