domingo, 20 de outubro de 2013

O que é "Traje Típico" ?

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As pessoas que acessam o Oktoberfest Blumenau e a Festa Pomerana - em Blumenau e Pomerode respectivamente, tem seu acesso gratuito.
Será que todos aqueles que têm sua entrada liberada para as festas estão devidamente trajados?
Talvez, com um pouco de pesquisa, não haveria a polêmica que existe, não somente nestas duas cidades, mas em geral. O que é , afinal o traje típico alemão

Para isto é preciso conhecer.

Sr. Dieter Berner dissertou sobre o assunto e encaminhou seu texto, via correspondência eletrônica, ao grupo do Instituto Histórico de Blumenau, em nome do Sr. Marcos Schoroeder, seu Vice Presidente.
Sr.Dieter Berner
Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau
A mensagem....
Acredito que você saiba sobre o que escrevo abaixo, mas vou compartilhar com os demais.
O Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau tem como figura ilustre o Sr. Emil Rossmarck, grande incentivador e colaborador do centro cultural. Sua filha, Sra. Renate Rossmarck ainda hoje faz parte da diretoria e é presença marcante em nossas reuniões mensais. 
No ano de 2000, foram realizados diversos festejos (500 anos do descobrimento do Brasil, 150 anos de fundação de Blumenau) e a Blumenauer Volkstanzgruppe homenageou a Família Rossmarck apresentando o traje oficial do grupo e do clube, com uma réplica levemente tropicalizada do utilizado na cidade natal da família, a cidade de Fröhstockheim.
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe com amigos de Unterfranken
Em 2006 durante nossa segunda turnê pela Alemanha e Áustria com o grupo folclórico, apresentamos nosso traje no Museu de Würzburg, a pedido do presidente dos grupos folclóricos da Baixa Francônia Unterfranken), pois, segundo ele, 70% dos grupos de sua região não tem um traje tão perfeito como nosso. Nesta viagem, as moças foram presenteadas com um lenço original, bordado, substituindo o que estavam utilizando.

Percebemos com isso que não é muito difícil conseguir um traje histórico dentro dos padrões aceitáveis. As entidades/pessoas na Alemanha/Áustria ajudam bastante, contanto que eles percebam que você tenha um grande interesse e determinação, bem como em fazer segundo os padrões aceitáveis.

Lembrando que existem duas vertentes para o traje típico:
1- O traje histórico: 

Devidamente documentando, realmente utilizado pelas pessoas de uma determinada região, sendo que foi baseado nos materiais disponíveis no local a época, necessidades, clima, relevo e outros. Este traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes).
2- O Trachtenmode: 

O traje típico comum, baseado no histórico mas voltado para o mundo fashion. É o traje de consumo. É mais leve, mais barato e não segue critérios rigorosos, apenas o estilo Landmode.

Na sequência - exemplos de trajes



































Traje típico da Pomerânia - Pescadores
Os trajes oriundos da Alemanha - país multicultural, igual ou mais que o Brasil, através das inúmeras regiões diferenciadas pelo dialeto, gastronomia, geografia, história e folclore, são muitos e diversificados. Variam de acordo com a região de origem.


Mapa da Alemanha e respectivas regiões na escala macro
 considerando o tempo contemporâneo
É preciso pesquisar. Os trajes mais conhecidos aqui na região é o traje "Fritz " e "Frida" inspirado em uma das regiões da Baviera - montanhas.
Um evento que envolve canto, música e dança na cidade de Nürnberg - Alemanha. Aconteceu no dia 26 de maio de 2012. Vale a pena observar a predominância dos trajes, muito diferentes dos muitos usados no Oktoberfest Blumenau.

Ein Prosit!







Nenhum comentário:

Postar um comentário