sábado, 30 de novembro de 2013

Dança Folclórica - Momentos 20 anos AFG

Ontem, dia 29 de novembro, foi um dia festivo para  Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG. Representantes, de um total de aproximadamente 600 folcloristas, compareceram ao evento da AFG para comemorar seus 20 anos de existência

Parabéns aos grupos folclóricos de outras cidades da região que marcaram sua presença no C.C. 25 de Julho de Blumenau com grande número de folcloristas, e trouxeram muita vibração e alegria. Também pessoas que gostam da dança folclórica compareceram e reencontraram amigos. Registramos a presença de muitas crianças, devidamente trajadas, como rege a tradição, participando destes momentos de cultura. Momento solene, onde os folcloristas deveriam comparecer com seu "traje de gala", para ficar registrado na história  em vídeos e fotografias e talvez ser apresentados na festa de jubileu de ouro, por exemplo, e mostrados às futuras gerações de folcloristas.

A abertura da noite foi feita pelo Secretário da Diretoria da AFG  -  folclorista do Freudschaft Volkstanzgruppe - Sr. Elton Gomes - através da apresentação de um breve Histórico dos 20 anos da entidade. 

A Câmara de Vereadores de Blumenau, representada pelo Vereadora Sr. Jens Jürgen Mantau repassou à Diretoria do AFG uma Monção de apreço e homenagem à  associação e a valorização de sua atividade. Após, proferiu algumas palavras.
Também, o representante do governo municipal - Presidente do Seterb, Sr. Sérgio Chisté - ex folclorista do grupo Grupo Folclórico Germania - proferiu algumas palavras aos folcloristas presentes, parabenizando-os. O Presidente da AFG folclorista do Grupo Folclórico do BadenfurtSr. Ernandes Batista lembrou sobre a importância do momento em sua fala e convidou a todos os presentes para se divertirem, a partir da dança.
Para ter dança, é necessário música, a  qual foi feita pelo Grupo Musical Die Tanzelmusi do C.C. 25 de Julho de Blumenau que esteve no palco tocando melodias da Alemanha. Seu coordenador - Sr. Stefan Ziel - folclorista do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe é também Tesoureiro da Diretoria da AFG.
Após, o programa seguiu através de danças de integração sob o som do Die Tanzelmusi, com a participação de folcloristas de todos os grupos, enchendo a pista de dança.

Nós sentimos falta da oportunidade de fazer o registro histórico da apresentação de uma ou duas danças individuais de cada grupo folclórico. Com este material formaríamos um vídeo desta data - deixando um registro histórico para as futuras gerações de folcloristas - momentos da dança de cada um dos grupos associados. 
Deixamos esta dica para os futuros eventos da AFG. Fizemos semelhante registro durante o encerramento das atividades da AFG, em 2010. 



Deixamos nosso carinho e apreço à esta linda atividade cultural característica de nossa região, através de meus cumprimentos à cada folclorista dos grupos folclóricos da AFG,  pela data de seus 20 anos de formação.

Para saber mais sobre esta História - Clicar sobre: 20 anos de História

A seguir, momentos 20 anos - através das imagens...







Sr. Elton Gomes
Sr. Sérgio Chisté





Sr. Ernandes Batista 
 






























Falas...

Danças de integração






Que os próximos anos da AFG...
Sejam marcados pela amizade, ética, confraternização e  dança...
Dançar faz muito bem e entre amigos, mais ainda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário