terça-feira, 22 de outubro de 2013

Würzburg - Capital de Unterfranken - Baixa Francônia

A capital de Untetrfranken - Baixa Francônia, distrito situado na região do norte da Baviera tem uma história milenar. Foi fundada no século X e serviu de cidade para as residências de poderosos Príncipes/Bispos por séculos.
Para ampliar - clicar sobre
Além de ser a capital distrital, Würzburg também é uma cidade independente - Kreisfreie Stadt, com estatuto de distrito - Kreis.
Geograficamente, Würzburg está localizada a 120 Km de distância igual entre Frankfurt e Nüremberg. Sua população em 2011 era de 133.808 habitantes.
Clicar para ampliar
Foi encontrado, há aproximadamente 1000 AC, onde atualmente está localizada a Festung Marienbergos primeiros  registros históricos da cidade. Eram resquícios de acampamento celta que  habitavam a região nestes tempos, de maneira nômade. Como muitas outras cidades na região, Würzburg surgiu através de iniciativas missionárias da Igreja Católica de Roma, por conta, igualmente da presença dos romanos e do império romano que trouxe o cristianismo para a região. Würzburg, desde sua fundação até as Guerras Napoleônicas, sempre foi o centro do Reino da Francônia. 

Atualmente, informalmente, Würzburg  ainda ocupa este papel de centralidade cultural, econômica e social na região. Oficialmente, é a capital de um dos três distritos formados, a partir do antigo Reino da Francônia, dentro do Estado da Baviera - Sul da Alemanha. 
É fácil perceber o traçado da muralha medieval
Esta igreja Mariekirche foi construída
sobre as ruínas da  primeira em  1377
Em 686, Kilian, Kolonat e Totnan missionários irlandeses chegaram à região com a missão de cristianizá-la.  Nesta época, os Celtas - uma tribo germânica - andavam por ali. 
No ano de 704 foi construída a Igreja de  Maria -Marienkirche, bem no alto do antigo abrigo dos celtas. Esta primeira igreja deu origem a primeira fortaleza ainda no século XIII. 
Ainda sobre Marienkirche - a igreja que está no local primitivo não é mais a antiga Igreja de Nossa Senhora. Esta foi destruída durante a perseguição dos judeus na época da peste negra, e foi construída outra,  no estilo gótico, cuja construção durou 100 anos. Durante a II Guerra Mundial,esta, igualmente foi muito danificada, mas posteriormente, foi recuperada. Seu interior segue a linguagem moderna.

Foram necessários passar 56 anos após a construção da Marienkirche primária, para acontecer a construção da primeira Diocese e esta foi fundada por São Bonifácio - 742 e seu primeiro Bispo foi São Bukhard

Imperador Carlos Magno
A  primeira igreja no local da atual catedral de Würzburg foi construída em 788 e foi consagrada neste mesmo ano, por Imperador romano Carlos Magno. A atual Catedral foi construída entre os anos de 1040 e 1225 em estilo românico.
Os Bispos criaram um Ducado, que durou até o Século XII. Durante o massacre de judeus que aconteceu entre 1147 e 1298, Henry, o Leão foi banido do Império e seu Ducado entregue a Otto de Wittlsbach. Quando, então  como já foi citado, foi construída uma nova igreja sobre a antiga Merienkirche, que foi destruída durante durante estas ações.

A Universidade foi construída um pouco depois, em 1402, na mesma época que o renascimento com sua filosofia humanista, ocupavam os espaços na Europa. Durou pouco tempo. É sabido que o abade do mosteiro de St. Jacob, Johannes Trithemius, fez o registro das práticas na Universidade que a fizeram quedar logo, no Annales Hirsaugiensis Chonologia Mystica - 1506. Na publicação, há citações e narrativas de banhos, jogos, embriaguez, sexo e confusão generalizada, o que impedia o desempenho acadêmico de seus frequentadores. O primeiro chanceler da Universidade,Johann Zantfurt - 1423, foi assassinado a facadas. Foi fechada e foi reinaugurada em 1545 pelo príncipe Dom Julius von Echter Mespelbrunn. Na universidade por muito tempo, permitiam somente a ingresso de alunos católicos. Passou mais de um século para aceitarem alunos protestantes, inspirado no iluminismo incentivado pelo Príncipe Friderich Karl von Schönbonr, o mesmo que construiu Würzburg Residenz.

Universidade de Würzburg
Então, a Universidade de Würzburg, foi reinaugurada em 1582. Antes disto, em 1482, o castelo principal Festung Marienberg foi protegido por uma muralha medieval, onde foi construído o portão de Scherenberg. Em 1473 iniciou a construção da Ponte Antiga sobre o rio Main e terminada em 1543. Sua localização está em linha com o ponte mais alto onde estava a residência dos Bispos, na época a Festung Marienberg.
Ponte Velha sobre o rio Main - Observar que seu traçado estava alinha com a porta principal da Catedral de Würzburg e foi adornada com imagens de santos em escala real - As cidades medievais apresentavam como uma de suas caraterísticas - as atividades e eventos sociais eram quase todos voltados para a Catedral e na Catedral
Durante a Guerra dos Camponeses - Deutscher Bauernkrieg, em maio de 1525, 15 mil camponeses rodearam a muralha, onde residiam os Bispos da cidade. Frustraram-se, pois não conseguiram entrar nas muralhas concêntricas, localizadas em um encosta, com grande declive. Para conseguir o intento e entrar na fortaleza, Florian Geyer, líder dos camponeses, deixou-os acampados  nos arredores e foi até Rothemburg buscar armas mais pesadas, para, então fazer nova tentativa contra a muralha e transpô-la. Ciente disto, os proprietários do castelo, protegidos por um exército profissional, atacaram os camponeses que estavam sem seu líder.

Gustavo Adolf II
Em torno de 1600, Julius Echter reformou a fortaleza, dentro estilo renascentista..
Neste período, entre os anos de 1626 e 1631, aconteceu um dos maiores julgamentos em massa  em tempo de paz na cidade de Würzburg. O Bispo Philip Adolf, condenou em torno de 900 mulheres a morrer queimadas vivas na fogueira, como bruxas.Lembramos que a bruxa, é um das principais personagens da mitologia germânica/céltica, esta abafada pelo cristianismo. Em 1631, o Rei Gustav Adolfda Suécia, invade a cidade e destrói o castelo, onde o mesmo foi reconstruído dentro do estilo Barroco, estilo que se opunha à Reforma, portanto, ao protestantismo. Nesta época recebeu um parque e jardins, que também seguiam o estilo arquitetônico - Barroco.
Em torno de 1720, iniciaram as obras da construção da Würzburger Residenz, como nova residência do Príncipe Bispo de Würzburg
Principe-Bispo Johann Philipp Franz von Schönborn, concluiu que a Festung Marienberg  não estava a altura de seu cargo - monarca absoluto. A construção da nova residencia do Príncipe Bispo foi possível, porque Johann Philipp recebeu uma soma de 600.000 florins em um caso no tribunal, o qual foi usado para construir a sua construção. 
Johann Philipp von Schönborn

Festung Marienberg
Arquiteto Balthasar Neumann
 O projeto, encomendado pelo Principe-Bispo Johann Philipp von Schönborn e seu irmão Friderich Carl von Schönborn, foi assinado pelo arquiteto Balthasar Neumann e recebeu assessoramento de L. Von Hildebrandt de Viena e M. Von Welsch de Mainz. A obra foi edificada entre os anos de 1720 e 1744. Atualmente Würzburg Residenz é tombado com Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é considerado a principal obrade arquitetura barroca do sul da Alemanha Foi visitada pelos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em turnê, em maio de 2013.

Atualmente Festung Marienberg é o famoso Mainfränkisches Museum. O seu acervo é formado por obras de arte da Francônia, incluindo esculturas de Tilman Riemenschneider. Na ala principesca do museu, conhecida Fürstenbau Museu apresenta, através de um passeio, os 1220 anos de História de Würzburg. 
cidade Würzburg passou para o eleitorado da Baviera em 1803. Durante as Guerras Napoleônicas, tornou-se sede do eleitorado de Würzburg  e mais tarde Grão-Ducado de Würzburg. Em 1814, Würzburg passou a fazer parte do Reino da Baviera e um novo Bispado foi criado em 1821.
Detalhe do Brasão da Francônia no Brasão da Baviera
Festung Marienberg, bem como a cidade de Würzburg foram bombardeados no dia 16 de março de 1945 por 225 bombardeiros Lancaster, durante 20 minutos, pela Real Força Aérea. Foi destruída cerca de 85% da cidade. Grande número de igrejas, catedrais e monumentos de valor histórico mundial sucumbiram, como também o centro medieval, que foi totalmente destruído. 


A reconstrução teve início e durante os 20 anos seguintes, foram reconstruídos todos os edifícios de importância histórica. As reconstruções não seguiram fielmente os traços originais, como foi feito nas reconstruções em outros locais da Alemanha.Foram construídos tipologias de estilos contemporâneos, usando materiais modernos,sem muita reflexão, ao lado de tipologias históricas.   As tropas americanas permaneceram por um longo tempo na cidade, o que contribuiu para mistura de hábitos e costumes dos americanos nas espacialização urbanas da capital de Unterfranken reconstruída . 
Os cidadãos de Würzburg, da Baixa Francônia e da Baviera, têm muito orgulho e amam a sua cidade. Percebemos, in loco - na Francônia, durante a turnê dos coros do centro cultural, em maio 2013. Comparando, com sentimento semelhante, aqui no Brasil, citamos  o povo gaúcho que nutre veneração e preserva sua cultura gaucha e amor pelos pampas e suas tradições.
http://heimat-unterfranken.de.tl/W.ue.rzburg.htm
Aribert  Elpelt
Fotos de uma Würzburg atual, feitas por nós - maio de 2013.





Um pouco de História de Unterfranken...


Nenhum comentário:

Postar um comentário