sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Música - Trio Montecarlo - Sucesso

Paricipávamos do ensaio do Coro Martin Luther da Igreja Luterana Martin Luther de Itoupava Seca e surgiu o assunto sobre o grupo musical Trio Montecarlo. Alguns dos coralistas lembraram do grande sucesso deste grupo nos anos 60 do século 20. Outros lembraram que seus "Opas" e  "Omas" ouviam seus LP´s. 
Ficamos curiosos e buscamos mais sobre o "pequeno coral" do Brasil, como era conhecido.

Vamos conhecer o Trio Montecarlo...

O Trio Montecarlo foi um grupo musical  de muito sucesso do Vale do Caí, embora muitos imaginem que fosse de Novo Hamburgo. Sucesso  nacional e internacional, o qual gravou dezenas de LPS e vendeu mais de um milhão de discos. O sul do Brasil era o reduto de seu público, principalmente nas cidades onde se falava, dentro das famílias, o idioma alemão.
O três cantores do grupo: Sr. Arno Adalberto Bohn, Sr. Kurt Jorge Dutzig e Sr. Egon Arnoni Schaeffer eram descendentes do imigrantes alemães de Montenegro e Porto Alegre - RS. Falavam e cantavam fluentemente no idioma alemão.Também cantavam no idioma espanhol. Tão grande era o sucesso que nos anos da década de 70 do século passado, alguns de seus LP´s foram relançados e nos dias atuais, foram regravados em CD, alguns de seu trabalho.
Nunca morei em Novo Hamburgo e ressalto esse fato porque muitos acham que Trio Montecarlo é daquela cidade, e afirmo sem querer me jactar "Se eu não tivesse perseguido com ambição o sonho alimentado desde a infância, o conjunto jamais teria existido... O Vale do Cai engloba 20 municípios dos quais Montenegro é o principal. Os mesmos parâmetros do Vale do Itajaí onde Blumenau é o destaque. " Egon Schaeffer  - 2013 - Via correspondência eletrônica - 



O "pequeno coral" cantava com e por prazer. Seus cantores tinham atividades profissionais paralelas à sua música: Sr. Arno - técnico em eletrônica. Foi pioneiro em órgão eletrônicos no sul do Brasil - industrial, Sr. Egon era farmacêutico bioquímico e o Sr. Kurt era funcionário federal.
Os três amigos viviam muitos momentos musicais juntos durante os compromissos do Trio Montecarlo, apesar de suas formações profissionais diferentes. Em comum, unia-nos a cultura dos antepassados a partir da educação musical, com a qual tinham contato, desde muito cedo, no seio familiar. 
Foto do Sr. Egon A. Schaeffer

 O Sr. Egon A. Schaeffer, seu fundador comentou um pouco sobre o início do Trio Montecarlo, via uma correspondência eletrônica enviada no dia 26 de novembro de 2013 - após a publicação desta postagem e ficamos felizes em poder completar esta História.
De acordo com o (Acessar - clicar sobre...) Sr. Schaeffer, antes de surgir o famoso trio, existiu outros dois trios. 

Suas palavras...
Trio Farroupilha
"Fazendo referência ao terceto, devo lembrar que houve a participação marcante de um inesquecível amigo chamado Paulo José Krischke. Sta. Maria 1955, profundo conhecedor de música,cantor, aprendeu violão em quatro meses e com esses pendores unido à Ulisses Bahy Soriano e Egon A.Schaeffer formou-se o Trio Santamariense tornando-se o futuro Trio Farroupilha, alcançando sucesso nacional através de shows e audições radiofônicas. Arno A. Schaeffer. Entende-se assim que o Trio Montecarlo alcançou o mundo através de uma soma de experiências."  Egon A. Schaeffer
Por algum tempo, o Trio Montecarlo teve a companhia do Sr. João Wolf e do Sr. Claudio Alves de Souza, em alguns trabalhos do grupo.
Trio Montecarlo - 1961
Primeiro - Sr.Kurt, Segundo - Egon e o terceiro - Sr. Arno
Dois, de seus inúmeros discos, foi sucesso na Alemanha. Um deste trabalho, regravado em CD, onde a capa é a foto de um antigo castelo em ruínas da Alemanha. O nome do CD, traduzido é Trio Montercalo na Alemanha.

Pretendiam fazer uma excursão do Trio Montecarlo pela Alemanha, mas não foi possível, pois não houve acerto financeiro e  agenda sintonizada. 
Em 1984, Sr. Arno visitou a Alemanha pela primeira vez e o Sr. Kurt, em 1985, quando visitou sua filha que residia lá desde quando casou com um moço alemão.
De acordo com palavras do Sr. Egon, enviadas via correspondência eletrônica, no dia 3 de dezembro de 2013 - em 2007, ele visitou  o Distrito de Montenegro, onde nasceu seu amigo e parceiro no Trio Montecarlo, Sr. Arno A. Bohn. Reencontrou muito amigos comuns e meio a muitas conversas, lembraram da fábrica de harmônios de tubos da família Bohn. Foi neste Distrito que surgiu a ideia de selecionar algumas canções e gravar em CD. A empresa GLK Studio de Novo Hamburgo fez o CD N°1. Sr. Egon Schaeffer teve importante papel para que este CD se materializasse, bem como o resgate nesta postagem deste Blog. É o Sr. Egon que está atualizando e completando esta História, através do envio de imagens e textos. Através do CD, sendo o único cantor vivo do Trio Montecarlo, quis prestar uma homenagem à memória dos dois companheiros. Com isto, também, o CD fez ressurgir o Trio Montecarlo, na região do Caí, no estado em outros estado do país e na Europa. O Trio Montecarlo é sucesso novamente.
Foto do Sr. Egon A. Schaeffer


Como já mencionado, não faz muito tempo, Sr. Egon Arnoni Schaeffer lançou a coleção de CD´s com a intensão de perpetuar a memória dos dois amigos, trazendo de volta através de suas vozes, para que todos possam se embalar na delicada harmonia de vozes do trio. Seus amigos já partiram.
Trio Montecarlo

Egon Arnoni Schaeffer

Sr. Egon foi o líder e o criador  do Trio Montecarlo. Nasceu na cidade de Montenegro RS. Seu pai era produtor rural. Na década de 40 estudou no Colégio Sinodal, em São Leopoldo e depois fez a faculdade de Farmácia em Santa Maria e Porto Alegre.
Desde muito jovem mostrou inclinação para a música. Autodidata, aprendeu a tocar violão sozinho. Mais tarde familiarizou-se com vários outros instrumentos musicais.
Antes de participar do Trio Montecarlo, fundado por ele, fundou também o grupo musical Trio Farroupilha - década de 50, que fez muito sucesso nos programas de rádio.
Atualmente, Sr. Egon reside em Montenegro RS. Além da música, também é autor de alguns livros e foi considerado personalidade literária do ano pelo jornal O Progresso.
Cantor, compositor solista de violão, guitarra e outros instrumentos. Foi professor de violão no conservatório municipal, durante 10 anos.

Kurt Jorge Dutzig

Sr. Kurt nasceu em 1932 na cidade de Porto Alegre. Estudou no Colégio Anchieta. Faleceu em 1991. 
Foi cantor, compositor e violão ritmo.
Sr. Arno A. Bohn
Foto: Egon A. Schaeffer
Arno Adalberto Bohn

Sr. Arno nasceu em 1929 na cidade de Montenegro RS, comunidade de Pereci Novo. Era filho do Sr. João Edmundo Bohn - um fabricante de órgãos de tubo. A indústria do pai durou 5 anos, quando foi destruída por um incêndio - início da década de 30. Faleceu em 1990. Foi homenageado, com seu nome batizando uma rua e uma praça de Novo Hamburgo.
Era cantor, adaptador e ritmista.


Órgão fabricado pelo Sr. Bohn
Órgão fabricado pelo Sr. Bohn

Algumas canções das muitas gravadas pelo Trio Montecarlo...

Observamos que seu arranjo era muito original, com uma identidade própria a partir de uma releitura musical, local e regional, de sucessos consagrados na Alemanha,  sem descaracterizar a melodial original. Também, é fácil perceber, como aproveitam bem o ton das  três  vozes distintas. Eram chamados de o "pequeno coral".
















Canções de Natal







Citações do Sr. Egon Schaeffer em 2013 - Via Correspondência Eletrônica.
"O Trio Montecarlo é um produto de marketing criado pela Varig e pelo diretor da RBS TV - Sr. Mauricio S. Sobrinho,outro saudoso amigo."
-------------
Correspondência eletrônica sobre o Trio Montecarlo
Dia 9 de outubro de 2015
Oi, Angelina,Gostei muito da retrospectiva enfocando o Trio Montecarlo. É parte da minha adolescência. Morei um tempo em Nova Hamburgo. De fato, lá se falava que o Trio era de lá. Um amigo do meu irmão até dizia ter cantado com eles. Eu estranhava um pouco, pois eu nunca via por lá os integrantes do belo trio. Agora ficou esclarecido para mim.Cumprimentos pelo seu trabalho.Daniel - Porto Alegre.
Quem tiver interesse em acompanhar o trabalho do Trio Montecarlo digitalizado - pelo Sr. Achaeffer - cantor do trio. Ele está disponibilizando um valoroso acervo musical digitaliado em sua página, no Facebook.
Clicar sobre: Egon Arnoni Schaeffer

Música, comunicação atemporal ...
Momento para matar a Saudade.

Em Construção...









Um comentário: