terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Show dos " Velhos Camaradas"


Hoje vamos registrar um pouco da História de uma dos grandes sucessos do Oktoberfest Blumenau 2013 - 30º Edição. - o Show dos Velhos Camaradas - com a participação da Banda Kneipe Musikanten.

Quem faz acontecer o grande espetáculo a partir do Show dos Velhos Camaradas são:
  • o Coro Masculino Liederkranz sob regência do Sr. José Carlos Oeschsler;
  • a Banda Kneipe Musikanten, grupo formada e coordenada pelo Sr. Hans Jurgen Jopp;
  • e a Equipe técnica de som.
O Männerchor Liederkranz - regência do Sr. José Carlos Oechsler, trouxe à mais  edição do Show dos " Velhos Camaradas" à edição do Oktoberfest Blumenau - 2013.
Os cantores do coro masculino ensaiaram ininterruptamente, muitas vezes - até duas vezes por semana. 
Este ano, iniciaram os ensaios, logo após do retorno de sua excursão à Alemanha, abril e maio deste ano. O repertório apresentou novidades, com relação aos anos anteriores. Cantaram novas canções folclóricas internacionais, em alemão. 
Em edições passadas, algumas canções se destacaram, como: Alte Kameraden - Die Kleine Kneipe - Heimweh [Schön wardie Zeit ] Jetzt kommen die lustigen Tage - Am Golf von Biskaya - Aus Der Traube in Die Tonne - Moskau - Jambalaya - Marshlieder Medley - Hofbraus- Sierramadre, entre outras.

Músicos em Königstadt - Alemanha - durante apresentação dos Coros
Maio de 2013.
Um pouco de História do Coro Masculino Liederkranz...

Os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região do Vale do Itajaí, pelos primeiros imigrantes alemães. A música fez e fazia parte da cultura dos primeiros imigrantes, nos momentos de lazer, músicas do folclore germânico, como também hinos das igrejas, nas religiões protestante e católico.
Isto, naturalmente fez surgir, em 1907, o Coro Masculino Liederkranz na cidade de Blumenau.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Heinrich Geyer, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz que, por algum tempo, não mais existiria.

A alma do Liederkranz permaneceu viva.
Liederkranz - 1962 
 25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. Foi oficializado a nova formação do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, através da iniciativa dos senhores:  Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.
Coro Liederkranz - 1976
 Coro Masculino Liederkranz é Tradição e Cultura na História de Blumenau e,  no quarto ano consecutivo, participa do Oktoberfest Blumenau, levando a música do folclore, aos blumenauenses e visitantes. Levando alegria e emoção através da melodia das canções.

Suas apresentações durante as quatro últimas edições...
Oktoberfest Blumenau 2010
Á direita: Sr. Udo Teske
Coro Masculino Liederkranz  foi a sensação e a boa surpresa da edição da Oktoberfest Blumenau 2010. A inovação de apresentar o coro apresentada pelo Maestro Sr. José Carlos Oeschler, um repertório, com alegria a partir da interpretação de antigas canções, cantadas em um cenário de Die Kneipe, um bar onde os amigos se encontram para conversar, beber, jogar skat e cantar. Foi destaque na mídia local e regional e por isto, recebeu o Prêmio Revelação.






Videos de 2010...


Oktoberfest Blumenau 2011

Em 2011, novamente o Coro Masculino Liederkranz esteve no palco da Vila Germânica - no Oktoberfest Blumenau. No dia de sua estréia no Biergarten do 28°  Oktoberfest, é matéria de capa do Jornal de Santa Catarina -JSC.
Foto Patrick Rodrigues
Matéria do jornal JSC...
"Eles voltaram!
Eles são veteranos, mas estão apenas na segunda Oktober. Os 32 homens do Coral do Centro Cultural 25 de Julho retornam ao palco do Biergarten hoje.

Oficialmente, o grupo é chamado de Coral Männerchor Liederkranz, mas o nome em português, Os Velhos Camaradas, traduz a risca a simpatia dos 32 integrantes. Eles estrearam ano passado na Oktoberfest e conquistaram o público. O sucesso foi tanto que os nomeamos a revelação no Prêmio Oktoberzeitung de 2010.

Se você perdeu a apresentação um ano atrás, fica a dica: hoje às 22h eles sobem no palco do Biergarten prontos para mais uma Oktober. Não pode ir? É só olhar na tabela e se programar para não perder os outros dias. 

O que chama atenção no coral é a maneira como eles cantam. Sentados à mesa, trocando brindes e tomando goles de chope. É essa reunião entre amigos que deu origem ao nome Os Velhos Camaradas. 

Preocupados em trazer novidades para a segunda Oktober em que participam, eles afinaram o gogó durante o último ano sob a batuta do maestro José Carlos Oechsler. O mais difícil deve ter sido decorar as letras. Afinal, as músicas não são apenas em alemão e português. Tem até em russo. Ficou curioso? Anote na agenda os horários das apresentações. Não dá pra perder."
Coro Masculino Liederkranz - Palco do Biergarten 
Oktoberfest 2011
Vídeos e imagens 2011







Em 






No meio de sua última apresentação, houve um breve "hífen" para o Coro Liederkranz acompanhar o cortejo da nova realeza escolhida, pelo pátio da Vila Germânica. Munidos de tochas, atrás do Vovô e Vovó Chopão e das realezas: 2011 e 2012, levaram, simbolicamente, o último barril da Oktoberfest 2011 e o caneco. 

Oktoberfest Blumenau 2012
Em 2012, o coro se apresentou em 4 noites  no palco do Biergarten da Vila Germânica. Também fez o encerramento da grande festa. 




Em momento de emoção durante as apresentações dos "Velhos Camaradas" -  em 2012, foi o momento da homenagem ao músico: Sr. Rikobert Döring.

Sr. Rikobert Döring - fundador da Banda Cavalinho Branco
Maestro José Carlos Oeschler e Sr. Rikobert Döring  que
foi homenageado pelo grupo do Coro Liederkranz
Vídeos 2012







A tradição continuou na 30° Edição do Oktoberfest Blumenau - outubro de 2013. O Coro Masculino Liederkranz fez 6 apresentações, em diferentes palcos da Vila Germânica. Mas onde mais cantou foi no Biergarten.
Os "Velhos Camaradas", como são carinhosamente chamados durante a grande festa de outubro de Blumenau, cantaram nos seguintes dias da festa

03 de outubro - 5º feira - Participaram da abertura Oktoberfest - 22:00 h.
03 de outubro - 5º feira - Vila Germânica - Setor 2 - 23:00h.
04 de outubro - 6º feira - Biergarten - 21:30 h.
07 de outubro - 2º feira - Vila Germânica Setor 2 - 22:00 h.
12 de outubro - Sábado - Birgarten - 21:45 h.
17 de outubro 5º feira - Biergarten  - 21:00 h.
20 de outubro - Domingo - Encerramento Oktoberfest Biergarten  -22:00 h



Imagens da Abertura:
  • Momentos de reencontros, àqueles que antecedem a sangria do Primeiro Barril de Chope...e a chegada dos "Camaradas".
    O Barril aguardava o momento - 22:00h







    Rodrigo Krieger - Neto do Sr. Wolfgang Krieger


















    A abertura Oficial da 30° Oktoberfest Blumenau aconteceu com a presença de autoridades e a participação especial do Coro Masculino Liederkranz que continuou no palco do Setor 2, após a sangria do primeiro barril, com o Show dos Velhos Camaradas.


A Sangria do Primeiro Baril  do Oktoberfest Blumenau  2013 e o Show dos Velhos Camaradas

O Coro Liederkranz  participa mais uma vez da Abertura Oficial do Oktoberfest Blumenau.
Sr. Haraldo Krieger - Presidente do Coro Masculino Liederkranz com
 o caneco oficial da festa - para iniciar o cortejo do cerimonial até o palco
Um pouco após as 22:00h do dia 3 de outubro, quinta feira, noite chuvosa em Blumenau, iniciou a cerimônia de Abertura Oficial do 30° Oktoberfest de Blumenau. O Setor 2 da Vila Germânica estava totalmente tomado pelo público e o palco, por autoridades das esferas: local, estadual e nacional. O embaixador alemão no Brasil, Sr. Wilfried Grolig, comentou: 
 "...longe da Alemanha, com certeza absoluta, o lugar que mais o fazia feliz em estar, era no Oktoberfest de Blumenau". 
Também estavam no palco: O Prefeito de Blumenau, Presidente da Câmara de Vereadores, a Realeza do Oktoberfest Blumenau, Vovô e Vovó Chopona, Vice Governador, entre outros muitos convidados.

