quinta-feira, 26 de outubro de 2023

As bandas do Oktoberfest Blumenau, ao longo de sua história, em postais.

Uma das históricas e principais bandas que estiveram no palco da Oktoberfest Blumenau, liderada pelo carismático maestro Helmut Högl. Além de maestro, Högl foi compositor e presenteou a festa de Blumenau com uma de suas composições, que, naturalmente, tornou-se o hino da Oktoberfest Blumenau: Hallo Blumenau. Högl teve grande influência nas bandas locais que tocavam música alemã. Há quem diga que a produção musical local é marcada pelos tempos: antes e depois de Helmut Högl.








O Oktoberfest Blumenau já recebeu grandes bandas de Blasmusik e Musikkapelle ao longo de seus quase 40 anos de festa. A primeira edição aconteceu em outubro de 1984, sob a coordenação do Secretário de Turismo de Blumenau, Antônio Pedro Nunes. Participamos de todas as edições.
Parte dessa história, sob o aspecto musical, é possível ser observada nos postais deixados pelas bandas e que guardamos ao longo dos anos. Também recebemos contribuições. Atendendo à nossa solicitação – Cristina Pfuetzenreiter Miyazaki separou postais inéditos e nos entregou em plena Oktoberfest Blumenau 2018.
Cristina Pfuetzenreiter Miyazaki  nos entregando postais de bandas que tocaram no Oktoberfest Blumenau, para que assim pudessem ser compartilhados para a pesquisa e para a história do Oktoberfest de Blumenau.
Neste momento, os compartilhamos com você, como parte da história do Oktoberfest Blumenau, junto com uma reflexão, quando acabamos de encerrar a 38ª edição da festa. Que tipo de música deve ser apresentada ao público do Oktoberfest Blumenau? Pergunta antiga e permanente sempre presente nas reflexões daqueles que desejam acertar e fazer uma festa original e melhor. Pergunta que nunca deixou de estar na berlinda, até mesmo em edições anteriores.
Partindo do pressuposto de que a música é um elemento importante para definir o perfil do público e mostrar a característica cultural de uma cidade, é fundamental que esta reflexão nunca deixe de existir, afinal, a boa música é atemporal.
História material do Oktoberfest Blumenau.
Os postais de bandas que tocaram no palco do Oktoberfest Blumenau

Os postais serão apresentados sem ordem cronológica, mas sim, aleatoriamente.  

Banda Helmut Högl


Autógrafo do maestro Högl.

Banda Cavalinho Branco/Banda Cavalinho
Nessa composição, estava o cantor e músico alemão Michael Lochner e também o Lino Vieira, ambos fundadores e músicos da Banda Herr Schmidt. Também está outro cantor alemão, Alois Hoffmann.


Kerntaler M.usi

Die Odenwälder

Hans Jurgen Jopp e Michael Lochner, em 1916.
Banda alemã responsável por nos apresentar os músicos/cantores Hans Jurgen Jopp e Michael Lochner. Ambos residem na região e participam de grupos musicais regionais, como também formaram a dupla “Zwei Franken”. Conheceram-se no aeroporto, quando viajavam para Blumenau. Atualmente, são amigos. A banda tocava no Oktoberfest Blumenau na década de 1990A Banda Die Odenwälder é responsável por outro sucesso da Oktoberfest Blumenau. Criou a música Hey Brasil, na qual Michael Lochner apresentava a canção com a bandeira do Brasil no palco.
Oktoberfest Blumenau 1993 – Michael Lochner cantando a canção “Hey Brasil” no palco do Galegão.

Letra

Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns heute wieder sehen
Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns so gut verstehen
Wir kommen gerne,
Aus weiter Ferne
Von good old Germany
Wir kommen wieder,
Ia immer wieder gerne hierher
Bei uns gibts Stimmung
Und gute Laune und auch Gemütlichkeit
Wir kommen alle,
In jedem Falle, gerne hierher

Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns heute wieder sehen
Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns so gut verstehen
Wir kommen gerne,
Aus weiter Ferne
Von good old Germany
Wir kommen wieder,
Ia immer wieder gerne hierher
Bei uns gibts Stimmung
Und gute Laune und auch Gemütlichkeit
Wir kommen alle,
In jedem Falle, gerne hierher

Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns heute wieder sehen
Hey Brasil, Hey Blumenau
Schön dass wir uns so gut verstehen

Hey Brasiiilll!!!
Michael Lochner à esquerda – agachado.



















Michael Lochner com Lederhose clara de joelhos ao centro.


