terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Artes plásticas - Beatriz Bona

Vamos conversar um pouco sobre um nome das artes plásticas - Prata da Casa - a artista, Beatriz Bona.
Beatriz Bona nasceu no dia 21 de outubro de 1942, em Indaial, cidade vizinha - pertinho da Estação Ferroviária - EFSC. Há mais de 46 anos reside na cidade de Blumenau - no histórico bairro do Badenfurt, em um lugar bucólico, cheio de flores e pássaros, onde também está seu atelier.
Atelier e residencia da Beatriz Bona em Blumenau




Estação de Indaial - onde iniciou sua arte. Durante o lançamento do Livro A Ferrovia no Vale do Itajaí, o qual contou com um quandro seu com o motivo ferroviário. Neste episódio contou que quando menina, pintou as paredes desta estação. Seu pai a fez limpar sua primeira arte a partir de sua "arte", de querer já se expressar através da arte.
Professor italiano Guido Viaro
A artista pinta há mais de 55 anos, desde a idade de 14 anos. Sua formação, além da grande vocação que trouxe consigo para esta jornada, recebeu a contribuição dos melhores professores da Escola de Belas Artes de Curitiba, com os quais teve contato nos anos de 1960 e 1962. Um de seu professores foi Guido Viaro.
Conhecemos Beatriz Bona no ano de 2000 e de imediato percebemos a pessoa vibrante, intensa e apaixonada pelas cores e pelo mar. Uma pessoa que vive intensamente e respira a arte. Quando não a encontramos no ateliê produzindo arte, está pescando em alto mar.  É uma pessoa livre, como uma pescadora.

Sua primeira pintura
 

Um das primeiras pinturas , feitas em aula de pintura do Colégio Sagrada Família - 1957
Batizou no momento que me mostrou - Eine kleine "Frida" von Badenfurt mit seinen Katzen.

Eine kleine "Frida" von Badenfurt mit seinen Katzen.
A artista plástica Beatriz Bona pintada por uma colega de curso de pintura - Estudava em Curitiba e tinha na época 18 anos de idade. Anos Dourados - década de 1960.
"Pescar é o que mais gosto de fazer depois de pintar" - disse-nos em um  momento, em um dos muitos encontros. 

Longe do assédio de propostas e conceitos contemporâneos, criou uma linguagem própria, a partir do uso de diversas técnicas e materiais, dentro da linguagem contemporânea, segundo os críticos. Nós pessoalmente somos da opinião que Beatriz criou uma técnica própria quando burila com as diversas cores e materiais. As cores são feitas a partir da tinta acrílica. Sua obra ainda será objeto de análise dentro de um recorte de tempo e importantes conclusões serão extraídas desta análise. Para isto, é preciso que o futuro torne-se presente.
Tem obras colocadas em galerias de São Paulo, Rio de JaneiroFlorianópolis e também nos Estados Unidos da América e Argentina. Possui obras e coleções particulares, também,  em países da Europa e Ásia, como: Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra e China. Em toda sua carreira, fez e participou de mais de 70 coletivas e 22 MostrasEntre estas coletivas e amostras,  Beatriz Bona lembrou da inauguração da Galeria de Arte do Canvas - Hilton Hotel, com uma Mostra sua.
Galeria de Arte do Canvas - Morumbi - São Paulo

A artista plástica esteve presente no lançamento do Livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - Teatro Carlos Gomes, Blumenau. Fez um quadro com o motivo ferroviário para este dia. Reproduziu a estação de sua infância - em painel - Estação de Indaial.
Foi durante os momentos na noite de lançamento que contou sobre sua primeira obra de arte nas paredes da antiga estação.
Quadro feito para o lançamento do livro
 Estação de Indaial e recortes da EFSC
Vídeo































Em seu atelier

Atualmente, duas "ferramentas" importantes para o seu prazer de fazer sua arte estão debilitadas. Suas mãos estão perdendo a flexibilidade e movimentos e seus olhos estão diminuindo a visão gradativamente de maneira célere. Mas enganados estão aqueles que imaginam que isto a impeça de fazer o que ama. Acabamos de falar com a artista pelo telefone e ela estava com um pincel de tinta na mão, dizendo que precisava ser breve, pois o acrílico estava secando. "A pintura é tudo para mim".  Mesmo com as dificuldades que surgem, não deixa de fazer o que mais ama - pintar.
Suas obras - figurativas- reproduzem cenários pictóricos intimistas e paisagísticos, modulando perfis de mulheres, flores e objetos. 