As autoridades assistiram o cortejo cerimonial a partir da entrada do Setor 2 , com o encaminhamento das bandeiras e do caneco oficial do Oktoberfest Blumenau entregue no palco por doze cantores do Coro Liederkranz trajados de Frei, com tochas acesas. O cortejo "abriu caminho" entre o público presente no Setor 2 da Vila Germânca, sob som da canção - Conquista do Paraíso de Vangelis, interpretada pelo Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Ao fim da procissão, pelo Setor 2, o cortejo parou aos pés do palco. O Coro Masculino Liederkranz  cantou os hinos alemão e brasileiro sob a regência do Sr. José Carlos Oechsler com a sonorização da banda Kneipe Musikanten coordenada pelo Sr. Hanz Jürgen Jopp - Spitz.
Após os a interpretação dos hinos, que foram cantados não somente pelo coro, com muito entusiasmo, por todos os presentes. Após, algumas das autoridades fizeram uso da palavra, para , finalmente acontecer a cerimônia de sangria do primeiro barril de chope da 30° Oktoberfest de Blumenau. Brindes, "Ein Prosit", alegria e depoimentos para a imprensa sobre a importância deste evento, que tomou proporções internacionais.
Em torno de 23:30h, teve o início do Show dos Velhos Camaradas.

As imagens Comunicam...
Membros de uma das bandas alemãs que participaram do cortejo de
abertura do 30° Oktoberfest Blumenau













 


 

 




 







 


Vídeos











Setor 2 da Vila Germânica lotado
Rodrigo Krieger, neto de Wolfgang Kriger
Velhos Camaradas no Biergarten do 30° Oktoberfest de Blumenau - 2° apresentação.

Uma noite com temperatura amena, grande público na noite de sexta feira - 4 de outubro. Segundo dia de festa e o coro Masculino Liederkranz  no palco do Biergaten - seu palco - Foi o Show.


Show dos Velhos Camaradas com a participação do Coro Masculino Liederkranz doC.C. 25 de Julho de Blumenau sob a regência do Sr. José Carlos Oechsler, acompanhamento da banda Kneipe Musikanten - coordenação do Sr. Hans Jürgen Jopp, foi apresentado no palco do Biergarten da Vila Germânica.

A noite foi perfeita. A técnica confirmava que o som estava ajustado, os cantores com vontade de cantar e o público presente acompanhou todo o espetáculo, interagindo, emocionando-se, cantando, dançando e com reencontros de amigos, que se divertiam sob o mesmo telhado.
Quando   o Show dos Velhos do Camaradas encerrou, após um pouco mais de duas horas e meia, todos mantinham um sorriso de satisfação e alegria.


Também destacamos as participações das jovens Ana Paula eHeloísa Wruck, que além de servir Bier nas mesas dos “Velhos Camaradas”, participação importante durante o show, interagiram com o público, contagiando com sua alegria. Ana e Heloísa são filhas do coralista Sr. Edson Wruck. 
Sr. Wruck com suas filhas

Sr. Osni Neumann - Baterista

Público aguarda o Show dos Velhos Camaradas







 
 
















 










Sr. Rodrigo Krieger com  Sr. Haraldo Krieger, irmão do Sr. Wolfgang Krieger, seu avô


Músicos da Kneipen Musikanten
Vídeos
















Não temos registro da 3° apresentação em nem na 5° apresentação.
Há a fotografia da Sra Joice Vogel dos "Piratas", sucesso na versão 2013.





















Registros da 4° Apresentação - Biergarten


 


 

 

 

 
 
  
 






 

 

 

 







Última apresentação do Show dos Velhos Camaradas, no dia 20 de outubro de 2013, com participação na cerimônia de encerramento.





































 Em construção....























































Nenhum comentário:

Postar um comentário