quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Teatro - O retorno do Teathergruppe no 25 de Julho

Muitos, dos que frequentam o C.C. 25 de Julho de Blumenau nos dias atuais, ou mesmo, ex atores do teatro contam o quanto foi prazeroso e divertido assistir e fazer as peças de teatro amador no idioma alemão no clube. 
Junged Gruppe - 1956 - Benedito Novo
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009
Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi fundando por membros do Clube Juvenil chamado pelos integrantes da época de  Jugend Gruppe - em  1956. A estréia da primeira peça a ser apresentada aconteceu no dia 17 de novembro de 1956 no palco do Teatro Carlos Gomes. A sede atual do C.C. 25 de Julho ainda não existia. As peças apresentadas na noite se chamavam Die Holssteinmühle  e Femilie Kerbholz. A noite de estréia não terminou com a apresentação das peças. Após aconteceu um grande baile aberto à comunidade. 
1996
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau  Sua História - 1954 a 2009
Grupo de Teatro amador existiu por mais de 40 anos.
A última peça com a atuação de todo o grupo de atores, antes de encerrar as atividades, foi Os imigrantes, apresentada no ano de 2000. 

Isto não impediu  que, após Os Imigrantes - Sr. Georg Kahrbeck e a Sra Alda Niemeyer atuassem na peça Dinner for One, onde a Sra. Alda interpretou Miss Sophie. A estréia desta peça aconteceu no dia 29 de julho de 2000, ou seja, 13 anos atrás. A peça fez parte do 10° Congresso da Federação dos Centros Culturais de Cultura Alemã do Brasil - FECAB.
2000 - Dinner for One
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009
Neste ano, ocasionalmente, aconteceu o encontro de alguns ex atores do Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau na residência da família Haas. Fizemos um registro  histórico e vingou uma ideia, a qual germinou.


Ex Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau .A Sra Alda Niemeyer fez parte. Estava impossibilitada de estar junto com o Grupo neste dia - 20 de julho de 2013.
Teathergruppe já foi conhecido, além das fronteiras de Santa Catarina. Seus atores, por mais de 40 décadas, atuaram, se divertiram e levaram a alegria à muitas pessoas.
Jungedgruppe - 1956 
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009
Teathergruppe - Grupo de Teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 1987
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009
A última peça, com a atuação de todo o grupo de atores - antes de encerrar as atividades, foi Os imigrantes, apresentada no ano de 2000. 
Desfile no Oktoberfest - Grupo de Teatro 25 de Julho
 Ano de 2000

Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
Sua História - 1954 a 2009
 Após 13 anos sem atividades, o teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau está de volta no espaço do centro cultural.

Como aconteceu o  retorno?

Os acontecimentos para o retorno do Teathergruppe foram tomando forma e direcionamento em uma sequência lógica de fatos, nos últimos meses. A estas movimentações, somou-se grande desejo da atual Diretoria, para que o Teathergruppe retornasse. Como resultado positivo, após algumas conversas, aconteceu a primeira reunião de parte do grupo e o anuncio oficial à Diretoria na noite da última segunda feira, no centro cultural. Com isto, resgate deste tradicional grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Teathergruppe.
...
Durante um evento da Semana da Imigração no C.C. 25 de Julho, Sra. Rita Schmitz, esposa de um cantor do Liederkranz, Sr. Karl Heinz conversou com a equipe de Comunicação e Social sobre a 7° arte.
Sra. Schmitz possui experiência em  Teatro a partir de atividades cênicas em sua cidade natal - terra da primeira Oktoberfest no Brasil - Itapiranga - SC e também, na Alemanha, onde residiu. Comentou com a equipe das Diretorias - Social e de Comunicação que tinha  um grande sonho e vontade: montar um grupo de teatro no C.C. 25 de Julho de Blumenau. Esta importante informação ficou muito bem guardada.
Depois, tivemos a oportunidade de registrar a reunião dos ex atores do Teathergruppe na residência dos Haas - um momento histórico. Muitas lembranças e histórias contadas durantes as conversas.
1984

Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau

Sua História - 1954 a 2009


1987 - Familie Hahnemann
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau  Sua História - 1954 a 2009



















Todo o ambiente e os  "bons ventos" era propício para que o Teathergruppe retomasse suas atividades.
Após conversa com algumas pessoas interessadas aconteceu a primeira reunião do Grupo de Teatro, que recebeu o nome de  Grupo de Teatro 25 de Julho, ou Teathergruppe 25 de Julho.
A primeira conversa aconteceu no dia - 5 de agosto de 2013A partir desta data, o grupo tem se reunido periodicamente, para estar pronto para sua estréia, que acontecerá na próxima segunda feira, durante o encerramento das atividades culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau.  

Imagens dos primeiro encontro...
Sra. Rita Schmitz




Direção e a Coordenação do grupo está sob responsabilidade da Sra. Rita Schmitz. A diretora do Teathergruppe levou levou três peças a primeira reunião para serem analisadas pelo grupo. Um destas foi escolhida para ser apresentada na noite de Natal, na próxima semana, dia 9 de dezembro de 2013.  O grupo decidiu,  observando o evento de natal, o qual conta com a participação de todos os grupos culturais, por uma peça pequena, mas intensa, para marcar o importante momento da estréia do novo Teathergruppe.







Palavras da Sra Alda Niemeyer ...
"...Fico feliz em saber que vai ter nova vida no nosso palco, que já deu tanta alegria para os amigos desta arte. 
Contem comigo, dentro das minhas muito limitadas forças.
Vou ver se acho minhas dicas escritas para pronunciar o texto mesmo baixinho, gestos pequenos que chamam atenção, etc. 
Curiosa para conhecer todos e a dirigente. Um grande e bem carinhoso abraço. Alda"
Primeira reunião do novo Teathergruppe 25 de Julho de Blumenau
Estivemos conferindo o ensaio desta segunda feira e conversarmos com equipe do Teathergruppe do 25 de Julho. A ideia é resgatar a arte do teatro amador, no idioma alemão, sem pretensão de fazer grandes produções, mas promover o teatro alemão e também criar oportunidades para seus integrantes, através de sua atividade cultural, divertir-se, praticando uma atividade de lazer, cultural com  amigos.

Imagens do último ensaio - dia 2 de dezembro de 2013.

Elenco Principal
Anita Schaabe  
Eduardo Diniz Machado
Daiene Pfiffer
Ingo Gehrke
Martin Berner
Oswin Reistenbach
Sálvio

Equipe Técnica:
Direção e Coordenação: Rita Schmitz
Apoio: Rolf Haas














Via Correspondência eletrônica...
"...Parabéns ao novo grupo de teatro! Queremos nos divertir novamente como há anos atrás. Não esquecemos de como choramos de rir com Dona Alda Niemeyer no papel de Sophie! Era cômico, mas havia muita ternura na peça teatral. 
Abraços,
Rolf e Renate S. Odebrecht"



Parabéns a Vocês!!

Sucesso em sua estréia - próxima segunda feira, dia 9 de dezembro no C.C. 25 de Julho de Blumenau!
Um momento histórico e cultural...
Na cidade de Blumenau...

Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:

Nenhum comentário:

Postar um comentário