São obras com características femininas, fortes, com o uso ousado das cores bem delineadas e, quase sempre a partir de texturas feitas com espátulas e acrílico. Alguns, ao observarem aos quadros de Bona, afirmam que a artistas mantem sua iluminação, redesenhando com autenticidade seus poemas visuais. 
Em nossa opinião, preferencialmente, elas são bem colocadas em ambientes centrais de uma residência, átrio, salão, pois marcam  e dão vida. Também fica bem no Hall de entrada, quer seja de uma residência ou, em qualquer outro tipo de edificação, pois suas cores quentes e vibrantes, irradiam calor e acolhimento, bem como uma boa vibração, "convidando" a pessoa que chega a adentrar. 
Atelier
Em seu atelier
O amigo...

"Falar de Beatriz Bona é falar de uma viagem.
De penumbra para uma iluminação artística assumida.
Da aparência para uma identidade inevitável.
Da desconfiança maniqueísta, para uma decisiva visão plural da vida, dos acontecimentos, da arte como expressão e inquietação."
Lindolf Bell
Jornal de Santa Catarina, 1998.




"....conhecer Beatriz é mergulhar no azul da  alma.
"

Marília -  
corgaleriadearte
Arte a partir das cores vibrantes e sem medo de misturá-las na forma de mulheres, flores, paisagem e objetos de arte...
"Estribada sobre a experiência das feiras provincianas e urbanas, e trinta anos de busca criativa, procura-se em suas obras uma geometrização da figura humana.
Esta geometria que sustenta a natureza (Cizanní) faz parte de visão da arte moderna e pós-moderna, com uma paleta própria, onde as cores não eliminam a figura, mas a sustentam plasticamente, sem cair no fotográfico nem no óbvio."
 Lindolf Bell - poeta e crítico de arte
"Longe do assédio avassalador de propostas e conceitos contemporâneos, a artista blumenauense Beatriz Bona conserva desafiadoramente seus pincéis e espátulas. Criando cenários pictóricos intimistas e paisagísticos, modulando personalíssimas mulheres, flores e objetos, a artista, despojadamente, mantém sua feérica iluminação, redesenhando com autenticidade seus poemas visuais. Poucos artistas atingem técnica e estética tão notáveis"
Vilson do Nascimento - escritor, crítico de arte e membro ABCA
----------------------------------
Nova Visita ao atelier...










Visita - 11 de Julho de 2015

Dia 11 de julho, visitamos a artista - Beatriz Bona em seu atelier. Alma nobre e sensível, convive com a perda gradativa dos movimentos das mãos e da visão. Segundo Bona, não enxerga mais com um olho e o processo é continuo e gradativo. Convive com a realidade de estar perdendo as duas "ferramentas", mãos e visão indispensáveis para criar a partir das cores e que em outros tempos, tomavam seus dias e noites. Tem ocupado seu tempo, diversificando suas atividades artísticas a partir da criação de artesanatos com materiais alternativos, nos quais usa mais o tato, embora já com as mãos doloridas, em função do avançar da doença - artrose, persiste  e se realiza, criando, de acordo com suas palavras. Vive os momentos dos dias no meio de suas inúmeras obras e artesanato, feito a partir de sua sensibilidade e criatividade
Um pouquinho das imagens que fizemos em seu atelier...

Lindo e colorido atelier de Beatriz Bona.

Artesanato - atualmente ocupa seu tempo e lhe dá um pouco de
 alegria, ao se permitir criar mesmo com as limitações


Uma de suas obras que aprecia - Gosta de pescar em alto mar - Pescadores

Artesanato no meio de inúmeros quadros 



Petit







































Por que? 


Artesanato - Chama - "os meus portais"

Entrevista Vídeo

Aqui pertinho - Beatriz Bona...

Parte de nossa história, a partir da arte.

Imagens feitas no dia 26 de Novembro de 2015










Contato - Site Oficial: http://www.beatrizbona.com/



 Em construção.




2 comentários:

  1. Veinha porreta esta mãe do Jean! Vida longa pra D. Beatriz! Muito legal a matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz Bona tem vitalidade e vida que muitos jovens já não têm mais....
      Que bom que gostou.

      Excluir