sexta-feira, 18 de outubro de 2013

História - Bandoneon, Harmônica, Gaita , Acordeon.....

terça-feira, 29 de março de 2011

Sempre escolhemos, com muito cuidado, músicas para vermos e ouvirmos, todas as noites, para o Blog. Chamou-nos atenção, a grande semelhança sonora e instrumental entre canções folclóricas do sul do Brasil, com algumas canções do folclore alemão e austríaco, principalmente, quando é utilizado o instrumento musical: gaita -bandoneon - harmônica.

Fomos pesquisar e tentar compreender a semelhança.

A gaita ou suas variadas denominações foi inventada pelos chineses em torno de 2700 anos AC. Na época era um instrumento musical conhecido por Cheng ou Tcheng (Quase o Tchê gaúcho). Era um tipo de órgão portátil de sopro. A gaita inventada pelos chineses tinha a forma de um pássaro mitológico: Fênix, considerado o Imperador das Aves. Cheng foi percursor da gaita ou acordeão, por ter sido o primeiro instrumento idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta. De acordo com o padre jesuíta Amiot, o Cheng chegou a St. Petersburg, na Rússia e foi quando o professor da faculdade de Medicina na Universidade de CopenhagueChristien Theophile, nascido russo, verificou que o seu agente sonoro era uma lamina de metal que vibrava por meio do sopro produzindo sons graves e agudos. Chistien sugeriu ao fabricante Kirschnik que aplicasse nos tubos dos órgãos de sua fabricação, esta lamina livre de metal, o que foi feito, em 1780
Sr. Christien Friederich Ludwig Buschmann
Da Rússia, o instrumento chegou a Alemanha e foi onde Christien Friederich Ludwig Buschmann, fabricante de instrumentos, teve a ideia de reunir várias lâminas afinadas e fixadas numa placa formando uma escala cujos sons se faziam ouvir passando rapidamente através do sopro - em 1822. Mais tarde ele transformou esta pequena placa num instrumento musical para brinquedo de criança tocado com as duas mãos ao qual deu o nome de Handaolina ou Harmônica de mão















Arriscou aumentar o número de palhetas de metal e o tamanho do aparelho, anexando-lhe um pequeno fole e uma série de botões. O instrumento foi aperfeiçoado por Koechel e 7 anos mais tarde o austríaco Cirilo Demian, construiu, em Viena, um instrumento rudimentar de palheta livre, teclado e fole, o qual em virtude de ter 4 botões na parte da mão esquerda, que ao serem tocados com os dedos afundados, permitiam a obtenção do acorde. Este instrumento recebeu o nome de Acordeão, nome que ficou definitivamente ligado ao instrumento através de inúmeros aperfeiçoamentos. 
O acordeon, gaita, bandeon tornou-se popular no nordeste, centro-oeste e sul do Brasil. No nordeste o instrumento, conhecido como sanfona, chegou no início do século XX com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, dando igualmente o início a um novo ritmo – forró. No Rio Grande do Sul, o instrumento mais conhecido como gaita, chegou com os imigrantes alemães e italianos.

Postado no dia 16 de setembro de 2015
Recebemos uma contribução valiosa do Sr. Maurício Milbartz, durante o esclarecimento em uma poastagem de setembro do ano 2015 e por achar ser de grande importância para esta, também a colocamos aqui neste espaço  atemporal. São ricos dados sobre as diferenças entre os muitos instrumentos que entraram no Brasil pelas mãos dos imigrantes alemães.

Recebido via "rede  social" - do Sr. Maurício Milbartz - dia 16 de setembro de 2015
"Parabéns Angelina pelo excelente e esclarecedor artigo sobre a história dessas antigas harmônicas alemãs! Muito rico em detalhes o que você escreveu. Deste modelo antigo evoluíram todos os outros modelos de acordeons, diatónicos, cromáticos e de teclas. O bandoneon surge mais tarde que os acordeons como evolução da concertina alemã. Ambos instrumentos, porém, seguiam sendo produzidos. E é justamente entre os descendentes dos pomeranos do Espírito Santo que a concertina segue preservada até os dias de hoje. De aparência externa muito parecida ao bandoneon, a concertina alemã possui layout totalmente diferente de teclado. No sul, entre nós, preservou-se o bandoneonem diferentes variantes de marcas, modelos, tamanhos e afinações. O que deve ficar claro é que o acordeon e o bandoneon são instrumentos diferentes, que tiveram evoluções diferentes, são de timbres diferentes e em comum têm basicamente o foles." Mauríco Milbartz - Músico - Pesquisador - Afinador e Artesão/conserto dos instrumentos
Imigrante alemães no Vale do Itajaí com seus instrumentos
Fonte: Fundação Cultural de Rio do Sul
Banda Wörin - Desfile do Oktoberfest 2010 - Blumenau
Um pouco das imagens do grupo de Harmônicas Blumenau - Oktoberfest 2010.


Memória Digital - Tradição musical. A tradição musical dos blumenauenses foi incentivada em todas as áreas da instrumentalização. Em Blumenau, a fábrica de Gaitas Hering foi a grande incentivadora de músicos que se dedicaram ao aprendizado do acordeon/gaitas, pois era muito comum dentro das famílias - pessoas que tocassem este instrumento.
Na imagem, o prefeito de Blumenau Sr. Carlos Curt Zadrosny (1966-1970), durante uma apresentação no Festival da Cerveja. 
Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva
Gaita de Boca – Harmônica

O princípio de palhetas livres, conceito básico de uma gaita de boca, igualmente milenar, também era oriundo do antigo instrumento chinês. A técnica das palhetas livres gerou uma grande família de instrumentos acionados por foles ou bombas de ar, como no acordeão, já descrito. Em órgãos é comum que alguns tubos sejam flautados e outros utilizem palhetas livres para produzir sons com timbres diferenciados.
A harmônica é um instrumento criado na Alemanha a partir do instrumento chinês. Foi em Berlim, em 1821, que Friedrich Bushman, aos 16 anos inventou a AURA, para estudar a influência da corrente de ar no som. Sua invenção era essencialmente um conjunto de quinze diapasões, todas notas sopradas, conectadas a uma armação de metal.
Sr. Mattias Hohner
Alguns anos depois, um produtor de instrumentos em Bohemia, chamado Richter, melhorou o design da desajeitada Aura. Ele fez uma estrutura de 20 notas, dentro de dez orifícios, ou seja,10 notas sopradas e 10 notas aspiradas. Agora sim, estas mudanças somadas a estrutura do instrumento foi verdadeiramente a primeira gaita ou harmônica como nós a conhecemos hoje.
Em 1827, um relojoeiro chamado Christian Messner começou a fazer harmônicas como uma linha opcional, na pequena cidade de Trossing, Alemanha. Em breve vários outros relojoeiros da área, muitos deles parentes de Messner, estavam também produzindo harmônicas como um negócio opcional.
Também em Trossing, o jovem de 24 anos, Mattias Hohner, resolveu produzir harmônica em série.





















Produziu 650 instrumentos no primeiro ano. O que distinguia Hohner dos outros fabricantes daquela época era a alta qualidade dos instrumentos aliada a uma grande visão de marketing, pois todas as gaitas fabricadas por ele tinham sua marca estampada.
Em 1888, as gaitas Hohner foram para os EUA. Até hoje a Hohner é o mais influente fabricante de gaitas, já tendo produzido cerca de 1.500 modelos diferentes de harmônicas.

Detalhes das harmônicas do Harmônicas Blumenau - Hohner
Detalhes dos instrumentos dos amigos das 
Harmônicas Blumenau 














Na Europa a gaita se tornou um instrumento muito popular na música folclórica e surgiram bandas e orquestras especializadas, como ocorre aqui no conjunto de Harmônicas Blumenau. Nos Estados Unidos, foi muito utilizada na música country, levadas por imigrantes alemães que povoaram o oeste americano. Com o surgimento do blues no início do século XX, a gaita chegou ao seu auge e daí garantiu a participação em outros gêneros musicais, como o jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.
Blumenau
Início da Rua Coronel Feddersen - Bairro Itoupava Seca
No Brasil, Alfred Hering, fundou a empresa Gaitas Alfred Hering - em 1923, Blumenau– Santa Catarina, e começou a produzir as Harmônicas Hering. Após a morte do Sr. Hering, em meados de 1960, a empresa foi vendida para M. Hohner Company, de Trossing - Alemanha. 
Afinador de acordeon da Fábrica Gaitas Hering - Sr. Erwim Knaesel
Foto: Acervo família - Filha Sra. Leocadia Auffinger
Para ler mais sobre (Acrescido ao Post em 10 de agosto de 2013): Clicar sobre: 90-anos-de-hering-harmonicas 


Sr. Alfred Hering
Muita tecnologia foi trazida da Alemanha e introduzida no Brasil. Em 1979, um grupo brasileiros comprou a Hering e M. Hohner deixou o Brasil. Em 1996, até os dias atuais, após passar por diversos grupos acionistas, as harmônicas Hering passaram a ser fabricadas por Harmônicas Catarinense Ltda.
Podemos concluir e compreender a semelhança e o resultado musical da música gaúcha, quase sempre produzida por este instrumento musical. Compreender a semelhança de algumas canções do cancioneiro gaúcho com a música folclórica alemã e austríaca - Volksmusik. Além das interações culturais entre os povos já residentes na região e os primeiros imigrantes - alemães e, depois italianos. O instrumento utilizado nos bailes gaúchos atuais é resultado do instrumento milenar chines aperfeiçoado na Alemanha e na Áustria e trazido por estes imigrantes à região dos pampas.
Cantor e músico Gaúcho da Fronteira
Melodias do Tirol

Esta primeira em especial, com muitos acordes usados no cancioneiro gaúcho do Brasil.

Pai - Toni Bartl


Filho - Toni Bartl

Melodias gaúcha




Leitura complentar

Clicar sobre: Desde quando existe a tradição do Bandoneon/ Harmônicas/Gaitas?


Aprendendo um pouco mais...





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