domingo, 27 de outubro de 2013

Arnsberg - Norte Vestfália e um Enxaimel



Recebemos, com exclusividade, uma fotografia da Sra. Ana Alcântara de exemplar autêntico de enxaimel localizado na cidade de Arnsberg  - Alemanha. 

Para conhecermos um pouco...

A  cidade de Arnsberg está localizada no Distrito de Hochsauerland, estado de Renânia do Norte - Vestfália ou - North Rhine-Westphalia. Mais precisamente no norte das Montanhas de ardósia do Vale do Ruhr. O Rio Ruhr corta a cidade de maneira significativa, a qual está 200 metros acima do nível do mar. Tem uma área de 193,39 km2, destes 63% são de floresta e 18% é usado para agricultura. Tem uma população, contabilizada em 31 e dezembro de 2012 de 73.897 habitantes. Atual Prefeito da cidade é Hans Josef Vogel.
Arnsberg foi mencionada pela primeira vez em publicações da Abadia de Werden no Ruhr, em 789. O conde de Werl construiu o primeiro castelo no Rudenberg no século XI. No final deste mesmo século, Konrad Contagem constrói um segundo castelo na montanha oposta, ao castelo  de Werl. Os registros mais antigos deste castelo são do ano de 1102. Época que o Arcebispo de Colônia - Frederich I sofreu uma derrota, como Conde Frederico durante  controverso combate ao lado do imperador Henrique IV. Duas famílias nobres conhecidas da redondeza salvaram o Castelo de  Rüdenbergern, que tornou o núcleo da futura cidade , local, onde está atualmente. 
Sede de Arnsberg e designada condado de Arnsberg, sendo que o castelo era um proteção para a futura vila que se desenvolveu nos seus arredores. No ano de 1114, foram libertadas 14 famílias, sob a proteção de seus Senhores. Lembramos, que na idade média a sociedade era organizada a partir do feudalismo onde as relações aconteciam a partir da suserania e vassalagem. Na segunda metade do século, a cidade velha recebeu o muro, atualmente conhecida Glockenturn, na época era conhecida como Südlichen Torturn. Em 1166, as tropas de Henrique tomaram o Castelo e assassinaram o Conde Henry I. Henrique, construiu o Premonstratensian Wedinghausen a alguma distância da cidade. A população de Arnsberg cresceu relativamente rápida - cerca de 1000 habitantes. Em 1238, foi construído um novo muro protegendo o novo anel de edificações e também o Mosteiro Wedinghausen. Mesmo após a construção da muralha de segurança, esta não segura suficiente para impedir a invasão e o incêndio, em 1366, durante a guerra entre Gottfried IV e  o Conde Engelbert III. O Conde Geoffrey IV foi o último conde de Arnsberg e vendeu seu burgo para seu suserano que residia em Colônia. Para entender, neste tempo, a idade média, doava o direito de uso de terras e concessões sobre infraestruturas ou fontes naturais a outro nobre, sendo que quem doa é o suserano e que recebe era conhecido como vassalo. Nesta relação existia um juramento de fidelidade e confiança. Geralmente o vassalo fazia parte do exército do suserano. 

Quando Arnsberg pertencia a Colônia passou ser a residência dos arcebispos no ducado de Westphalia e local da Assembléia Estates. A cidade, também foi sede  da cadeira de Oberfreiamt.
Um resumo de uma história e um pouco sobre a localização geográfica da cidade, onde foi feita esta fotografia, na semana que passou e no enviada com carinho.


Vimos exemplares muito semelhantes nas cidade de  Miltenberg, durante nossa estada lá em maio deste ano.

Fotografia: Sra. Ana Alcântara
Analisando e belo exemplar da foto enviado pela Ana, constatamos ser um legítimo enxaimel ou Fackwerk medieval, tão antigo quanto os exemplares que vimos na bela cidade de  Miltenberg. O enxaimel é um método construtivo a partir da estrutura de madeira que articulada horizontal, vertical e inclinada formam um conjunto rígido e acabado, pronto para receber as vedações e aberturas. Geralmente era, e é feita a partir de encaixes e caibros, sem o uso do prego. A partir da disposição e a complexidade da volumetria e acabamentos, temos a oportunidade de ver  completas obras de arte a partir da arquitetura.
Neste caso específico, observamos a quase simetria da fachada, com a sequencia de  4 janelas na parte superior, definida pelo espaçamento dos elementos de madeira verticais de maneira equidistante, contraventadas por elementos inclinados nas extremidades. Na parte inferior, observamos que a simetria foi "quebrada". Corremos um risco de errar, mas poderíamos afirmar que a construção sofreu descaracterização, quando foram trocadas as aberturas da parte térrea, por outras com materiais e tecnologia modernos. Há a presença do vidro duplo, veneziana rolô em pvc. A porta de madeira, em duas folhas segue a linha original da arquitetura milenar de Arnsberg.

Para ler mais sobre o Enxaimel - Clicar sobre: Técnica do Enxaimel

A seguir , algumas imagens que fizemos em Miltenberg.
A primeira fotografia, foi o exemplar que lembramos, quando observamos a foto da Sra Ana  feita em Arnsberg. Provavelmente , exemplares da mesma época.



Arte na Arquitetura a partir da técnica construtiva...
 Enxaimel.
Foi bom conhecer um pouco sobre Arnsberg.
Abraços do Brasil aos amigos de Arnsberg.





Nenhum comentário:

Postar um comentário