Götz Buam
Maestro austríaco Siegfried Hipfl personificação  da alegria
na forma de música. Esteve em mais de 20 edições do Oktoberfest
Blumenau. Faleceu em 7 de agosto de 2021. Deixou muitos
amigos  na cidade de Blumenau e região – Fonte: Site Götz Buam
.
O
maestro da banda, Siegfried Hipfl,  conhecido como “o  maestro Siggi”, comentava que as primeiras apresentações da Kapelle Götz Buam no Oktoberfest Blumenau foram inesquecíveis, e para o público da grande festa, também. Götz Buam se apresentou no Brasil mais de vinte vezes. A última vez que o vimos foi no Oktoberfest Blumenau 2006. Foi esta banda que institucionalizou o “grito de guerra” Ein Prosit durante os brindes feitos com chope no Oktoberfest Blumenau. Seus músicos e o próprio maestro chamavam a atenção do público quando deixavam o palco, e se apresentavam sobre as mesas de madeira, de maneira descontraída e alegre.
Surpreendiam os brasileiros que não estavam habituados com a prática, muito comum nas festas sob lona, que acontecem no Sul da Alemanha durante os meses de maio e outubro, onde não somente os músicos usam as mesas e bancos para tocar, cantar e dançar, mas também as pessoas que frequentam a festa e que, além de dançar, os usam como caminhos de deslocamentos, pois os espaços são limitados.
Musikverein Aufen e.V. – 1988

Uma Blasmusik com mais de 40 músicos. Foi sucesso durante todas as suas apresentações, tanto que foi gravado um LP ao vivo em plena Oktoberfest. A capa do disco foi feita em um dia de show, e conseguimos nos encontrar entre as pessoas presentes naquele show.
Nüsslberg Buam

Entre os músicos desta banda do Sul da Baviera estava Alois Hoffmann (Ruhpolding), que também decidiu morar no Brasil.
Original Haderlumpen
Deggendorfer Stadl-Musikanten

A banda alemã Deggendorfer Stadl Musikanten – banda da Baixa Baviera – já esteve em 5 edições do Oktoberfest Blumenau. A última vez foi na edição de 2014. Seu coordenador e dirigente é Georg Mirwald, que visita a região periodicamente, trabalhando com bandas da região. Com isso, tem muitos amigos, não somente em Blumenau, mas em muitas comunidades de cultura alemã no Estado de Santa Catarina.
Registro de 29 de março de 2023, em Blumenau. Também esteve em cidade do Alto Vale do Itajaí e em São Bento do Sul.

Georg Mirwald está ao lado esquerdo do gaiteiro.
Grupo de Schuhplattler Original Altenberger – 2011
Banda Winzerkapelle Rödelsee

Esta banda veio pela primeira vez a Blumenau em 1988. Isso foi possível graças à intermediação de pessoas de Blumenau ligadas ao C.C. 25 de Julho de Blumenau, que tinham famílias na cidade alemã, bem como por iniciativa de pessoas como Harold Letzow – da Organização do Oktoberfest Blumenau e presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, e, ainda, da família Rossmark, que reside em Blumenau e em Rödelsee – Frohstockheim. A partir desse momento, o intercâmbio se estreitou e muitos blumenauenses já conhecem Rödelsee e vice-versa.
Oktoberfest Blumenau 1994.

Banda Blaskapelle Grosskarolinenfelder

A última vez que a banda esteve no Oktoberfest Blumenau foi em 2012. É do Sul da Baviera, da cidade que tem o mesmo nome.


Banda Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell Ruhpolding

Banda alemã Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell é da cidade de Ruhpolding, berço natal de Alois Hoffmann.
Trachtenkapelle Hesslar

Foi uma das atrações do Oktoberfest Blumenau, edição 2018. Originária da Francônia – Heimat de Michael Lochner e de Hans Jurgen Jopp – Zwei Franken. Seu carismático coordenador, Erhard Rauch, voltou junto com a banda para Blumenau estando doente, mas mesmo assim se apresentou. Faleceu em 27 de novembro de 2020.
Quem fez a ponte entre a banda e Blumenau foi Ulli (Ullrich)Hess da Winzerkapelle Rödelsee da cidade de Rödelsee. Eram todos amigos.
Banda Troglauer

Do Sul da Baviera. Apresentou Volksmusik com a batida de Rock. Mexeu com as bases do Setor 3, onde se apresentou no Oktoberfest Blumenau 2017.
Coro Masculino Liederkranz – Show dos Velhos Camaradas

São 13 anos consecutivos que os cantores do coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau ocupam o Die Klein Kneipe, no Oktoberfest Blumenau e bebem, jogam e cantam canções do folclore e cultura dos países de língua alemã, até mesmo de Blumenau.
Banda Rotz Löffl

Do Sul da Baviera, como Troglauer, apresentaram músicas regionais da sua região com a batida de rock.
Unterbrunner Haderlumpen 
Kirchdorfer Musi
Alois Hoffmann também participou nessa formação musical.
VoXXclub
Kirrlacher Musikanten
Musikverein – Kirrlach – 1993
Oberbayer Blaskapelle

A banda de um músico que tem contribuído com as bandas municipais de Blumenau – Karl Beinhofer – sétimo em pé, da direita para esquerda, sem chapéu.
Die Krombacher
Original Fidele Buam Berlichingen
Badener Musikanten – Hockenheim – 1994
Barbara Lexa – Lehmeier

Die Schoppen – Fetzer



Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário